02/06/10

Meriti: Definidos os classificados no Sub-35

No domingo (30), aconteceu a quinta e última rodada do returno do 7° Campeonato de Veteranos (categoria Sub-35) promovido pela Liga Independente de São João de Meriti. Na chave “A” se classificaram para a semifinal Íris FC e Éden FC. Na “B” os contemplados foram Vila São João FC e Guarani FR. Pela última rodada, no Grupo “A”, o já eliminado Corinthians Meritiense FC apenas cumpriu tabela contra o líder Íris FC, em Éden, perdendo por 3 a 1. Na partida decisiva, disputada no Mário Medeiro, em São Mateus, o Éden FC venceu o EC Olarias por WxO, pois a equipe mandante, já eliminada, não apareceu para jogar, mesmo em seu campo. Folgou o Fazenda FC, que só se classificaria através de uma eventual vitória do Olarias. No Grupo “B”, o Vila São João FC bateu um Olímpico EC, já desmotivado e eliminado, em seu campo, por 4 a 1 para a alegria do presidente Luiz Amaro da Silva, o simpático Luizinho (foto). O jogão da rodada foi mesmo entre UE Coelho da Rocha e Guarani FR. Quem vencesse levaria a vaga. Levou a melhor o alviverde da Vila Rosali com a vitória apertada de 1 a 0. Folgou o Barrigas FC. A classificação final, após dois turnos, ficou assim definida. Grupo “A”: 1° Íris, 21; 2° Éden, 13; 3° Fazenda, 13; 4° Corinthians, 7; 5° Olarias, 4. Grupo “B”: 1° Vila São João, 19; 2° Guarani, 17; 3° Coelho da Rocha, 12; 4° Olímpico, 10; 5° Barrigas, 0. A semifinal será disputada em jogos únicos no domingo (6). O primeiro de cada grupo na primeira fase terá a vantagem de jogar em casa. Portanto, os confrontos serão os seguintes. Às 10 horas, Vila São João x Éden, na Vila São João e Íris x Guarani, no José da Costa França, campo do Fazenda, em Vila Rosali. Os vencedores farão a final, também em jogo único, no estádio José Amorim Pereira, pertencente ao Coelho da Rocha, no domingo seguinte (20).

Errata sobre União do Grande Rio


Anderson Damasceno, coordenador da União Esportiva Grande Rio, agremiação de São João de Meriti que foi retratada na coluna na seção “Escudo da semana”, me informa que Ademílson Brito, co-fundador e presidente do antigo São Paulo FC, da mesma cidade, não é o atual presidente do Grande Rio, mas sim José Antonio. Leitor atento da coluna, Anderson, solicita que seja divulgado o endereço da página do time no Orkut, que é http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=17299910630830173189. O União é formador de uma das melhores bases da Baixada Fluminense, além de possuidor de um dos melhores gramados de Meriti. A diretoria recentemente enviou duas formações para a disputa de torneios em Portugal conforme pode ser averiguado na foto. Com uma campanha invicta, em 2009, arrematou o Troféu Portugal. Já existe o desejo entre os membros do clube para que tão logo o mesmo se faça presente nas futuras disputas de caráter profissional.

Técnico da semana: Marinho (Juventus)


Mário José dos Reis Emiliano, 53 anos, é natural de Belo Horizonte. De origem muito pobre, foi revelado na década de 70 pelo Atlético Mineiro. Sua posição era a de ponta-direita. Dois anos antes de ser lançado pelo técnico Barbatana, já atuava nas categorias de base da Seleção Brasileira. Em 1976, foi convocado para os Jogos Olímpicos de Montreal. Sem oportunidades no Galo Mineiro, transferiu-se para o América-SP, onde permaneceu até 1982. Chegou ao Bangu, em 1983, numa troca por Dreyfuss, Vilmar e mais quarenta mil cruzeiros. No time de Moça Bonita, Marinho, era um dos principais destaques do elenco que conquistou o vice-campeonato brasileiro e estadual em 1985. Em ambos os casos, o Clube da Zona Oeste foi extremamente prejudicado pela arbitragem, perdendo de maneira injusta os títulos. Em 1988, foi negociado juntamente com Paulinho Criciúma e Mauro Galvão ao Botafogo, todavia a sua prestigiosa carreira já entrava em declínio por conta de inúmeros problemas de ordem pessoal, entre os quais, a trágica morte de seu filho Marlon, de um ano e sete meses, que acidentalmente se afogou na piscina de sua casa enquanto o jogador concedia uma entrevista a uma emissora de TV. Marinho é o último ídolo de uma geração vitoriosa do Bangu, que naqueles anos era comandado pelo bicheiro Castor de Andrade. Foi o último atleta do clube a ser convocado à Seleção Brasileira, em 1986, quando fez até um gol em um amistoso contra a Finlândia. Como jogador ainda atuou por San José, da Bolívia, Entrerriense, Barra de Teresópolis, São Cristóvão e Pavunense. Encerrou a carreira no Bangu. É ganhador da Bola de Prata, como melhor ponta-direita, e da Bola de Ouro da Revista Placar, em 1985, como melhor jogador do Campeonato Brasileiro. Era um atleta completo e veloz, com facilidade para o drible, eficiente nas finalizações e de uma impulsão e talento acima da média. Seus gols podem ser acessados com facilidade no site Youtube. Como técnico, Marinho, já comandou as divisões de base do Bangu e do Céres, além de treinar o Juventus pela terceira oportunidade.

Papo Esportivo é recebido em Magé


Sábado estive com Carlos Ubiraja Pereira, presidente do Tanguá Esporte e Cultura e coordenador da Região Metropolitana da Ligas Municipais da FERJ, na linda cidade de Magé, onde fomos calorosamente bem recebidos pelo presidente da Liga Mageense, Marcelo Rodrigues (à esquerda na foto), seu fiel apoiador Marquinhos (ao lado) e diretores de diversas agremiações locais presentes ao jogo entre Magé e Itaboraí, válido pelo Campeonato Estadual de Ligas Municipais, categoria Sub-17, promovido pela Ferj e disputado no campo do Mageense FC. Fomos recepcionados com um suculento churrasco e pudemos averiguar que o prefeito Rozan Gomes tem proporcionado total apoio para o esporte em sua cidade. Naquela oportunidade aproveitei para fazer pesquisas de campo e descobri que várias agremiações daquela região participaram de Campeonatos Fluminenses e Estaduais, inclusive o próprio Mageense, do qual falaremos oportunamente. No mais, fica o desejo de voltar a Magé e conhecer os campos do Estrela da Serra, Grêmio, Andorinhas e tantos outros que, já abrilhantaram com a sua força, o futebol do Rio de Janeiro.

Escudo da semana: Central de Guapimirim

Fundado em 12 de março de 1937, o Esporte Clube Central é uma das maiores expressões do futebol guapiense. De uniforme semelhante ao Bangu, participou do Campeonato Fluminense, em 1943, quando foi eliminado na primeira fase pelo também alvirrubro, EC Cascatinha, de Petropólis. Sua praça de esportes leva o nome de Antonio Dias Guerra. Possui sede social e seu presidente é Mathias Ulrich. Atualmente disputa os campeonatos promovidos pelas ligas Guapiense e Mageense de Desportos, ambas vinculadas à Ferj. Agradecimentos ao Xêpa, pelas valiosas informações. Em primeira mão, o escudo do Central para os colecionadores do mundo inteiro. /// Até a semana que vem, amigos, com mais novidades do futebol do Rio de Janeiro!.

* André Luiz Pereira Nunes é professor, pesquisador e historiador do futebol carioca, além de mestrando em literatura brasileira pela UERJ.

>> Email para essa coluna: adrnunes@hotmail.com .

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

papoesportivo.com - todos os direitos reservados