06/10/10

Possíveis nomes na Série C

Tradicionalmente todos os anos são ventilados prováveis novos integrantes para a disputa do antigo Campeonato Estadual da Terceira Divisão (atual Série C) do Rio de Janeiro. Em 2010, S.C Vassouras, Associação Riostrense E.C, Grêmio Mangaratibense e E.C São João da Barra eram cotados, mas apenas os dois últimos cumpriram os trâmites necessários, chegando a pavimentar o caminho ao profissionalismo.
Para o ano vindouro, é comentado nos bastidores que o Vêneto F.C, já filiado, seria um clube ligado a empresários do Paraná dispostos a investir no Rio de Janeiro, informação ainda não confirmada. Um outro nome cotado é o São Gonçalo F.C, fundado em 2007, que já acenara com a mesma possibilidade anos atrás. O seu elenco profissional já treina nas praias de Niterói. Fala-se também em uma nova agremiação de Duque de Caxias, cuja denominação ainda não é conhecida. No que concerne a retornos, o E.C Iguaçu, presidido por Fábio Marotte Corrêa, já ensaia uma possível volta, visto que se avizinha a data de seu centenário, prevista para 2012. O alvinegro de Nova Iguaçu mandaria os seus jogos no estádio Eduardo Viana, em Japeri. O América de Três Rios é outra aposta para 2011, visto que o seu novo presidente vem
a ser o pai do atual mandatário do município, Vinícius Farah. Certa mesmo por enquanto é a presença do C.E Yasmin, informação já antecipada pela coluna e matéria aqui no Papo Esportivo. A agremiação do Recreio terá Ézio (foto) como vice-presidente e Lira na chefia do seu departamento de futebol. Por sinal, o clube presidido por Adílson Oliveira Coutinho Filho disputa no momento a Copa Light nas categorias Infantil e Juvenil.

Coqueiros comemora o bi no domingo


No próximo domingo (10), o Coqueiros Futebol Clube, conhecido por Tricolor da Vila Tiradentes, festejará em grande estilo o recente bicampeonato da categoria Supersênior da Liga Independente de São João de Meriti, dirigida por Otojanes Coutinho de Oliveira. O time que é presidido por Marcos Valério da Silva (foto), chamado popularmente de Marquinhos Puro-Suco, promoverá um suntuoso jogo festivo no estádio Alcério de Andrade, às 9 da manhã, contra a Seleção do Campeonato. Após a partida, haverá muita comida e cerveja para quem comparecer ao simpático bairro de Vila Tiradentes. Todos estão convidados a conhecer a agremiação que revelou Humberto Tozzi para o mundo do futebol. Parabéns ao Marquinhos e a todo o elenco do Coqueiros por mais essa conquista.

Belot é o supervisor do São Cristóvão


Por sempre cobrimos as partidas do São Cristóvão em qualquer competição que dispute, nos vemos obrigados a homenagear o ex-goleiro Josenildo Francisco da Silva (foto), o Bellot. Essa simpática figura que honra a tradição da equipe Cadete é agora o seu supervisor de futebol. Ele que vinha atuando como treinador de goleiros, já chegou a assumir o comando técnico da agremiação no lugar de Denis Miguel. A admiração pelo ex-arqueiro é antiga. Em 1988, colecionei o álbum de figurinhas do Campeonato Carioca, publicado pela Bloch Editores, e um dos cromos era o dele, que na época defendendia o América.
Nascido há 45 anos em Goiana, no estado de Pernambuco, Josenildo ainda atuaria pelo Novorizontino (SP), Anápolis (GO), Novo Horizonte (GO), Santo André (SP), Portuguesa (SP), XV de Jaú (SP), Atlético Goianiense (GO), Vila Nova (GO), Goiás (GO), Náutico (PE), Porto (PE), Ríver (PI), União Rondonópolis (MT), Portuguesa (RJ), além do próprio São Cristóvão por oito anos. Considerado bom goleiro, sua carreira não obteve projeção maior por conta de sua baixa estatura. Ainda quando jogava na categoria Mirim, foi o primeiro goleiro a sofrer um gol de Romário, em jogo válido pelo Campeonato Estadual entre América x Vasco, no dia 12 de novembro de 1979.

Jânio e Jorge Moraes, a dupla vencedora do Nova Iguaçu


Tivemos o enorme prazer de encontrar no estádio da Rua Figueira de Melo os irmãos Jânio e Jorge Moraes (foto), respectivamente presidente e vice-presidente do Nova Iguaçu Futebol Clube, que comemora o seu retorno à Série A do Campeonato Estadual, após quatro anos. Em entrevista ao PAPO ESPORTIVO, Jorge ressaltou a antiga amizade com o nosso editor-geral Jota Carvalho. Também aproveitou a oportunidade para parabenizar o nosso trabalho de intensa e ininterrupta cobertura das competições que habitualmente não têm a devida e merecida divulgação da mídia impressa, radiofônica e televisiva. Na conversa com
Jânio relembramos a ocasião em que o clube dava os seus primeiros passos, sediado em um escritório alugado na Rua Topázio, centro do município. Hoje a agremiação possui um dos mais modernos e completos CTs que inclui uma praça de esportes conhecida popularmente por Laranjão. Por sinal, a cor predominante do seu belo uniforme encontra razões históricas. Oriunda de São Gonçalo, a laranja encontrou solo ideal em Nova Iguaçu. Apenas para citar um exemplo, todo o bairro da Posse era, antigamente, uma grande fazenda produtora de laranjas. Praticamente toda a produção de laranjas era exportada, trazendo para a cidade um grande desenvolvimento econômico. A exportação começou a ocorrer em 1891, juntamente com o
desmatamento no intuito de angariar lenha, carvão e madeira de lei. O esplendor da citricultura em Nova Iguaçu foi dos anos 30 a 1956. De 1930 a 1940, Nova Iguaçu foi chamada de “Cidade Perfume”, porque as laranjeiras, em floração, perfumavam todo o roteiro das ferrovias. Bons tempos!

Bonsucesso promete força total em 2011


Quarto colocado este ano no Campeonato Estadual da Série B, o Rubro-anil da Leopoldina promete reconquistar o seu lugar de direito na elite do futebol do estado, algo que não ocorre desde 1993. Para tanto, o presidente Zeca Simões (à esquerda na foto) não medirá esforços para que o clube monte um elenco à altura de suas tradições. Por sinal, ele demonstrou este ano um exemplo de esportividade ao reconhecer que os rivais que ascenderam, Cabofriense e Nova Iguaçu, tiveram de fato méritos e mereceram o acesso. Zeca será auxiliado pelo atencioso Fernando Meireles Filho (à direita na foto), que vem a ser o vice-presidente do Conselho de Beneméritos. O Bonsucesso se sagrou vice-campeão carioca em 1924. Foi
ainda vencedor da Segunda Divisão por 6 vezes em 1921, 1926, 1927, 1928, 1981 e 1984. Conquistou em 1939 o Campeonato Carioca de Juniores. Em 1975, foi campeão estadual Infantil invicto, ocasião em que revelou o ponta-direita Maurício, o responsável pelo título estadual do Botafogo, em 1989, após 21 anos de jejum. O clube da Leopoldina a nível nacional disputou a Série B em 1980 (18º colocado), e em 1983 (37º colocado).

Escudo da semana: Vilar, de São João de Meriti

Fundado em 12 de junho de 2010, o Vilar Futebol Clube, de Vilar dos Teles, é presidido por Guilherme Sameiro Barbosa. Costuma utilizar o estádio da União Esportiva Grande Rio para o mando de seus jogos.
Recém-fundada, a agremiação pretende se estruturar para alcançar vôos mais altos. De qualquer forma, o pontapé para a sua divulgação já está dado. O PAPO ESPORTIVO terá sido o primeiro a divulgar o seu logotipo. Para os amigos colecionadores divulgamos o logotipo do Vilar.

Mínimas

>> Está em andamento o Campeonato Sub-50 de Belford Roxo, organizado pela Associação de Futebol Sênior do município. Os participantes são Mesquita, Piam, Hinterlândia, Amigos Bola, Esperança, Progresso, Roncali, Independente, Heliópolis, Miguel Couto, Cruzeiro e Biguaçu.

>> De acordo com a decisão proferida pelo TJD/RJ que homologou a desfiliação do Leme FC dos quadros da Ferj, cujo processo é o de número 799/10, em consonância com a decisão, a Federação revoga através do Ato da Presidência número 230/10 o vínculo desportivo de todos os atletas amadores e profissionais que estavam vinculados ao clube que vivia uma grave acefalia administrativa. Portanto, esses jogadores estão liberados para atuar onde bem entenderem. Um abraço, amigos, e até a próxima semana com mais novidades. Até quarta-feira!.

* André Luiz Pereira Nunes é professor, pesquisador e historiador do futebol carioca, além de mestrando em literatura brasileira pela UERJ.

>> Email para essa coluna: adrnunes@hotmail.com .

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

papoesportivo.com - todos os direitos reservados