06/04/11


Presidente do conselho deliberativo assume América

Prestes a sofrer o segundo rebaixamento de sua história como agremiação profissional no Campeonato Estadual, o America já tem novo presidente. É o advogado e ativista político Vinícius Cordeiro (foto). Então presidente do conselho deliberativo, Cordeiro terá a difícil missão de unir as correntes, engajar os associados, além de promover uma gestão de transparência e captação de recursos para que a simpática instituição tijucana honre a sua trajetória de glórias no futebol brasileiro. Conforme a coluna já deliberou em outra oportunidade o melhor exemplo a seguir advém do homônimo de Minas Gerais, decampeão mineiro, que vivenciou situação similar ao sofrer rebaixamento no Campeonato Mineiro e decair à Série C do Brasileiro. Após intensa mobilização de dirigentes e torcedores o Coelhão foi reconduzido com sucesso à elite nacional e estadual. Ainda há chances do nosso América fugir ao iminente rebaixamento, mas terá de triunfar sobre o Macaé, vencer o Botafogo e ainda torcer por uma incerta combinação de resultados, algo que é bastante improvável, visto que o elenco é fraco e muito aquém da grandeza do clube. Um modelo de gestão inspirado no América Mineiro pode ser a solução para que volte a se consolidar como uma das forças e orgulhos do futebol nacional.

Taça Cidade de Rio Bonito tem começo previsto

Nosso querido amigo de Rio Bonito, o Doutor Élio Campos, informa que na quarta-feira (30) ocorreu na sede da Ferj o arbitral correspondente à categoria Sub-11 da VII Taça Cidade de Rio Bonito. Após sorteio, as chaves ficaram assim constituídas. Grupo “A”: Botafogo, CFZ do Rio, Cabofriense e Itaboraí. Grupo “B”: Flamengo, Rio Bonito, Artsul e Bangu. Grupo “C”: Fluminense, América, Rio de Janeiro e AA Light. Grupo “D”: Vasco, Nova Iguaçu, Friburguense e Serrano. O certame terá início em 7 de maio. A tabela em breve estará disponível no site www.actionsport.com.br . Vale a pena prestigiar esse campeonato que certamente promoverá futuros bons quadros para o futebol brasileiro.

Condor comemora fase de vitórias

Já ostentando em seu pavilhão o título de campeão estadual da Série C, categoria Júnior, em 2007, em histórica decisão contra o Sendas, o time de Queimados, fundado dois anos antes, comemora a passagem para a decisão do Torneio de Verão, categoria Juvenil, em certame promovido pela Liga de Desportos de Nova Iguaçu. Pelo segundo jogo da semifinal o time bateu a Bayer por 3 a 2 fora de casa. No primeiro, disputado no campo do Aymoré, houve empate sem gols. O adversário na final será o Unidos do Cobrex, que eliminou o Tomazinho. É importante ressaltar que o bom momento não está restrito apenas ao Juvenil. No Júnior, estreando pela Taça Cidade de Nova Iguaçu, a equipe bateu o mesmo rival por 3 a 2 em Belford Roxo. E para finalizar, o elenco profissional comandado por Sidney Rodrigues (foto) conseguiu o que nenhum outro até o momento realizou no campo. Triunfou sobre o então líder da chave, o América de Três Rios, por 2 a 0 no último sábado, em Nilópolis, pelo Campeonato Estadual da Série C. Responsável por todo um trabalho social de integração de jovens de diferentes comunidades carentes, o presidente Jorge Luiz Cardoso da Silva, conhecido por Coronel Cardoso, tem a ilustre companhia do ex-goleiro do Vasco, Eduardo Cruz, seu fiel escudeiro na difícil tarefa de promover atletas e levar o sonho adiante de construção de um centro de treinamentos. Parabéns ao Condor!

Técnico da semana: Marco Cerdá, do Tomazinho


Marco Antônio Dias Cerdá, 40 anos, é natural do Rio de Janeiro. Como atleta foi um goleiro que se notabilizou, entre outros feitos, por ter sido um exímio pegador de pênaltis. Iniciou a sua carreira, em 1984, na categoria Infantil do Flamengo. Dois anos depois passou ao Juvenil do Fluminense. Retorna ao Rubro-Negro, em 1987, para defender o time de juniores. Sagra-se campeão estadual em 1984, 1985 e 1987. Em 1985, é campeão da Copa São Paulo. No ano seguinte é convocado à Seleção Brasileira Sub-21 para a disputa do Campeonato Mundial da Imigração, em Tenerife. Em 1988, se transfere à Cabofriense, sendo inicialmente o terceiro goleiro profissional e primeiro da categoria Sub-21. Na época, a equipe de Cabo Frio dispunha de Paulo César Gusmão e Ayala. Entre 1989 e 1990 atua pelo Santos nas categorias Sub-21, Sub-23 (Aspirantes) e profissional como reserva de Sérgio e Nilton. Foi o arqueiro titular do saudoso campeonato de Aspirantes que era transmitido aos domingos pela TV Bandeirantes. Sem muitas oportunidades na Vila Belmiro volta à Cabofriense na qual permanece de 1990 a 1992. Entre 1991 e 1992 ainda defenderia a meta da Seleção do Rio de Janeiro no então Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, que atualmente está extinto. Em 1993, é o goleiro do América de Três Rios naquela que foi a última participação do time trirriense na elite estadual. No ano seguinte era o goleiro principal do Barra Mansa. Em 1995, integrou o ilustre elenco como arqueiro titular do Barreira que continha nomes consagrados como Adílio, Mendonça. Sua carreira ainda seria coroada por uma longa temporada na Europa em que atuou por times de Portugal, Espanha e Holanda. Bem endinheirado, voltou ao Brasil para encerrar a carreira no Nova Cidade, após algumas experiências no Clube da Paz, Estácio, Nilópolis, Tangará da Serra (MT) e Teresópolis, pelo qual conquistou o inédito acesso à Série B após a disputa de uma seletiva que foi parar posteriormente na justiça. Estreou como treinador no Nova Cidade, passando por Villa Rio, durante o último Torneio Otávio Pinto Guimarães de Juniores, e Tomazinho. Além de técnico, acumula a função de gestor esportivo, possuindo uma empresa denominada Emme Manager Sports.

Bonsucesso e Sendas derrapam na Série B

Já no returno, o Campeonato Estadual da Série B tem proporcionado boas emoções à galera que acompanha o PAPO ESPORTIVO e que comparece aos jogos. Na chave “A” Sendas e Bonsucesso continuam protagonizando uma acirrada disputa pela ponta da tabela. No meio de semana a equipe meritiense capitulou diante do Estácio por 2 a 0 e no último sábado empatou em 2 a 2 com o Teresópolis. Já o Bonsuça perdeu fora de seus domínios para o esforçado time do Serra Macaense, além de empatar com o São João da Barra, uma equipe que é bem conduzida pelo treinador Jorge Sena e que debuta nesta Segundona. Teresópolis, Serra Macaense e o próprio São João da Barra seriam hoje os classificados do grupo. Mas, Estácio, Itaperuna e Barra Mansa ainda estão no páreo. O São Cristóvão, que enfrenta o Bonsucesso, vive um paradoxo. Encontra-se na situação em que tanto pode se habilitar à segunda fase, como cair para o intitulado Grupo da Morte, aquele que definirá os três times que serão rebaixados à Série C do ano vindouro. Pelo visto, o Aperibeense, suspenso por falta de pagamentos de borderô, deve ocupar uma dessas vagas. O Mesquita, outro candidato certo, é o lanterna da chave. No Grupo “B”, o Friburguense permanece líder, mesmo após alguns tropeços. O Céres, comandado pelo competente Nélson Araújo, é a grata surpresa da chave, ocupando a segunda posição. Quissamã, Tigres do Brasil e Portuguesa seriam os classificados se o certame terminasse agora. Rio Branco, CFZ do Rio e Artsul correm sérios riscos de vir a disputar o Grupo X. O Cardoso Moreira respira mais aliviado.

Arthur Carvalho promove bom trabalho no Céres


A coluna teve o prazer de reencontrar no estádio João Francisco dos Santos, em Bangu, o competente fisioterapeuta Arthur Carvalho Moreira (foto) que tem apenas 25 anos. Já o tínhamos acompanhado há dois anos por ocasião de sua participação no Santa Cruz durante a disputa do Campeonato Estadual da Série C, quando a equipe da Zona Oeste foi uma das cinco primeiras classificadas, quase alcançando o inédito acesso à Série B. Leitor diário do PAPO ESPORTIVO, Arthur formou-se na Universidade Castelo Branco e já desempenhou a sua função no Castelo Branco, Santa Cruz, Duque de Caxias e atualmente o Céres. Também integra o Projeto Karanba de Futebol, uma organização voluntária fundada e mantida por noruegueses que visa integrar jovens carentes de comunidades cariocas ao esporte.

Boas surpresas no returno da Série C

A três rodadas do final da primeira fase, o returno do Campeonato Estadual da Série C tem tido bons jogos. A presença de público é escassa, pois muitas partidas são disputadas em estádios com portões fechados devido à falta de laudos, cobrados pelo Ministério Público. No Grupo “A”, o Arraial do Cabo venceu o Tomazinho, fora de casa, em jogo duríssimo disputado no estádio Joaquim Flores. O Campo Grande até à véspera se encontrava suspenso por falta de pagamento à Federação. O União de Marechal Hermes folgou na rodada. No Grupo “B”, Queimados, Mangaratibense e Duquecaxiense ratificam a posição de classificados. O Nilópolis foi suspenso também por falta de pagamentos e o Rio São Paulo até o momento não disse ao que veio. O Futuro Bem Próximo este ano decepciona muito, ocupando a lanterna da chave. No Grupo “C” a disputa ficou ainda mais emocionante devido à inesperada vitória do lanterna do grupo, o esforçado time do Condor contra o então líder América de Três Rios. O Serrano assumiu a primeira posição, secundado pelo próprio time trirriense. A terceira posição é disputada palmo a palmo por Yasmin e Villa Rio que empataram em 3 a 3. Vai sair faísca daí. Na chave “D”, o Goytacaz, favoritíssimo ao acesso, venceu o já eliminado Rubro Social, embora por um magro placar. O Santa Cruz, por sua vez, goleou o Barcelona por 5 a 1, demonstrando poder de reação e se credenciando como potencial classificado. Deve disputar a segunda vaga contra o próprio Barça. O Carapebus também tem chances e está no bolo. No Grupo “E”, o Itaboraí se consolidou como líder e já está classificado à segunda fase ao golear o Apollo. O Juventus tem um bom time e é o segundo. Búzios e Apollo disputarão a última vaga. O time buziano tem qualidades, mas precisa de mais preparo físico. Os jogadores literalmente morrem no segundo tempo. Ainda assim deve ser o terceiro habilitado do grupo à segunda fase.

Técnico Zilla apresenta novo preparador físico


A coluna tem sempre o prazer e o orgulho de reencontrar Zilla Cardoso (à direita na foto), atual técnico da categoria júnior do Artsul, que segundo o nosso editor Jota Carvalho, foi um dos melhores jogadores que ele viu atuar na Baixada Fluminense. Ele e Guto Santos formaram uma memorável e saudosa dupla nos gramados que se reproduziu fora das quatro linhas quando fundaram a primeira escolinha de futebol de Nova Iguaçu, o Projeto do Futuro que abasteceu diversos times ao longo da sua existência. Ele apresenta Fábio Santana (à esquerda na foto), o seu preparador físico. Apesar da irregular campanha na categoria profissional, o time júnior na classificação geral ostenta o quarto lugar. Esse colunista, que é torcedor ferrenho do Heliópolis, ainda sonha em ver Zilla, ex-ídolo de Miguel Couto e Mesquita, treinar o time profissional do Azulão de Belford Roxo.

Escudo da semana: Sampaio, do Rio de Janeiro


Fundado a 21 de fevereiro de 1931, o extinto Sampaio Atlético Clube, do bairro suburbano homônimo da cidade do Rio de Janeiro, foi um dos clubes fundadores do extinto Departamento Autônomo em 1949. Sagrou-se vice-campeão da Série Urbana, categoria Amador, em 1952, ao perder a decisão para o Torres Homem. Sua sede se localizava à Rua Antunes Garcia, 12. Agradecemos ao Raimundo Quadros, emérito pesquisador, pela cessão deste raro escudo e ao jornalista Sérgio Mello, do Jornal dos Sports, pela vetorização do mesmo. Para os amigos colecionadores segue mais um inédito logotipo para vossas coleções. Semana que vem tem mais.

Mínimas

>> Nos informa o companheiro Anderson Luiz, o “Moço do teclado”, que o técnico do Artsul, Rogério Pina, permanece prestigiado no comando técnico profissional do Artsul. Apesar da má campanha, ele acredita que é a hora da virada. Por isso, promoverá modificações no elenco titular.

>> Luiz Carlos Pina, competente presidente da Liga de Desportos de Nova Iguaçu, nos noticia que estão abertas até 18 de abril as inscrições para times filiados e interessados em disputar o Campeonato Iguaçuano de Futebol nas categorias Infantil (Sub-14) e Juvenil (Sub-17), que terão início em 7 de maio. Para a disputa do Infantil os atletas deverão ter nascido nos anos de 1996 e 1997. Na de Juvenil os de 1994 e 1995.

>> O goleirão Erisvan, do Cardoso Moreira, completou na semana passada 23 anos. Ele foi revelado pelo Kaiserburg, que no ano passado tinha o comando do nosso querido Roberto Júnior, que ora faz um ótimo trabalho nos Juniores da Portuguesa, estando invicto desde que chegou. Parabéns a ambos!

>> O Lemense é o primeiro time da Série A-3 paulista a cair para a Segunda Divisão, que na prática é a Quarta. O Juventus, tradicional equipe da Rua Javari, segue na briga para se classificar à segunda fase. O Moleque Travesso goleou a Itapirense no último final de semana.

>> Ano que vem teremos o Heliópolis de volta na Terceirona, me garante o vice de futebol Bento Kojak.

>> Nesta semana, São Cristóvão e Bonsucesso farão um verdadeiro clássico suburbano. É hora da virada para o Time Cadete. Já o Rubro-Anil Leopoldinense tenta alcançar a liderança. O jogo promete e estaremos lá!


Até a próxima semana, amigos, com mais notícias sobre o futebol do Rio e do Brasil. Até lá!!.

* André Luiz Pereira Nunes é professor, pesquisador e historiador do futebol carioca, além de mestrando em literatura brasileira pela UERJ.

>> Email para essa coluna: adrnunes@hotmail.com .

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

papoesportivo.com - todos os direitos reservados