08/12/10


Arraial do Cabo e Rubro Social fazem amistosos

Dois clubes que disputam o Campeonato Estadual da Série C e já integraram a Série B, Arraial do Cabo e Rubro Social, intensificam os treinamentos na tentativa de preparar seus elencos para o ano vindouro. O Arraial do Cabo utiliza-se das dependências do Sindiquímica, em Duque de Caxias, enquanto o Rubro Social arrendou o bom espaço físico do Mocidade, de Anchieta, agremiação que já foi objeto de reportagem nessa coluna. Como o relacionamento entre os dois rivais é o melhor possível, já houve dois amistosos entre ambos em Deodoro. No primeiro, realizado na sexta-feira (26), o Arraial do Cabo venceu por 2 a 0. Já no segundo, ocorrido na sexta (3), houve empate em 3 a 3. O técnico César (à esquerda na foto), do Arraial do Cabo, tem feito diversas experiências na tentativa de conseguir um padrão tático para sua equipe. A base é formada por atletas que pertencem ao clube e que atuaram pelo Rio de Janeiro, além de outros oriundos do time de Piabetá, ausente ano que vem das competições de caráter profissional. Já o Rubro Social, comandado por Mauro Veras (à direita na foto) deve manter a base somada a alguns reforços que virão inclusive do Mato Grosso, visto que existe um convênio com a Associação Atlética Serra de Tangará que disputará a elite do futebol matogrossense em 2011, cuja direção do departamento de futebol é do próprio Mauro Veras.

Matozinhos é campeão da Copa Metropolitana

A cidade de Matozinhos, distante 47 km da capital mineira de Belo Horizonte, está em festa. A grande final da terceira edição da Copa Metropolitana de Futebol Amador foi disputada entre o Fluminense de Mocambeiro, representando a Liga de Matozinhos, e a equipe de Sabará. A partida foi realizada, às 11 horas, no Estádio Municipal de Ibirité, no último domingo (5). O time tricolor venceu a contenda por 2 a 1 e levantou a taça. Em janeiro, visitarei Divinópolis, Bom Despacho e outras cidades mineiras. Matozinhos, Ibirité e Sabará pertencem à Região Metropolitana de Belo Horizonte.

América de Três Rios retorna


Tivemos o prazer de conhecer o novo presidente do América de Três Rios, José Michel Farah (foto), pai do prefeito do município, Vinícius Farah. O América foi uma das gratas surpresas do interior presentes na história do futebol do Rio de Janeiro. A melhor fase da equipe ocorreu na década de 90, quando integrou a elite do estado entre 1990 e 1993. Para alcançá-la, conquistara, em 1988, o vice-campeonato da Terceira Divisão, ao perder a decisão para o União Nacional, e no ano seguinte o título da Segunda Divisão, após derrotar na final o Campo Grande. Ausente desde 2001, quando disputou a Segunda Divisão pela última vez, foi desfiliado dos quadros da Ferj e precisou regularizar sua situação novamente. Por conta disso, terá que refazer o caminho para chegar à Série A. Já o Entrerriense, histórico rival na cidade, que protagonizou, em 1993, o duelo com o América, na Primeira Divisão, continua com as suas atividades interrompidas. Possivelmente cederá seu estádio, o Odair Gama, que se encontra em melhores condições do que o Arthur Sebastião de Toledo Ribas, o Tiezão, ao Mecão de lá.

Nacional é campeão mineiro da Terceirona

Fundado a 25 de junho de 2008, o Nacional, de Nova Serrana, originalmente surgiu como Fabriciano Futebol Clube, na cidade de Coronel Fabriciano. O clube foi transferido para Nova Serrana em março de 2010. A mudança trouxe sorte para a equipe que acaba de se sagrar campeã da Terceira Divisão de Minas Gerais. Relembro que o certame se intitula Segunda Divisão, mas corresponde ao terceiro módulo porque a verdadeira Segundona se intitula Módulo II. O Nacional bateu em casa, no último final de semana, o Fluminense de Araguari por 4 a 1, conquistando o inédito título, em partida válida pela última rodada do hexagonal final. A Patrocinense se sagrou vice-campeã e o Fluminense ficou na terceira colocação. Todos estão promovidos para o Módulo II de 2011.

Campeão Apollo retorna em 2011


Campeão Estadual da Terceira Divisão em 1993, em memorável final contra o Lucas, o Atlético Clube Apollo, de Arraial do Cabo, terá no seu comando técnico dois vascaínos para igualar o feito de 18 anos atrás. O ex-meio-campo Dudu, figura de destaque nos anos 80 do Gigante da Colina, será o auxiliar-técnico do ex-arqueiro Régis, que além do Vasco, foi destaque do América. O Estádio Municipal Hermenegildo Barcellos, o Barcelão, voltará a ser palco das partidas do clube, que precisou se refiliar aos quadros da Ferj. Na foto vemos, a partir da esquerda, Dudu, o presidente Cristiano da Silva Pimentel, o presidente da Federação, Rubens Lopes, e o secretário de esportes de Arraial do Cabo e vice-presidente do Apollo, Henrique Barreto.

Escudo da semana: Cruzeiro, de Pendotiba


Fundado em 23 de outubro de 1932, o Cruzeiro Futebol Clube, localizado no bairro de Pendotiba, em Niterói, apresenta um escudo renovado que a coluna presenteia aos amigos colecionadores. Presidido por Sérgio Francisco da Cruz Nunes, o Cruzeiro se orgulha de ser atualmente o maior detentor de títulos do futebol niteroiense, passando o tradicional Fonseca que paralisou, infelizmente, seu departamento de futebol. Em 1979, foi campeão juvenil da Divisão de Acesso da Ferj. Desde 1998 que não disputa certames de âmbito profissional. Na ocasião perdeu a final da Quarta Divisão para o Anchieta. Mas promete uma próxima volta. Para aqueles cuja paixão é o colecionismo, segue o novo logotipo do Cruzeiro de Niterói, que doravante, não só será encontrado nos sites especializados, como também nas partidas de futebol de mesa.

Mínimas

>>Bom momento! No último sábado, por volta das 16 horas, o estádio da Rua Figueira de Melo estava abarrotado de torcedores do Fluminense por conta da decisão de uma partida de... Futebol Americano!

>>Após ser rebaixado pelo Tribunal da Ferj à Série C, o Riostrense, antigo Silva Jardim, mantêm jogos amistosos programados para o ano que vem. A volta ao profissionalismo se dará em 2012.

>>O zagueiro Thomás, um dos destaques do Rubro Social, foi vendido para o Bourgoinne, da Quarta Divisão da França. O clube ainda disputa a Primeira Regional do norte do país.

>>O lateral-esquerdo Gílberson, do Rio de Janeiro, filho do simpático Mazinho, reforçará o Arraial do Cabo. O centroavante Marino, um dos grandes nomes do título de Juniores da Série C do ano passado, pode vir a integrar o Macaé.

>>O Serrano parece mesmo vir com força total para 2011. Duílio, atual treinador e ex-zagueiro americano e tricolor, estava presente ao arbitral juntamente com os dirigentes de Petrópolis.

>>Rola um comentário nos bastidores de que uns seis ou sete times devem desistir da próxima edição Série C. A conferir.

>>O Muriquí sagrou-se campeão da categoria Adultos da Liga Desportiva de Tanguá, presidida pelo amigo Carlos Ubiraja. O vice-campeão foi a Ponte Preta.

>> O Guarany, de Santo Aleixo, venceu o Rio de Janeiro, na final do Campeonato Mageense, categoria juvenil, no último domingo, em decisão por pênaltis, após empate em 1 a 1. Parabéns ao presidente Arlan de Paula Pereira que deixa o cargo em janeiro. Aguardem matéria aqui no Papo.

>> O La Coruña escolheu como mando de campo o estádio Denerval Isaías Machado, do Estrela da Serra, mas o comentário é de que o gramado está careca e que a praça de esportes dificilmente passará em alguma vistoria.

>> Nenhum campeonato do Rio de Janeiro tem a menor graça sem a presença do Canto do Rio. Aliás, Nova Cidade, Serrano, Canto do Rio, América-TR e Goytacaz são os ex-representantes da elite do futebol do Rio de Janeiro na próxima edição da Terceirona.

>>Este ano não aconteceu a categoria Adultos do Campeonato Amador da Capital, antigo Departamento Autônomo. Na categoria Sub-17, o campeão foi o tradicional Kosmos.


Abraços, amigos, e até a próxima semana!.

* André Luiz Pereira Nunes é professor, pesquisador e historiador do futebol carioca, além de mestrando em literatura brasileira pela UERJ.

>> Email para essa coluna: adrnunes@hotmail.com .

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

papoesportivo.com - todos os direitos reservados