06/03/10

Barcelona preparado para a estréia na Série C

Fundado em 5 de dezembro de 1999, a agremiação de Jacarepaguá vem se preparando com afinco para a disputa do Campeonato Estadual da Série C, que se iniciará em 14 de março. O clube é presidido pela dupla Valdeir Penudo e Augusto Vieira (foto) que manterão a mesma base formada no ano passado, que tinha o comando técnico de Flávio Annunziata e Mauro Silva, que foram para o Bonsucesso. Esse ano o clube será treinado por Moisés, ex-volante do Botafogo. Já a preparação física ficará por conta de Rodrigo, oriundo do Boavista. A equipe já retornou de uma exitosa pré-temporada na cidade mineira de Caxambu, uma das principais do Circuito das Águas. Venceu a Seleção Sub-21 de Caxambu por 4 a 1 e 2 a 1, um combinado de Baependi por 4 a 1, perdeu de 1 a 0 para a Seleção de Pouso Alto e venceu por 3 a 1 o CRAC (Clube Recreativo Atlético Caxambuense), fundado em 25 de dezembro de 1943, cujo site é http://www.craccaxambu.com.br/ O uniforme principal do Barcelona ainda será o composto por listras verticais grenás e azuis com gola amarela. Já o segundo será um de cor verde limão, idêntico ao do homônimo espanhol, com duas listras da cor grená e azul. A camisa branca, jogada no ano passado, com uma listra vermelha e a outra azul, parecida com a do São Paulo, ficará como terceira opção. O Barcelona é o responsável pela revelação do zagueiro da Seleção Brasileira, Thiago Silva, que teve ótima passagem pelo Fluminense e hoje se encontra no Milan. Nos anos de 2000 e 2001, Thiago Silva esteve no Barcelona antes de ganhar o mundo com sua refinada técnica.

Iniciada a Copa Hélio Vítor no Coqueiros Futebol Clube

Foi dada a largada de um dos campeonatos mais emocionantes da Baixada Fluminense, realizado totalmente no estádio Alcério de Andrade, pertencente ao Coqueiros Futebol Clube, em Vila Tiradentes, São João de Meriti. A copa é denominada Hélio Vítor, em homenagem ao recentemente falecido presidente do Esporte Clube Olarias, tradicional agremiação rubro-negra do bairro meritiense de São Mateus. Na primeira rodada tivemos os seguintes jogos: No 1º, Coqueiros 2 x 0 Esperança, em jogo emocionante e cheio de jogadas de efeito, no 2º jogo tivemos um duelo muito equilibrado entre Canarinhos 3 x 3 Talibã. No 3º, foi mantido o equilibrio entre Bangu Um 2 x 1 Academia Body Fitness, fechando a rodada com Baixada 1 x 2 Dois Toks Coração de Éden. Atualmente o Coqueiros, presidido por Marcos Valério da Silva, o Marquinhos Puro Suco (foto) tem em seu elenco alguns jogadores que atuaram profissionalmente como Zé Ricardo, Alexsandro (Pit-Bull), Vaguinho e Naldo (ex-Los Angeles Galaxy, dos EUA). A coordenação do campeonato é de Bira Vira-Mundo, Vanderley Carequinha, Jair e China. O presidente Marquinhos não mede esforços para que o certame continue a ser o de maior credibilidade da Baixada, palavra dos próprios clubes que os disputam. A próxima rodada será jogada no final de semana com os jogos: Coqueiros X Bangu Um, Íris x Baixada, Esperança x Dois Toks Coração de Éden, Talibã x Academia Body Fitness. A coordenação de arbitragem é de Adriano Pereira. O Coqueiros Futebol Clube, fundado em 3 de outubro de 1924, disputa ainda o campeonato da Liga Independente de São João de Meriti, presidida pelo vereador e presidente da União Esportiva Coelho da Rocha, Otojanes Coutinho de Oliveira.

Associação Riostrense não disputará a Série C

Lamentavelmente a Associação Riostrense Esporte Clube, fundada em 15 de dezembro de 2007, e homônima do Riostrense Esporte Clube (antigo Silva Jardim Futebol Clube), que disputa a Série B, ficará de fora, só que da Série C, onde debutaria como time profissional. Um dos reforços anunciados pelo dirigente Vilmar Paulista seria o zagueiro Marcelo (foto), que esteve no Rio das Ostras Futebol Clube, em 2009. Contudo, a agremiação não conseguiu cumprir todas as etapas de filiação junto à Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, e conforme foi anunciado pela própria entidade no boletim oficial nº 7850, de 9 de fevereiro de 2010, ficará de fora. Vejamos o comunicado: "CONSIDERANDO que ao ASSOCIAÇÃO RIOSTRENSE ESPORTE CLUBE foi concedida filiação provisória (B.O nº 7826 de 05 de janeiro de 2010) a fim de que a associação cumprisse as pendências necessárias à efetivação do processo filiatório, em especial às obrigações assumidas em Termos do Acordo; CONSIDERANDO que a agremiação firmou Termo de Acordo em 11 de janeiro de 2010 visando ao parcelamento da taxa de filiação, mas descumpriu-o haja vista que a primeira parcela venceu em 01 de fevereiro sem o efetivo pagamento; CONSIDERANDO que o Departamento de Normas Estatutárias convocouformalmente o representante legal do clube em 22 de janeiro (OF DNE/JUR nº 040/10) para regularizar as pendências financeiras referentes às taxas da FERJ e CBF, não obtendo resposta; CONSIDERANDO que o Presidente do clube manifestou ao responsável pelo Departamento de Normas Estatutárias que não teria condições financeiras de concretizar o processo de filiação e, tampouco, para suportar as despesas inerentes às partidas do Campeonato Estadual da Série C de 2010; RESOLVE Revogar a filiação concedida de forma provisória a ASSOCIAÇÃO RIOSTRENSE ESPORTE CLUBE em janeiro de 2010 por não ter atendido aos preceitos contidos no Estatuto da FERJ."

Riostrense Esporte Clube também está fora

Já o antigo Silva Jardim Futebol Clube, fundado em 16 de março de 2006, e que chegou à fase final do campeonato da Série B do ano passado, também não disputará o mesmo certame em 2010. No ato da presidência da FERJ, nº 7853, de 12 de fevereiro de 2010, a entidade suspende a agremiação em comunicado que informa: "CONSIDERANDO que o Regulamento do Campeonato Estadual da Série B de Profissionais de 2010, artigo 1º, caput e § 1º, dispõe que os interessados em disputar a competição deveriam ter regularizado suas pendências financeiras junto à FERJ e ao TJD até o dia 29 de outubro do ano passado, sob pena de não participarem do evento; CONSIDERANDO que o RIOSTRENSE ESPORTE CLUBE, não obstante ter revertido decisão de 1ª Instância perante o STJD que o excluía do campeonato de 2010, não quitou seus débitos, apesar de, excepcionalmente, ter obtido dos Poderes da FERJ dilatação do prazo até dia 11 de fevereiro deste ano para regularizar suas dívidas, sendo formalmente informado de tal concessão pelo Departamento de Normas Estatutárias através do ofício DNE/JUR nº 080/10; CONSIDERANDO que a omissão do clube demonstra seu desinteresse em participar do Campeonato; CONSIDERANDO a necessidade de se definir e divulgar a tabela do evento; RESOLVE Oficializar a não inclusão do RIOSTRENSE ESPORTE CLUBE no Campeonato Estadual da Série B de Profissionais de 2010 por descumprimento dos dispositivos contidos no Regulamento da competição, independentemente de outras sanções previstas no CBJD.".

* André Luiz Pereira Nunes é professor, pesquisador e historiador do futebol carioca, além de mestrando em literatura brasileira pela UERJ.

>> Email para essa coluna: adrnunes@hotmail.com .

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

papoesportivo.com - todos os direitos reservados