02/03/11


Série B segue com Sendas e Friburguense na ponta

Sendas e Friburguense demonstraram o favoritismo ao acesso à Série A nas duas últimas rodadas, a do meio de semana e a de sábado, se posicionando ambos disparados na parte alta da tábua de classificação em seus respectivos grupos. O Bonsucesso alcançou o segundo posto na chave “A” ao conseguir duas vitórias consecutivas. Já o Serra Macaense, que fizera jogo duro contra o Sendas, goleou o modesto Itaperuna, chegando à terceira posição. No grupo “B”, o Tigres do Brasil é o vice-líder, enquanto o Ceres aparece surpreendentemente na terceira colocação. Muita água ainda vai rolar debaixo dessa ponte, mas Sendas e Friburguense surgem como virtuais candidatos a alcançar a elite do futebol fluminense. Na parte baixa da tabela se encontram na chamada zona da degola, o Mesquita e Aperibeense, na chave “A”, e Rio Branco e CFZ do Rio, na “B”. Lembramos que haverá descenso para três equipes em que pese o rebaixamento de Guanabara, Floresta, Miguel Couto e Profute. A medida vai de encontro ao que ocorreu no ano passado, pois apenas o Goytacaz caíra no campo. Riostrense e Rio das Ostras foram punidos pelo tribunal. Conseqüentemente também desceram. Em relação ao Sendas, cujo técnico é Paulo Henrique (foto), no momento ocorrem conversações bem avançadas em São Paulo no tocante à mudança de nome da agremiação. O jornal “Lance” apontou Audax (de audaz, em latim) como um dos possíveis candidatos, mas há outras possibilidades em estudo. O certo é que o futuro nome não terá nenhuma ligação com as empresas do grupo. Tentaremos dar mais esse furo para vocês.

Liga de Paracambi divulga calendário

A Liga Desportiva de Paracambi, fundada em 29 de março de 1961, e presidida por Juvenil Torres de Mello Filho, divulgou uma parte de seu calendário de competições para este ano. As categorias infantil e juvenil terão início na manhã de 13 de março com as seguintes partidas. Unidos do Sabugo x Tupy (Oswaldo Delgado de Moraes), Lageense x Brasil Industrial (Lages) e Paulo de Frontin x Revelação (Brasil Industrial). A decisão das respectivas categorias ocorrerá em 5 de junho. Convidamos os moradores de Paracambi e cercanias para prestigiarem os certames dessa liga que é considerada uma das mais organizadas e prestigiadas, merecendo todo tipo de divulgação que seja possível. A mesma abriga duas agremiações que já abrilhantaram o futebol profissional do Rio de Janeiro, o Brasil Industrial e o Tupy. Comenta-se na cidade que um grupo de empresários que teria o apoio da prefeitura pretende fundar e profissionalizar um clube no ano que vem, cujo nome seria o mesmo do município. É esperar para ver, pois a taxa de filiação encareceu. Custa agora 100 mil reais. Isso, segundo a Ferj, “para afastar os eventuais aventureiros”.

Rio Branco muda comissão técnica do profissional


Após as seguidas derrotas, a direção do Róseo-Negro Campista resolveu demitir Luizinho Rangel e contratar às pressas Rubens Filho (foto) para dinamizar o elenco na tentativa de reanimá-lo a tempo, visto que a disputa do Campeonato Estadual da Série B é equilibrada e qualquer tropeço é fatal para as pretensões do clube que retorna ao âmbito profissional depois da de ausente por dois anos. A recuperação poderá acontecer diante do próximo adversário, o Cardoso Moreira, que não vem bem no certame, já neste meio de semana. A situação do time profissional contrasta com a dos Juniores que luta pela primeira colocação da chave com o Friburguense. A tendência é que a situação melhore, pois a mudança no comando técnico sempre suscita reações, embora seja injusto que se aplique sempre a culpa pelos maus resultados ao treinador.

Favoritos ao acesso na Série C vencem seus duelos

O começo do campeonato é o mais confuso de todos os tempos, mas não poderia ser melhor para os considerados favoritos ao acesso à Série B: Serrano, Goytacaz e América de Três Rios, todos com passagens marcantes na Série A. O Leão da Serra estreou fora de casa batendo o fraco Villa Rio por 3 a 1, e folgou na segunda rodada. O Goytacaz goleou fora de casa o Carapebus por 4 a 0 e em casa triunfou diante do Rubro Social por 3 a 0. É necessário ressaltar que a arbitragem foi tumultuada e dois atletas do time de Araruama foram expulsos. Já o América-TR, algoz do Flamengo no passado, não tomou conhecimento do esforçado Condor, aplicando-lhe uma retumbante goleada de 6 a 3, um resultado bem atípico que lembra uma partida sem goleiros. No Grupo “A” segue líder o Arraial do Cabo, embora tenha sofrido muito para vencer o Tomazinho que segue o calvário da falta de jogadores inscritos no Bira da Federação. O Rio São Paulo decepciona muito por conta das falsas expectativas criadas. O retorno do Santa Cruz também vai aquém do esperado. Méritos para o Barcelona, que com duas vitórias, divide a liderança de sua chave com o Goytacaz. O Nilópolis também surpreende no Grupo “B”, liderando o grupo tendo o Queimados em seu encalço. A próxima rodada ocorrerá apenas na quinta (10) depois do carnaval.

Técnico da semana: Lira, do Yasmin


Carlos Augusto José de Lira, 45 anos, é natural de Brasília. Como atleta, atuou como lateral-esquerdo, chegando a integrar a Seleção Brasileira durante o período em que foi comandada por Paulo Roberto Falcão. Foi revelado em 1986 no Vasco. Nos dois anos seguintes sagrou-se bicampeão estadual pelo Gigante da Colina, mas não permaneceu no elenco que conquistou o Campeonato Brasileiro de 1989. Portuguesa, Grêmio, Goiás, Flamengo, Atlético Paranaense e Fluminense foram outras agremiações pelas quais o atleta desfilou o seu talento. Após jogar no Estrela do Norte e no Vilavelhense, Lira encerrou a sua prestigiosa carreira no Vitória, do Espírito Santo. Em 2009, estreou como técnico, reconduzindo o América à elite do futebol do Rio de Janeiro. Em meados de 2010 assume o Yasmin na sua primeira empreitada como time profissional.

Escudo da semana: Barra, de Macaé


Fundado em 1 de maio de 1938 e ativo até os anos 90, o Barra Futebol Clube é considerado uma das glórias do futebol macaense. Campeão por diversas vezes da Liga Macaense de Desportos, fundiu-se ao União Macaé, outrora União Nacional, em 1996, passando a se intitular Associação Esportiva Macaé Barra Clube. A disputa do Campeonato Estadual da Segunda Divisão daquele ano foi a derradeira. O clube encerrou as suas atividades, embora haja rumores de que prepara o retorno, segundo o seu presidente e fundador Gilberto. Seu estádio deu origem a um dos melhores e mais modernos existentes no interior, o qual foi reformado e recentemente reinaugurado, o Cláudio Moacyr de Azevedo. Agradecemos ao escritor e pesquisador do futebol Raymundo Quadros pela cessão de mais esse raro escudo, inédito na internet.

Até a próxima semana, amigos, com mais notícias sobre o futebol do Rio e do Brasil. Até lá!!!.

* André Luiz Pereira Nunes é professor, pesquisador e historiador do futebol carioca, além de mestrando em literatura brasileira pela UERJ.

>> Email para essa coluna: adrnunes@hotmail.com .

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

papoesportivo.com - todos os direitos reservados