07/07/10

Liga de Nova Iguaçu promove campeonatos

A Liga de Desportos de Nova Iguaçu, presidida por Luiz Carlos Pina, é uma das poucas de caráter oficial que promove competições de diversas categorias no decorrer do ano inteiro. Já são conhecidos e consagrados o Torneio de Verão, a Taça Cidade Nova Iguaçu e o Campeonato Iguaçuano. Na foto vemos a seleção da cidade que se sagrou bicampeã da Região da Baixada Fluminense, em 2008, do Campeonato Estadual de Ligas Municipais, promovido pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ). Em agosto terão início a Taça Cidade Nova Iguaçu e o Campeonato Iguaçuano da categoria Adultos. No caso das categorias Juvenil e Infantil, o iguaçuano já está em andamento e conta com equipes tradicionais como Fluminense, Boavista, Nova Iguaçu, Sendas, Bayer, Anchieta e Colégio, todas com passagem pelo futebol profissional.

Heliópolis retoma as atividades


Após a precoce eliminação do Campeonato Estadual da Série C de Profissionais, o tradicional alvianil da cidade de Belford Roxo se prepara com afinco para as disputas da categoria de Juniores promovidas pela FERJ que começarão no segundo semestre. O mesmo elenco, que terá o comando técnico de Bento Kojak (foto), disputará os Juniores da Série C e o Torneio Otávio Pinto Guimarães. O prestigiado treinador conta com o habilidoso meia-atacante Neném, o zagueiro Adalberto, o goleiro Wallace, revelado pelo Tomazinho, o meio-campo Tauan e o atacante Diogo, todos com passagens destacadas pelo time profissional. Na última quinta-feira (1), o Heliópolis empatou em 1 a 1 com o Nilópolis em partida realizada em seu campo, o José de Alvarenga (Alvarengão). Na quinta-feira (8) haverá outro amistoso, às 10 horas, em casa, contra o Mesquita. Domingo, às 15 horas, será a vez, em seu campo, de enfrentar o União de Marechal Hermes, que ensaia uma volta às competições promovidas pela FERJ. O Heliópolis terá um amplo apoio do comércio local para voltar a brilhar nas competições. Até o momento, o seu único título de maior envergadura é o de campeão iguaçuano de 1976, quando bateu o Santa Rita, de Nilópolis, na finalíssima. Contudo, a agremiação teve o seu auge durante as décadas de 80 e 90 quando chegou a disputar a extinta Divisão Intermediária, a equivalente a que conhecemos hoje como Campeonato Estadual da Série B.

Técnico da semana: Chiquinho Carioca (Itaboraí)


Francisco José Marques do Couto, 50 anos (foto), é natural de Niterói. Como atleta, foi um ponta-direita que atuou por equipes de ponta do futebol brasileiro e internacional. Seu começo ocorreu, em 1979, na equipe de Juniores do Olaria. Chiquinho faria parte do elenco comandado por Duque que conquistou o título de maior envergadura da agremiação da Rua Bariri, o de campeão Brasileiro da Taça de Bronze de 1981, o equivalente hoje ao Campeonato Brasileiro da Série C. Tendo sido um dos destaques da vitoriosa campanha, foi vendido ao Flamengo para ser o reserva de luxo de Tita. Pelo Rubro-Negro foi campeão brasileiro e da Taça Libertadores da América. Sem oportunidades num elenco estelar, foi emprestado ao Sport Recife, sagrando-se campeão pernambucano de 1982. No ano seguinte, foi emprestado ao Goytacaz durante três meses para a disputa do Campeonato Estadual. O clube de Campos foi o sexto colocado daquela acirrada competição vencida pelo Fluminense. No mesmo ano foi vendido ao Guarani numa transação que envolveu a vinda do atacante Lúcio ao Flamengo. Chiquinho permaneceu em Campinas durante quatro anos, chegando a conquistar o vice-campeonato brasileiro, em 1986, em uma épica decisão contra o São Paulo. Em 1987, foi vendido ao Boavista, de Portugal, pelo qual disputou a Copa UEFA e ficou durante quatro anos. Durante a temporada 1991/92 esteve no União de Leiria e Desportivo de Aves. Pelo Feirense atuou mais duas temporadas levando a agremiação à divisão principal. Terminaria a sua carreira de jogador em terras lusitanas, na temporada 1995/96, defendendo as cores do Vila Real, de Trás-os-Montes. Passou a treinar clubes, em 1995, estando à frente do Cesarense, de Aveiro. No ano seguinte foi a vez do Arrifanense, também de Aveiro, que participava da 2ª Divisão “B” portuguesa. Vila Real, em 1998/99, Feirense, em 2000/01, Paços de Brandão e Cucujães, entre 2003 e 2004, foram outras agremiações comandadas por Chiquinho Carioca. Em 2008, já de volta ao Brasil, foi o técnico do Várzea, de Teresópolis, no Campeonato Estadual da Série C do Rio de Janeiro. Em 2010, está à frente da Associação Desportiva Itaboraí.

Bonfim e Mageense são campeões

O Bonfim FC sagrou-se campeão mageense da categoria Pré-Mirim ao derrotar nas penalidades o Estrela da Serra FC por 4 a 2, após empate de um tento no tempo normal. Na foto vemos a garotada campeã do certame promovido pela Liga Mageense de Desportos. Já no Mirim, o campeão de 2010 foi o Mageense FC, presidido pelo amigo Cinho, que venceu o CF Rio de Janeiro, de Enio Farias, por 2 a 0. Já no Veterano, o campeão foi o Piabetá EC, que bateu o Guarany FC, de Santo Aleixo, na decisão por 2 a 1. Parabéns ao Marcelo e ao Marquinho pelo belo trabalho que desenvolvem junto à Liga Mageense. Em breve espero revê-los.

Escudo da semana: E.C. Nacional de São Gonçalo


Fundado em 15 de agosto de 1980, o Esporte Clube Nacional, do bairro Pacheco, em São Gonçalo, é presidido pelo nosso querido José Antônio Ferreira Machado, o Katonho, aclamado presidente da Liga Gonçalense de Desportos. O Nacional já foi campeão infantil gonçalense em 1993 e 1995. Venceu a Copa Internacional da mesma categoria em 1987. No mesmo ano venceu o campeonato da liga na categoria Mirim. Em 1995, foi bicampeão infantil da Copa Amizade. Veste as cores azul e branco. Em primeira mão o logotipo do clube para os colecionadores do mundo inteiro.

Um abraço e até semana que vem com mais notícias, novidades e curiosidades sobre o futebol do Rio de Janeiro. Até lá, amigos!!!.

* André Luiz Pereira Nunes é professor, pesquisador e historiador do futebol carioca, além de mestrando em literatura brasileira pela UERJ.

>> Email para essa coluna: adrnunes@hotmail.com .

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

papoesportivo.com - todos os direitos reservados