08/04/10

Sub-35 de Meriti prosseguiu no domingo

No último domingo (7), pela manhã, foi realizada a quarta rodada do primeiro turno do 7° Campeonato de Veteranos (categoria Sub-35), da Liga Independente de São João de Meriti, presidida pelo recém-nomeado secretário de trânsito e segurança da cidade, o vereador e presidente da União Esportiva Coelho da Rocha, Otojanes Coutinho de Oliveira.
No Grupo “A”, o invicto Íris Futebol Clube bateu o Fazenda Futebol Clube por 2 a 1. Já o Esporte Clube Olarias venceu, em São Mateus, o Corínthians do Grande Rio pelo placar de 2 a 1. Folgou Éden Futebol Clube. Já pelo Grupo “B” o PAPO ESPORTIVO acompanhou dois duelos, no estádio José Amorim Pereira, campo da União Esportiva Coelho da Rocha. Às 9 horas, o Barrigas Futebol Clube perdeu para o Vila São João Futebol Clube pelo placar de 3 a 1 e na partida seguinte, às 11, o Guarani Meritiense Futebol Raça, da Vila Rosali, venceu o Olímpico Esporte Clube (foto), de Venda Velha, por 3 a 1. Folgou o Coelho da Rocha. Na chave “A”, lidera o Íris, com 9 pontos. Em 2º, vem o Fazenda, com 7 pontos. Corínthians e Olarias têm 3 e Éden apenas 1. Na outra chave Guarani e Vila São João lideram com 7 pontos. Em 3º, Coelho da Rocha, com 6 pontos, Olímpico, 3 e Barrigas, 0. No próximo domingo haverá a 5ª e última rodada do turno. Pelo Grupo “A” jogam às 11 horas: Éden x Olarias (Éden) e Íris x Corinthians (Fazenda). Folga: Fazenda. No Grupo “B”, às 10 horas: Vila São João x Coelho da Rocha (Vila São João) e, às 11 horas, Olímpico x Barrigas (Novo Brasil). Folga: Guarani. Ao final do returno se classificam dois times de cada grupo que se cruzam em uma única partida que será jogada no campo daquele que tiver tido a melhor campanha. Os vencedores fazem a semifinal. A final será jogada no campo do Coelho da Rocha.

Márcio Costa, destaque do Barra Mansa


Considerado um dos pioneiros da profissionalização do futebol no país, o Barra Mansa Futebol Clube, após um longo período de dormência, montou um elenco à altura de sua honrosa e gloriosa história, promovendo uma mescla de jogadores experientes e promessas. Destaca-se o veterano Márcio Costa, ex-volante de Flamengo, Fluminense e Corínthians. Outro bom reforço é Glauber, que foi um dos destaques do Volta Redonda, vice-campeão estadual em 2005, e que depois veio a atuar por Botafogo e Macaé. O vice-presidente de futebol e apresentador do programa televisivo Balanço Esportivo, Edílson Silva, conseguiu o seu empréstimo junto à diretoria do Volta Redonda. E o esforço não foi em vão. O meia foi o termômetro do time na goleada contra o Kaiserburg, no último domingo, na Ilha do Governador. O bom técnico Moreno manteve o time bastante ofensivo, fazendo com que utilizasse todos os espaços do campo e envolvendo o adversário de modo constante e eficiente.

Técnico da semana: O perfil de Marcelo Melo (União Central)

Marcelo Barros de Melo tem 40 anos e comanda, pelo segundo ano consecutivo, o União Central Futebol Clube, agremiação que disputa o Campeonato Estadual da Série C de Profissionais do Rio de Janeiro. Começou a carreira de jogador de futebol na Associação Atlética Portuguesa, da Ilha do Governador, em 1983, no Infantil. Dois anos depois, já no Juvenil, atuou pelo Gamboense Futebol Clube, que disputava os certames promovidos pela Liga de Desportos de Duque de Caxias, hoje infelizmente inativa. Em 1986, foi campeão caxiense Juvenil dessa vez pelo Nova Esperança Futebol Clube. No mesmo ano ascendeu aos Juniores. A seguir, já na categoria principal, foi campeão caxiense e estadual de ligas municipais. Em 1988, foi para os Juniores do Bangu Atlético Clube, levado pelo jornalista Domingues Silva, da Rádio Continental. Permaneceu no alvirrubro da Zona Oeste até 1990, quando retornou ao Nova Esperança para a disputa do campeonato caxiense, permanecendo até 1993. Naquele ano, um conselheiro do Barra Mansa Futebol Clube o viu atuar na final da competição e o convidou para fazer um teste no time que era treinado por Toninho Ângelo. Foi imediatamente aprovado, se profissionalizando pelo Leão do Sul. Foi campeão do 1º turno do Estadual da Terceira Divisão. Atuou ainda por América, São Cristóvão, Colúmbia, Lucas, Linhares (ES), Rio Branco (ES), encerrando a carreira de jogador no Estrela da Serra, de Magé. Ainda atuou, em 1998, no Nova Esperança. Em 2009, já como técnico, levou o União Central à fase anterior às semifinais do Campeonato Estadual da Série C do Rio de Janeiro, a melhor campanha do alvirrubro comandado pelo Coronel Ward Gusmão em toda a sua história. Marcelo Melo tem o perfil de técnico estudioso e disciplinador que prioriza bastante a parte tática.

Lembranças do Confiança Atlético Clube


Fundado em 26 de abril de 1915, o time das cores verde, vermelha, preta e amarela, pertencente à fábrica de tecidos de mesmo nome, foi uma das grandes forças do antigo futebol carioca. Sua antiga sede e estádio, localizados à rua Silva Teles, em Aldeia Campista, hoje estão ocupados pelo Acadêmicos do Salgueiro. Em 1933, foi 4º colocado no Campeonato Carioca da 1ª Divisão, promovido pela Associação Metropolitana de Esportes Atléticos (AMEA). Em 1935, foi campeão da Divisão Intermediária, certame promovido pela Federação Metropolitana de Desportos (FMD). Com o advento da profissionalização, o clube passou a disputar o histórico Departamento Autônomo (D.A). Foi campeão em 1966 e Supercampeão em 1987. Foi vice da mesma competição em 1979, 1981 e 1983. Profissionalizou-se finalmente, em 1990, quando integrou a Terceira Divisão de Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, não conseguindo passar da primeira fase. No ano seguinte disputou a Segunda Divisão visto que, após a criação do Módulo Intermediário, os clubes da Terceira passaram a integrar a Segunda, sendo criada uma nova Terceira que, na prática, seria a Quarta. Problemas de ordem administrativa levaram à sua extinção. Em 1993, a sua filiação junto à FERJ foi cedida ao Barra da Tijuca Futebol Clube, que por conta disso, não precisou estrear na Terceira Divisão. Do Confiança, o qual acompanhei por vários anos, só restam as boas lembranças.

Escudo da semana: Vila São João Futebol Clube


Fundado em 6 de abril de 1955, o Vila São João é uma das equipes mais tradicionais do futebol da Baixada Fluminense. Presidido por Luiz Amaro da Silva, o Luizinho, fica sediado na rua da Glória, s/nº, no Jardim Botânico, em São João de Meriti. Antigo participante dos campeonatos promovidos pela antiga Liga, hoje desativada, passou a integrar os certames organizados pela Liga Independente. Segue o seu logotipo em primeira mão para os colecionadores do mundo inteiro. Agradecimentos ao colega Sérgio Melo, do Jornal dos Sports, pela vetorização.

Até a próxima semana, amigos!.

* André Luiz Pereira Nunes é professor, pesquisador e historiador do futebol carioca, além de mestrando em literatura brasileira pela UERJ.

>> Email para essa coluna: adrnunes@hotmail.com .

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

papoesportivo.com - todos os direitos reservados