02/05/12

João Moreno é destaque de time eliminado

“Não entendo como, nem por qual motivo, um jogador como João Moreno (foto) ainda integra uma equipe que disputa o Campeonato Estadual da Série C, o Arraial do Cabo. Ele é rápido, matador no cabeceio, eficiente com as duas pernas e está sempre bem colocado na grande área. “Já passou da hora desse atleta arrebentar em um clube de grande expressão”, afirmou categoricamente o nosso editor Jota Carvalho que já o viu atuar no Mesquita.
Opinião semelhante tem o nosso membro e colunista Fábio Menezes que contou “ter tido a melhor das impressões a respeito do atacante” em sua coluna cujo link pode ser acessado aqui: http://www.papoesportivo.com/colunas/radar/221111.htm . No instante em que entrou em campo no último domingo (30), contra o Bela Vista, foi possível ouvi-lo comentar com um companheiro que o gramado estava em perfeitas condições para que pudesse fazer o que mais sabe: gols.
O fato é que se o Jota Carvalho, o Fábio Menezes e este colunista têm opiniões similares sobre o atacante, é porque não entendem mesmo nada de balé clássico, corte e costura ou culinária indiana. Um jogador com essas características é justamente o que falta no nosso escasso mercado, cada vez mais repleto de volantes que apenas congestionam o meio de campo e tornam o nosso futebol mais sofrível e distante da realidade, por exemplo, de um Bayern de Munique ou de um Barcelona.
De acordo com o vice-presidente Nélson Curvelano, que acreditou até o fim na classificação de seu time, o WO sofrido na rodada anterior frente ao Tanguá, por conta do atraso da ambulância da empresa Fly, prejudicou bastante as pretensões da agremiação. “Lamentavelmente por causa de seis minutos perdemos um jogo o qual poderíamos ter vencido ou até mesmo empatado. Os atletas estavam extremamente motivados”, disse.

Decadência do Interior: Rebaixamento inédito do Americano (parte 3)

O Americano, com o passar dos anos, passou a ser o recordista de títulos do Campeonato Campista ao obter 27 conquistas. Consequentemente ainda se tornaria campeão estadual fluminense em 1954, 1964/65, 1968/69 e 1975, levantando ainda cinco Taças da Cidade de Campos. Em 1976, ano em que foi convidado a integrar o campeonato unificado do estado do Rio de Janeiro, participou pela primeira vez do Campeonato Brasileiro. Vivíamos em plena ditadura militar e o bordão que simbolizava melhor esse período é o famoso “Se a Arena (partido do governo) vai mal, mais um time no Nacional”. Não é difícil, portanto, compreender por que 54 times disputaram aquela competição. Cada político indicava um clube da sua região e de sua preferência ou conveniência. Por conseguinte, o certame precisava ser dividido em várias chaves para comportar a demanda cada vez mais crescente de pedidos que vinham do Oiapoque ao Chuí, passando ainda pela Tijuca. O Alvinegro do Parque Tamandaré se classificou apenas em 39° lugar no cômputo geral, pois não passaria da primeira fase em seu grupo. Atlético-MG, America-RJ, Goiás e Operário (MS) avançaram, enquanto Vasco, Mixto (MT), América (MG) e Goiânia também foram conjuntamente eliminados.

Promoção: melhor interpretação ganha uma camisa

A figura ao lado passaria despercebida se um repórter esportivo não chegasse cedo demais a jogos que começam somente às 15 horas. Como esse jornalista que vos escreve é impontual no sentido diametralmente oposto, é comum que detalhes tão pequenos sejam descobertos por falta absoluta de algo melhor para fazer, como visitar salas de troféus, fotografar flâmulas ou procurar escudos perdidos em muros encardidos. A simpática criatura se encontra rabiscada no portão do estádio Carlos Gonçalves, em Rio Bonito. As interpretações sobre o que significa podem ser inúmeras e extremamente variadas. O leitor que enviar a melhor resposta ou a opinião mais criativa por email ganhará uma camisa novinha de um clube participante do Campeonato Estadual da Série C. Além disso, terá a foto, se quiser, e a frase apresentada neste espaço. Um oferecimento da coluna que conta com o patrocínio dos talcos pé na cova, aqueles que impedem uma boa sova antes que se possa aproveitar o sono derradeiro. Mandem os emails que a nossa equipe escolherá a frase mais interessante em votação democrática. Lembre-se que a camisa poderá ser sua! A promoção vai até o final de maio.

Liga de Nova Iguaçu convoca clubes para Taça Cidade

A Liga de Desportos de Nova Iguaçu convoca os representantes dos clubes filiados para se reunirem na próxima segunda (7), às 19h30, no auditório da entidade para deliberarem sobre a Taça Cidade de Nova Iguaçu de Futebol da 1ª e 2ª divisão. Aliados, Horizonte, XV de Novembro, Barros, Bangu Califórnia, Cabuçu, Esperança, Ferroviário, Morro Agudo, Unidos do Cobrex, Linave, Aymoré e Palmares são esperados. Outras equipes foram convidadas para a disputa da competição como o Nova Cidade, a Breda Rio e o Corinthians, os quais já confirmaram presença no certame. Só faltou convidarem o CFM para “incendiar” a competição. No edital de convocação, os representantes das equipes deverão discutir sobre a data de início, que poderá ser no mês de maio, a fórmula de disputa e demais questões concernentes ao regulamento.

Dirigentes do São Pedro confiam no acesso


Na foto vemos Antoniel Gonçalves Mendes, pai do atleta Antoniel, Edinho, diretor de futebol, e Ramon Quintanilha, diretor de marketing do São Pedro Atlético Clube, equipe tricolor que debuta no Campeonato Estadual da Série C do Rio de Janeiro e promove excelente campanha. Quem não anda mesmo em boa fase é o Edinho, que ainda se arrisca nas peladas e acabou desse jeito aí: com o braço quebrado! Por falar em má fase, na semana passada confundimos o ilustre Ramon com Raimundo e esse fato realmente lamentável gerou uma gozação tão grande entre jogadores e dirigentes, que esse desatento colunista se vê obrigado, a não só pedir desculpas ao Ramon, como também agradecê-lo pelo convite para visitar o seu município. “Pegamos na pele dele”, relatou um atleta que prefere manter o anonimato. É importante frisar que o estádio Waldemar Tadio fica bem próximo à Igreja da Matriz e pertence ao antigo São Pedro Esporte Clube que já disputou em tempos idos o antigo Campeonato Fluminense.

Escudo da semana: Corinthians Meritiense, de São João de Meriti

Fundado a 5 de abril de 1990, o Corinthians Meritiense Futebol Clube, presidido por José Amaro Peçanha Machado, disputa os campeonatos da Liga de Desportos de Nova Iguaçu e da Liga Independente de São João de Meriti. Passamos em primeira mão mais um logotipo que não pode faltar na sua coleção. O sonho do Peçanha Machado é torná-lo uma filial fluminense do “Timão”. Quem sabe a ideia não dê realmente certo? Sediado no bairro de Éden, o “Coringão” da Baixada Fluminense estará na próxima Taça Cidade de Nova Iguaçu. Na próxima semana tem mais um escudo inédito. Até lá!


O America necessita urgente de problemas


Chegamos à conclusão de que o America não tem sequer um problema. A única solução para esse clube é que se crie algum. Então, por favor, criemos rapidamente um ou mais problemas para que o America volte a ser o que sempre foi: um time de Série A do Campeonato Brasileiro. Vamos direto ao que interessa. O America tem estádio? Sim, e é um dos melhores do estado. Tem torcida? Sim, e é uma das mais fiéis, tradicionais e fervorosas, sem contar que é o segundo time de todo mundo. Tia Ruth (foto), torcedora símbolo, é remanescente de uma era que contou com nomes como Dulce Rosalina (Vasco), Tarzan (Botafogo), Jayme de Carvalho (Flamengo), entre tantos outros torcedores-ídolos das massas. A comunidade de Mesquita apoia o America? Sim, vimos ônibus saindo da Ilha do Governador em direção a Edson Passos, inclusive muitos passageiros eram jovens. Tem presidente, conselho deliberativo, diretoria? Sim. Tem camisa? Sim, e por sinal é uma das mais tradicionais e mais caras. Seria ótimo se baixassem um pouquinho o valor, pois está meio salgadinho. Custa mais de 100 reais no site oficial. Tem sede? Sim, localizada em um dos pontos mais nobres da Cidade Maravilhosa, a Tijuca. Tem fornecedor, patrocínio? Vários, pela quantidade expressada na camisa. Tem assessoria de imprensa? Tem. Então qual é a solução para o America? Um problema! Só falta uma coisa para o America: um problema!
Os mais atentos devem recordar que há poucos anos o genérico de Minas Gerais, cuja mascote é um coelho, estava à beira do colapso financeiro. O América Mineiro estava à bancarrota. Caíra para o Módulo II, em Minas Gerais, e chegou a frequentar concomitantemente com o Duque de Caxias a Série C do Brasileirão. Inclusive ambos se enfrentaram quando a equipe comandada por Marcelo Buarque ascendeu de maneira magnífica à Série B. A diferença é que em Belo Horizonte havia um sério problema a ser resolvido, ao contrário do que ocorre no Rio. Nas Gerais, diretoria, torcedores e sócios se cotizaram e colocaram logo ordem na casa. Todo mundo puxou o que tinha no bolso, desde nota de cinco reais até anel da vovó. Tanto que o time acaba de se classificar para a final do Campeonato Mineiro, ao eliminar o Cruzeiro, e no ano passado integrou a Série A do Brasileirão. Fica a sugestão para que o presidente Vinícius Cordeiro e diretores façam um intercâmbio com os primos das Alterosas. Mas antes que esse contato aconteça, por favor, arrumem um problema para o America! Só um. Verão que tudo será solucionado. Lamentavelmente Tia Ruth e os demais rubros abnegados terão que se contentar com o fato de que o time não voltará a Série A como era tão desejado este ano. Esse é o triste fato, americanos! O fato é a maior autoridade que existe. Tão importante que Monsieur De Gaulle o chamava de “Sua Excelência o fato!”

Pensamento da semana

“Grandes coisas são feitas pela devoção a uma grande ideia. Há uma classe de gênios que nunca seria o que é se tivessem outras.” (John Henry).


Mínimas

>> Parabéns ao Adílson Carioca, vice-presidente da Ferj, por mais um ano de entregas de troféus e opiniões sempre relevantes nas redes sociais, além do apoio imprescindível à entidade que rege o futebol do nosso estado.

>> A Torcida Cadete já deu entrada com pedido de tombamento do Estádio da Rua Figueira de Melo. É tombamento do verbo preservar, não do pôr abaixo, como alguns desejavam tão ardorosamente!

>> Vencedor! O Cometa Rio sagrou-se campeão juvenil do Torneio de Verão promovido pela Liga de Desportos de Nova Iguaçu que conta com a presidência de Luiz Carlos Pina. O CF Japeri ficou na segunda colocação.

>> Gabriel Farias criou o blog http://futebolsg.blogspot.com/ que cobre todos os clubes de São Gonçalo e arredores. Visitem e curtam!

>> Abraços ao xará André Martins que prestigia o nosso espaço por conta dos escudos inéditos que são publicados a cada semana. Ele criou o endereço http://escudosumapaixao.blogspot.com .

>> Abraços também ao amigo Arthur de Souza Carneiro Neto. Lá se vão mais de 20 anos de ininterrupta amizade e a paixão em comum pelo futebol fluminense.

>> Tivemos o enorme prazer de reencontrar o ex-árbitro Álvaro Quimer Maia, uma das maiores autoridades no que tange ao esporte, sobretudo de Niterói e seus arredores. Uma consultoria do Álvaro vale muito mais do que as de alguns políticos que ganham muito dinheiro para ministrar palestras e ainda criam institutos.

>> Surgiram boatos na semana passada de que o Profute ensaiaria uma volta ao futebol profissional no ano que vem. O presidente Aílson Jorge Brasil nega qualquer possibilidade.

Até a semana que vem, amigos, com mais notícias dos campeonatos do Rio de Janeiro, até lá!.

* André Luiz Pereira Nunes é professor, pesquisador e historiador do futebol carioca, além de mestrando em literatura brasileira pela UERJ.

>> Email para essa coluna: adrnunes@hotmail.com .

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

papoesportivo.com - todos os direitos reservados