05/05/10

Prossegue o returno em São João de Meriti

No domingo (3) se realizou a 2ª rodada do returno do 7° Campeonato de Veteranos (categoria Sub-35) promovido pela Liga Independente de São João de Meriti, sob o comando do vereador e atual secretário de trânsito e segurança da cidade, Otojanes Coutinho de Oliveira. Algumas surpresas ocorreram dessa vez. Pelo Grupo “A”, às 11 horas, o Éden FC derrotou o Fazenda FC por 3 a 1, em Éden, encerrando uma longa seqüência de insucessos. Já a sensação do campeonato, Íris FC, perdeu a sua longínqua invencibilidade ao capitular diante do EC Olarias por 3 a 1, no estádio José da Costa França, pertencente ao Fazenda, em Vila Rosali. Folgou o Corinthians Meritiense FC. Comenta-se que o time do Íris jogou bastante desfalcado porque uma parte da rapaziada preferiu prestigiar uma peladinha em Caxias que paga uma prata. Uma notícia importante! O EC Olarias perdeu 6 pontos na classificação geral porque fez uso de ‘gato’. O campeonato é Sub-35 e o Rubro-Negro de São Mateus utilizou um atleta de 27 nos jogos contra Éden e Corinthians. Por conta disso, os pontos desses jogos foram revertidos para esses clubes. O tribunal da Liga Independente é organizado e eficiente. Não precisou paralisar o campeonato como outros que vemos por aí. No Grupo “B”, às 9 horas, o Barrigas FC perdeu para o Olímpico EC, de Venda Velha, por 2 a 1. Às 11 horas, a UE Coelho da Rocha perdeu a oportunidade de alcançar a liderança ao ser derrotada pelo Vila São João FC, agora líder isolado, por 4 a 3. As partidas ocorreram no estádio José Amorim Pereira, em Coelho da Rocha. A classificação atualizada é a seguinte. Grupo “A”: 1° Íris, 15; 2° Fazenda, 10; 3° Éden, 7; 4° Corinthians, 6; 5° Olarias, 3. Grupo “B”: 1° Vila São João, 13; 2° Guarani, 10; 3° Coelho da Rocha e Olímpico, 9; 5° Barrigas, 0. A próxima rodada, a 3ª do returno, será no domingo (9) e terá os seguinte confrontos: no Grupo “A”, às 11 horas, jogarão Éden x Corinthians, em Éden, e Olarias x Fazenda, no estádio Mário Medeiros, campo do Olarias, em São Mateus. Folga: Íris. No Grupo “B”, todos os jogos serão também às 11 horas. Haverá o duelo entre Guarani x Barrigas, no Coelho da Rocha, e Olímpico x Coelho da Rocha, no campo do Novo Brasil FC, no Grande Rio.

Marcelo Melo a procura de clube


O técnico Marcelo Melo (foto), que promoveu um bom trabalho no União Central Futebol Clube, está disponível no mercado da bola. Após levar, em 2009, o time aurianil carioca à fase anterior da semifinal do Campeonato Estadual da Série C de Profissionais, não conseguiu repetir o feito este ano. Não faltam justificativas para o insucesso. Desde a Liminar do Calor, que paralisou o começo do certame e, sobretudo a perda de pontos que lhes foi imposta, subtraindo qualquer chance de classificação à 2ª fase do certame. Espero que Marcelo consiga logo um bom clube para treinar, pois é um estudioso tático e se esforça bastante para que seus comandados rendam o esperado. Tenho a intuição de que ainda será um treinador de sucesso, chegando ao cargo de coordenador técnico. Se não for verdade, me cobrem!

Técnico da semana: Jairzinho (Esprof)


Jair Ventura Filho tem 66 anos e é natural do Rio de Janeiro. É um dos heróis da Copa de 70, ocasião em que a Seleção Brasileira conquistou o tricampeonato mundial e a posse em definitivo da Taça Jules Rimet. Peça fundamental da conquista, ele foi apelidado de Furacão da Copa por ter assinalado gols em todos os jogos, feito até então inédito. Pelo Brasil, jogou 107 partidas e marcou 44 gols. Participou ainda das copas de 1966 e 1974. Começou, em 1958, como gandula no Botafogo. Em 1961, foi campeão carioca juvenil pelo clube da Estrela Solitária: feito que se repetiria nos dois anos seguintes. Assumiu a condição de titular do time principal em 1963. Três anos depois já jogava a sua primeira copa do mundo. Em 1974, foi vendido juntamente com Paulo César Caju ao Olympique de Marselha, onde ficou até 1976, quando foi transferido para o Cruzeiro. No clube francês, Jair atuou em 18 jogos e fez 9 gols. No Cruzeiro esteve em 50 jogos e marcou 31 vezes, sendo peça imprescindível daquele elenco que conquistou a Taça Libertadores da América. Atuou ainda na Portuguesa, da Venezuela (1977), onde foi campeão da liga local. Passou ainda por Noroeste-SP (1978-79), Fast Club-AM (1979) e o boliviano Jorge Wilsterman (1979-80). Neste último, atuando como jogador e técnico, foi bicampeão da Liga da Bolívia. Entre 1981 e 82 defendeu mais uma vez as cores do Botafogo, encerrando enfim a sua prestigiosa carreira. Em 1982, passou a treinar o Nineth October, do Equador. Em 1984, treinou a equipe de Juniores do Botafogo. Em 1987, comandou o Londrina (PR) por dois anos na 1ª divisão do Campeonato Paranaense. Um ano depois se transferiu para o Al Wiahda, da Arábia Saudita. Entre 1989/90, foi treinador do São Cristóvão, descobrindo o talento de Ronaldo, o Fenômeno. Entre 1995/96, treinou o Bonsucesso e no ano seguinte foi para o Japão ensinar futebol para mais de 1500 jovens entre 13 e 18 anos. Em 1997, esteve no Kalamata, da elite grega, até 1998. Em 1999, retorna à Arábia Saudita para treinar o Ittefac. No mesmo ano volta para o Brasil e gerencia o futebol do Campo Grande. Em 2000, é gerente do Caxias, de Caxias do Sul. Entre 2001 e 2002, treina o Mesquita. Entre 2003 e 2005, treina a Seleção do Gabão. Atualmente, além do comando técnico do Esprof, gerencia a sua Escolinha de Futebol Jairzinho Furacão.

ADI: Receita de sucesso entre Prefeitura e comunidade


É muito comum em campeonatos da Série B e C do Rio de Janeiro que haja presidentes de clubes que sequer se dão ao trabalho de assistir os jogos de suas equipes, mesmo aqueles realizados em casa. Na Associação Desportiva Itaboraí, que retorna ao profissionalismo após 15 anos de ausência, a figura do prefeito Sérgio Soares (no meio na foto) é constante em qualquer local que o time esteja. Esse tipo de apoio configura uma motivação adicional aos jogadores, diretores e membros da comissão técnica. É o tipo de parceria que precisa ser elogiado e exaltado, pois quando toda a cidade vislumbra o mesmo tipo de horizonte, é sinal de que o projeto produz bons resultados. É importante ressaltar o excelente trabalho da dupla Humberto Ferreira e o técnico Chiquinho Carioca, que já haviam deixado boa impressão, em 2008, no Várzea FC, de Teresópolis, quando o Alvinegro Teresopolitano, se aventurou pelos árduos e tortuosos caminhos do futebol profissional. A receita do sucesso está dada, mas é preciso que haja a construção de uma estrutura para que esta tenha continuidade, pois é sabido que a política tem as suas alternâncias e as suas artimanhas.

Escudo da semana: Esporte Clube Olarias (São João de Meriti)


Fundado em 3 de novembro de 1929, o Rubro-Negro de Meriti, hoje disputando os campeonatos da Liga Independente de São João de Meriti, já figurou entre os grandes da Baixada Fluminense, chegando mesmo a disputar o antigo Campeonato Fluminense, quando se defrontou, em 1944, com o Petropolitano Foot-ball Club, o campeão daquele ano. Possui estádio próprio, o Mário Medeiro, localizado no bairro de São Mateus. Fica situado próximo à sede da escola de samba Unidos da Ponte. Recentemente o clube ressentiu do falecimento de seu presidente, Hélio Vítor, que comandou a agremiação por décadas, assumindo um novo grupo que já promove obras de melhorias no estádio e pensa em levar a agremiação a protagonizar um novo capítulo de sua prestigiosa história no futebol profissional. Para os colecionadores o escudo do Olarias em primeira mão! Até a semana que vem com mais novidades do futebol do Rio de Janeiro, amigos!.

* André Luiz Pereira Nunes é professor, pesquisador e historiador do futebol carioca, além de mestrando em literatura brasileira pela UERJ.

>> Email para essa coluna: adrnunes@hotmail.com .

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

papoesportivo.com - todos os direitos reservados