06/07/11


Ferj divulga tabela e grupos da Copa Rio

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro divulgou a lista de participantes que comporão a 16ª edição da Copa Rio, o segundo certame mais importante depois do Campeonato Estadual. A bola começará a rolar no dia 3 de setembro. Criada em 1991, a competição, que inicialmente era prestigiada pelos grandes times, teve o Flamengo como o seu primeiro campeão em memorável decisão contra o Americano. O Vasco venceu as duas edições seguintes em finais, respectivamente, contra Fluminense e Flamengo. Em 1994, houve a primeira surpresa. O Volta Redonda suplantou o Fluminense e conquistou a inédita classificação para a Copa do Brasil. No ano seguinte, o time da Cidade do Aço arremataria o bicampeonato ao bater o Barra, de Teresópolis. A partir daquele ano os grandes clubes passaram a não mais integrar a competição, pois já tinham obtido garantias de disputar a Copa do Brasil sem necessitar passar por qualquer torneio classificatório. Daí, a Copa Rio perdeu importância e deixou de oferecer vaga para essa tão importante competição nacional, considerada o caminho mais curto para alcançar a Libertadores.
De acordo com a Ferj, as chaves ficaram assim compostas: Grupo A: São João da Barra, Bonsucesso, Boavista, Volta Redonda e Resende. Grupo B: Cabofriense, Bangu, Macaé Esporte e Friburguense. Grupo C: Sendas, Serra Macaense, Olaria e Americano. Grupo D: América, Nova Iguaçu, Madureira e Duque de Caxias. Classificam-se para a fase seguinte as duas melhores equipes de cada grupo, além das duas de melhor índice técnico entre as classificadas em terceiro lugar de cada chave, totalizando 10 clubes. No ano passado, o Sendas (foto) foi o campeão, batendo o Bangu na decisão.

Série B: Quissamã lidera e Friburguense encosta no Bonsucesso

Nesta quarta-feira (6), será jogada a quinta rodada do Campeonato Estadual da Série B. Após quinze rodadas, disputadas nessa segunda fase, o Quissamã mantém a ponta com 34 pontos, quatro a mais que o segundo colocado, Bonsucesso. Na terceira posição, com um a menos, vem o Friburguense, que já ameaça tomar a segunda posição do Leão da Leopoldina. Retrospecto aquém do esperado e, de certa forma, decepcionante faz o Sendas, tido esse ano como favorito disparado ao título pela excelente campanha na primeira fase. Acreditamos que a cobrança tem sido fator preponderante para que o time laranja de São João de Meriti tenha declinado tanto. Também cremos que a idéia de resolverem mudar o nome da equipe no meio da temporada foi por demais precipitada. O acesso se tornou uma obrigação para dirigentes e atletas e nem sempre sob pressão o planejamento é executado como desejado.

Ronald Cabral promove bom trabalho no Infantil do São Cristóvão


A categoria infantil do São Cristóvão é comandada por um treinador de nível profissional. Ronald Cabral (foto), que no ano passado esteve à frente do Bonsucesso, é aposta para que a equipe cadete continue produzindo cada vez mais atletas para o cenário futebolístico brasileiro e mundial. Na foto vemos o ex-lateral-direito de Americano, Fluminense e Botafogo ladeado por uma das revelações da categoria, o meia Pedrinho Curvelano, que teve ótima atuação no último domingo quando o São Cristóvão bateu o Barra Mansa, no estádio Leão do Sul. Ronald contou ao PAPO ESPORTIVO que seu primeiro clube como atleta foi o Central de Barra do Piraí. “Seria muito bom para o futebol do Rio de Janeiro se Central e Royal, históricos rivais, voltassem às disputas profissionais”, disse.
Sobre o São Cristóvão, Ronald acredita que o clube tem tudo para dar a volta por cima e retornar à Série A mediante um melhor planejamento dos dirigentes.

Técnico da semana: Alvinho, do União de Marechal Hermes


Álvaro dos Santos Neto (foto), 29 anos, é natural de Nova Iguaçu. Como atleta, atua ainda nas posições de volante e lateral-direito. Sua carreira de futebolista teve início na categoria júnior do União, de Silva Jardim. Entre 2000 e 2001 integrou o Primavera, de Indaiatuba, que disputa atualmente o quarto módulo do Campeonato Paulista. Em 2003, se transferiu ao Heliópolis, passando em seguida ao Artsul. Sob o comando de Zila Cardoso, passou a jogar como lateral-direito no Miguel Couto. Alvinho alega que Zila foi o seu melhor treinador em toda a carreira. “Aprendi imensamente com ele. É um sujeito que além de competente, ama o futebol, ama o que verdadeiramente faz”, afirma. Em 2005, sagrou-se vice-campeão da Série C pelo Silva Jardim. Na ocasião, o time que hoje atende por Riostrense, perdeu a final para o Cardoso Moreira, que começava a sua vitoriosa trilha em direção à elite do futebol fluminense. Pelo São Mateus (ES), em 2007, disputou o Campeonato Capixaba. Contudo, em 2003, já vislumbrava a carreira de treinador ao fazer estágio na empresa que gerenciava o Profute, compondo naquele ano o cargo de auxiliar-técnico de Renato Santos na disputa do Campeonato Brasileiro Juvenil pelo time homônimo. Em 2005, comandou a categoria infantil do Miguel Couto. No ano seguinte, sagrou-se campeão gonçalense de juniores novamente à frente do Profute em final contra o Nacional, de Pacheco. Em Boa Esperança, bairro de Nova Iguaçu, Alvinho fundou uma escolinha de futebol intitulada CFA (Centro Formador de Atletas). Em 2011, assumiu a equipe profissional do União de Marechal Hermes na presente disputa do Campeonato Estadual da Série C do Rio de Janeiro, atuando ainda como volante pela mesma agremiação.

Série C: Goytacaz inicia mal a terceira fase

Os ventos realmente não têm soprado a favor da equipe campista da Rua do Gás. Apesar de favorecido pela tabela, ao ter iniciado os dois primeiros jogos em casa, o Goytacaz não passou de dois empates, respectivamente, contra Duquecaxiense e Carapebus. Após duas rodadas disputadas, o Grupo “J” conta com o Carapebus na primeira posição com 4 pontos, o Yasmin, em segundo, com 3, o Goytacaz, 2, e o Duquecaxiense, 1. Na chave “K” o América-TR lidera com 4 pontos, após bater o Juventus em casa, e empatar fora com o Búzios. O Juventus, por sua vez, assumiu a segunda posição, com 3, ao vencer o Grêmio Mangaratibense, empurrando-o para a lanterna, com apenas 1 ponto. Já o Búzios ocupa a terceira colocação totalizando 2 pontos ganhos. O primeiro turno será finalizado na próxima quinta-feira (7). O bom time do Yasmin receberá o Goytacaz, no estádio Eustáquio Marques, enquanto o Duquecaxiense viajará para Carapebus. Já o América Trirriense defrontará o Mangaratibense, em Três Rios, enquanto o Juventus seguirá para Búzios. Dois de cada chave se habilitarão para a fase semifinal. Três times subirão para a Série B do ano que vem. É importante ressaltar que os confrontos têm sido marcadamente empolgantes e de bom nível técnico.

Júlio Rebello, treinador de goleiros e leitor do PAPO ESPORTIVO


A coluna não poderia deixar de homenagear o simpático Júlio Rebello (foto), treinador de goleiros do Yasmin, além de leitor emérito das matérias e colunas do PAPO ESPORTIVO. Júlio vem desempenhando com sucesso a função de preparar o titular Deiverson, o qual vem sendo figura primordial para que o Alviceleste Brilhante promova ótima campanha em sua estréia no Campeonato Estadual da Série C. Janderson e Pitter, ex-Rubro Social, de acordo com Júlio, estão de prontidão caso o time necessite de algum deles para substituir o arqueiro principal. Rebello, além de professor de Educação Física da Prefeitura do Rio de Janeiro, já foi treinador de goleiros do Arraial do Cabo, CFZ do Rio, Vitesse, Rio de Janeiro, Artsul, Portuguesa, Vasco e Botafogo. Ele se notabilizou como goleiro de futebol de salão.

Escudo da semana: Aliados, de Nova Iguaçu


Fundado a 15 de abril de 1942, o Atlético Clube Aliados é uma das maiores expressões esportivas da Baixada Fluminense, embora nunca tenha se tornado profissional. Em 1982, sagrou-se campeão invicto do Cinqüentenário da Liga de Desportos de Nova Iguaçu. A partir daí, houve uma sucessão de títulos que originaram o pentacampeonato em 1986. Seu estádio é o Sebastião Alves da Silva Monteiro, o Tatão, localizado no bairro de Santa Eugênia. O Aliados também foi vencedor da Liga em 2006. Esse ano, a equipe arrematou a conquista da Taça Cidade, categoria júnior, ao derrotar o Condor na decisão. O atual presidente é o simpático Gilberto Meia-Noite, recém-empossado e feliz com as últimas vitórias da agremiação alvirrubra. Para os amigos colecionadores segue mais esse importante e raro escudo que enriquecerá vossas coleções.

Mínimas

>> Roberto Júnior, treinador da Portuguesa, mantém a invencibilidade à frente da equipe profissional da Lusa. Em cinco jogos, o técnico obteve duas vitórias e três empates. Ele acredita na difícil vitória contra o Bonsucesso, em Teixeira de Castro, embora o Leão da Leopoldina viva uma excelente fase na competição.

>> A Portuguesa, por sinal, acaba de inaugurar o terceiro uniforme. A camisa, que contém listras horizontais verdes e vermelhas, é bem parecida com o tradicional modelo que é utilizado pela Portuguesa de Desportos.

>> A temporada deste ano foi realmente catastrófica para os times do Noroeste fluminense. Itaperuna, Cardoso Moreira e Aperibeense foram sumariamente rebaixados à Série C. A verdade é que o calendário de jogos no primeiro semestre é danoso para essas equipes, pois a região sofre demais com as enchentes nessa época do ano, o que ocasiona diversos prejuízos para essas cidades às quais ficam totalmente impossibilitadas de investir no futebol.

>> O União de Marechal Hermes, em preparação para o Campeonato Estadual Juvenil, sagrou-se vice-campeão da Rio Copa, organizada por Jorge Fontes. O time perdeu a decisão para o Celso Gol. O elenco do União é mesclado com jogadores do próprio clube e de outros oriundos do Castelo Branco.

>> O Castelo Branco, apesar do pouco apoio da Universidade à qual lhe empresta o nome, promete retornar às competições esportivas no ano que vem. A parceria com o União é apenas um prenúncio de que o time promete voltar e fazer bonito em 2012. Vale lembrar que o clube de Realengo quase alcançou a vaga à Série B há dois anos, quando perdeu a decisão do terceiro lugar da competição, nos pênaltis, para o Rio das Ostras, que por não ter disputado no ano seguinte, foi rebaixado e não mais voltou.

Até a próxima semana, amigos, com mais novidades, até lá!.

* André Luiz Pereira Nunes é professor, pesquisador e historiador do futebol carioca, além de mestrando em literatura brasileira pela UERJ.

>> Email para essa coluna: adrnunes@hotmail.com .

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

papoesportivo.com - todos os direitos reservados