07/09/11


Exclusivo: Yasmin se chamará Barra da Tijuca

Como você já sabe, no PAPO ESPORTIVO a informação é sempre de primeira. Já está em curso a mudança de nome do Centro Esportivo Yasmin (foto) para Clube Atlético da Barra da Tijuca. A intenção é aproximar a agremiação alviceleste de seu bairro de origem. O presidente Adílson Oliveira Coutinho Filho, tricolor fanático, reitera que o uniforme também sofrerá significativas mudanças. O azul e branco darão lugar ao verde, vermelho e branco. Prometemos que assim que for possível, divulgaremos o novo escudo nesta coluna para os amigos fãs e colecionadores. É importante frisar que o Alviceleste Brilhante, em sua estréia como clube profissional, fez bonito papel no último Campeonato Estadual da Série C do Rio de Janeiro. Os comandados de Lira não só chegaram à fase anterior às semifinais da competição, como foram os únicos a bater o até então invicto Goytacaz, que posteriormente viria a conquistar de forma incontestável a competição. Outra proeza digna de nota foi o importante triunfo, no estádio Eustáquio Marques, diante do Serrano, que eliminou a equipe de Petrópolis, considerada uma das favoritas ao acesso. Portanto, Barra da Tijuca será a nova razão social do Yasmin para as competições do ano que vem.

Bangu inaugura site oficial


Já era hora. O nosso querido Bangu Atlético Clube finalmente conta com um site oficial. O nosso editor Jota Carvalho está sempre atento a tudo o que acontece e nos informou de primeira. Ao visitar o recém-inaugurado endereço http://www.bangu-ac.com.br/ o internauta tem acesso não só às principais notícias da maior agremiação da Zona Oeste, como também à história, hino, símbolos, fotos e demais curiosidades concernentes a um dos mais importantes clubes do nosso país. Uma loja virtual será criada para atender às necessidades dos torcedores banguenses que desejarem adquirir camisas, flâmulas, chaveiros e outras lembranças. A bela iniciativa partiu do presidente Jorge Varela (foto), fiel leitor desta coluna e das matérias do PAPO ESPORTIVO. O time profissional, cujo comando técnico é de Marcão, estréia na Copa Rio, nesta quarta-feira (7), diante do Macaé, em Moça Bonita.

Recordando o União, de Santa Maria Madalena


Fundado a 27 de outubro de 1990, o extinto União Atlético Clube (foto), de Santa Maria Madalena, foi o único clube da cidade, situada na região Centro Fluminense, a disputar até hoje os certames de âmbito profissional do Rio de Janeiro. Em 1994, a agremiação alvirrubra integrou o Campeonato Estadual da Terceira Divisão juntamente com outras seis equipes, terminando na terceira colocação geral. Na ocasião, o Cardoso Moreira viria a conquistar o seu primeiro título em sua estréia como agremiação profissional, ficando o Jacarepaguá na segunda colocação. O União, cujo comando técnico era de Lucarlos Cardoso, mandava os seus jogos no estádio municipal João Caputo Soares e tinha como presidente o senhor Gusmar Coelho de Oliveira, que contava com apoio integral do diretor esportivo José Antônio Rizzetto da Silva. A estréia na competição ocorreu em 15 de maio daquele ano com uma vitória, em casa, diante do Bela Vista por 1 a 0. Os outros participantes foram Cosmos, de São Gonçalo, União de Marechal Hermes, e Vila São Luiz, de Duque de Caxias. Agradecemos ao Jayme Rizzetto, chefe de seção do desporto amador da Prefeitura Municipal de Santa Maria Madalena pela cessão desta foto. Em breve divulgaremos pela primeira vez na história o escudo desta agremiação. Aguardem!

Encontro com Alex Escobar


Este colunista teve a honra de conhecer no último sábado (3), no estádio Giulite Coutinho, em Édson Passos, o simpático jornalista Alex Escobar (à esquerda na foto), 37 anos, um dos integrantes da equipe de jornalismo esportivo da Rede Globo. No dia, ele foi presenteado pelos dirigentes do América com uma bela camisa personalizada do clube pelo qual torce desde criança. Nascido em Bangu, Escobar é formado em Letras, português/inglês, pela Universidade Castelo Branco, mas nunca exerceu a profissão de mestre-escola. Assim como este que vos escreve, sua verdadeira vocação é o jornalismo esportivo. Sua carreira teve início no rádio. Foi um dos apresentadores do programa Rock Bola, da extinta Rádio Cidade, do Rio de Janeiro. Em 2003, foi convidado a integrar a equipe de profissionais do canal pago SporTV. Seu sucesso como apresentador e comentarista o levou para a Globo, cinco anos depois. Inicialmente participava do matinal Bom Dia Brasil, mas ao substituir Glenda Kozlowski, acabou permanecendo no comando do Globo Esporte.

Tia Ruth, a torcedora símbolo do América

Este colunista também teve o orgulho de conhecer Rita Araújo Rodrigues, a Tia Ruth (foto), torcedora símbolo do América. Nascida a 4 de outubro de 1924, herdou a intensa paixão pelo clube alvirrubro de sua mãe, que não perdia um jogo sequer da equipe. Em 1960, ela estava grávida e foi desaconselhada pelos médicos a ir ao Maracanã para assistir à final do Campeonato Estadual entre América e Fluminense, decisão na qual o meu falecido avô, Newton Magalhães Pereira, que era americano doente, esteve presente. Tia Ruth, no entanto, contrariou as opiniões e foi até ao estádio em companhia de seu irmão. Durante a partida chegou a sentir-se mal, mas angariou energias para subir as arquibancadas e presenciar o triunfo de seu time de coração. Alguns atletas, como Calazans, impressionados com o seu dinamismo e amor ao clube, dedicaram a ela, o título. Mesmo diante da má fase que perdura desde os anos 90, Tia Ruth não se importa em declarar-se sempre americana e acompanhar os jogos. Ao entrevistá-la, esse colunista foi presenteado com um beijo e uma rosa branca que ainda desponta bela e deslumbrante.

Escudo da semana: Municipal de Santa Maria, Belford Roxo

Fundado a 7 de setembro de 1970, o Municipal, do bairro Santa Maria, disputa os campeonatos promovidos pela Liga Independente de Clubes de Belford Roxo. A agremiação verde e amarela é presidida por Carlos Alberto Pereira dos Santos. Seu mando de campo, por vezes, ocorre no estádio José Amorim Pereira, em Coelho da Rocha, São João de Meriti. Para os amigos colecionadores segue mais um inédito escudo para as suas coleções. O Municipal Futebol Clube, nesta quarta, comemora 41 anos de fundação. Na semana que vem tem mais, amigos! Até lá!

 


Mínimas

>> Brasileirão da Série D. No último sábado (3), pela oitava rodada, o Audax Rio derrotou, no estádio Arthur Sendas, o lanterna São Mateus (ES) por 2 a 0. Já no domingo (4), o Formosa (DF) bateu o classificado Villa Nova (MG) por 1 a 0. O Volta Redonda folgou. A classificação de momento é a seguinte. 1º Villa Nova, 16; 2º Volta Redonda, 9; 3º Audax Rio e Formosa, 8; 5º São Mateus, 2. Pela próxima rodada, que será a penúltima, os jogos serão todos realizados no domingo (11). O São Mateus enfrentará o Formosa, enquanto Villa Nova e Volta Redonda medirão forças.

>> Brasileirão da Série C. No último sábado (3), o Macaé conseguiu uma importante vitória, em casa, por 2 a 1, frente ao Brasiliense na árdua tentativa de escapar do descenso à Série D. O jogo foi válido pela oitava rodada da primeira fase. O Tricolor Praiano ainda foi beneficiado pela derrota do Marília, o qual, em seu estádio, capitulou por 2 a 0 diante do Ipatinga, que já está classificado para a segunda fase. O Madureira folgou. A classificação do Grupo “C” é a seguinte. 1º Ipatinga, 15; 2º Brasiliense, 12; 3º Madureira e Marília, 7; 5º Macaé, 5. No próximo domingo (11), o Ipatinga enfrentará o Madureira, enquanto o Brasiliense receberá o Marília. Será a penúltima rodada da primeira fase.

>> Brasileirão da Série B. O nosso único representante, o Duque de Caxias, perdeu novamente. Desta vez o revés ocorreu diante do Criciúma, fora de casa, por 2 a 0. O time da Baixada Fluminense, que tem o comando técnico de Paulo Campos, continua na lanterna da competição com apenas 9 pontos. Os últimos colocados são da competição são: 17º São Caetano, 24; 18º Guarani, 23; 19º Salgueiro, 16; 20º Duque de Caxias, 9. Portuguesa, Ponte Preta, Náutico e Americana ocupam as quatro primeiras posições.

>> CFZ do Rio vendido. É comentado nos bastidores que Zico teria vendido o CFZ do Rio, antes de embarcar para o Iraque, ao grupo MFD, que já arrendara a agremiação este ano para a disputa do Campeonato Estadual da Série B. A conferir.

>> Por sinal, o Galinho conquistou, ontem, a sua primeira vitória no comando da Seleção Iraquiana. Os Leões da Mesopotâmia bateram, fora de casa, a seleção de Cingapura por 2 a 0. A equipe estreara com derrota frente à Jordânia pelo mesmo placar. O próximo adversário será a China, também fora de casa, dia 11 de outubro.

>> Revelado na peneira ganha salário. O meia-atacante Neílson, revelado na peneira do América, e um dos destaques na estréia da Copa Rio, ganhou o seu primeiro salário como jogador. São módicos 600 reais. Um abraço, amigos. Até a semana que vem.

* André Luiz Pereira Nunes é professor, pesquisador e historiador do futebol carioca, além de mestrando em literatura brasileira pela UERJ.

>> Email para essa coluna: adrnunes@hotmail.com .

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

papoesportivo.com - todos os direitos reservados