09/06/10

Meriti: Éden e Guarani vão à final

No domingo (6), ocorreram as semifinais referentes ao 7° Campeonato de Veteranos (categoria Sub-35) promovido pela Liga Independente de São João de Meriti. Os jogos reservaram interessantes surpresas. Os líderes das duas chaves na primeira fase perderam os seus confrontos, mesmo tendo a vantagem de decidir em casa os jogos. Na Vila São João, o Vila São João FC perdeu para o Éden FC por 1 a 0. E no estádio José da Costa França, campo do Fazenda FC, o Íris FC empatou em 1 a 1 com o Guarani FR. O Alvinegro do Jardim Íris perdia até 40 minutos do segundo tempo. Conseguiu empatar e a peleja foi então para os pênaltis. O resultado foi 18 a 17 para o alviverde da Vila Rosali, para a alegria do presidente Roberto Monteiro, o Robertinho, e aquela conhecida claque feminina de torcedoras de deixar qualquer marmanjo de queixo caído. No próximo domingo (13) haverá a finalíssima entre Éden x Guarani, em jogo único no estádio José Amorim Pereira, campo da UE Coelho da Rocha com cobertura integral do Papo Esportivo. Vale ressaltar que a classificação do Éden a essa final se deu quase por um milagre. Não fosse a perda de seis pontos do EC Olarias, o time não estaria na decisão, o que prova que o alvianil comandado por Jaílton Paschoal de Farias é mesmo de chegada e de família, conforme é percebido na foto.

Roberto Marcelino, um atencioso colega


Tive o prazer de conhecer na bela cidade de Macaé o jornalista Roberto Marcelino (foto), colunista do site http://www.macaenews.com.br. Além de simpático e extremamente atencioso, Marcelino me apresentou um panorama geral das equipes profissionais e amadoras da região, além de gentilmente ter me apresentado o presidente do Serra Macaense FC, Sérgio Fernandes Vieira, que vem realizando um grande trabalho à frente de seu clube, sempre apontado como um dos favoritos ao acesso. Uma boa novidade fica por conta da movimentação de alguns desportistas de reavivar o antigo União Nacional Futebol Clube que foi o grande precursor de Macaé no profissionalismo. De uniforme idêntico ao Grêmio, foi campeão estadual da Terceira Divisão, em 1988, chegando a disputar por vários anos a Segundona. Torço muito pelo restabelecimento do União Nacional, desejando ainda que Macaé continue honrando a sua vitoriosa e ascendente trajetória no futebol brasileiro. Agradeço a sincera recepção que tive naquela cidade.

Técnico da semana: Valdir Bigode


Valdir de Moraes Filho, 38 anos, é natural do Rio de Janeiro. Foi um notório centroavante artilheiro. Revelado pelo Campo Grande, em 1991, logo passou ao Vasco da Gama, sagrando-se campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 1992. Foi peça fundamental no elenco vascaíno que conquistou o inédito tricampeonato estadual nos anos de 1992/93/94. Em 1993, foi artilheiro do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro com 19 gols. O feito se repetiria em 2003 por ocasião de sua segunda passagem pelo Gigante da Colina. Em 1995, se transferiu para o São Paulo, indo no ano seguinte ao Atlético-MG, onde teve presença marcante. Pelo Galo foi campeão da Copa Centenário de Belo Horizonte (1997), campeão e artilheiro da Copa Conmebol (1997) e da Taça do Governo de Minas Gerais (1998). Em 1996, teve uma meteórica passagem pelo Benfica, de Portugal, voltando logo ao clube mineiro, onde permaneceria até 1998. Botafogo (1999), Santos (1999), Atlético-MG (2000) e Vasco (2001-2003) foram os outros times aos quais Valdir levou o seu faro de gol. Transferiu-se em setembro de 2004 para o Al Nasr, dos Emirados Árabes Unidos. No ano seguinte, estava no Dubai Club, quando sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo, encerrando então a sua aclamada carreira, sempre mais vinculada ao Vasco da Gama. Em 2010, numa volta às origens, Valdir estréia como técnico do Campo Grande, clube que o projetou como atleta e que o revela agora como treinador, no presente Campeonato Estadual da Série C de Profissionais do Rio de Janeiro.

Roberto Bigode garante que Esprof continua


Desmentindo notícia de um site co-irmão de que o Esprof abandonaria o Campeonato Estadual da Série C, depois de findada a parceria com a empresa de Jairzinho, o presidente Roberto de Oliveira “Bigode” garante que o seu time continuará na disputa. Ele revela que o presidente do Bonsucesso, Zeca Simões, e o apresentador de TV e vice de futebol do Barra Mansa, nosso querido amigo Edílson Silva (foto), lhe ajudarão nas despesas por ocasião das partidas em casa que serão doravante jogadas no Alair Corrêa (Correão), em Cabo Frio. Bigode é uma figura honrada e querida no meio esportivo que merece apoio nesse momento adverso. Ele salienta que o motivo que precipitou o fim da parceria com o grupo de Jairzinho teria sido por causa de um boato de que teria recebido um repasse da prefeitura de Cabo Frio, que nem votado ainda pela Câmara foi e o Furacão não recebera sua parte. De qualquer forma, o time se manterá no certame e a maior parte dos atletas continuará, só que comandados pelo técnico Marquinhos Carioca, oriundo da categoria juvenil.

Escudo da semana: Mageense Futebol Clube

Fundado em 7 de setembro de 1917, o alviverde de Magé, é uma das mais importantes associações do município. É presidido por Wilson da Silva Florêncio, mais conhecido como Cinho. Possui sede social e uma praça esportiva, intitulada César Paim, ambas localizadas no centro da cidade. Em 1944, disputou o Campeonato Estadual Fluminense, quando foi eliminado na primeira fase pelo Esporte Clube Olarias, esse mesmo de São João de Meriti, que já mereceu destaque nessa coluna. Há planos para a tão sonhada volta ao futebol profissional, mas o seu acanhado estádio não comporta ainda esse tipo de disputa, necessitando de urgentes melhorias. Entre os vários títulos de seu pavilhão, destaca-se o bicampeonato mageense em 1990/91. Para os colecionadores do mundo inteiro, o logotipo do Mageense FC. Um abraço ao presidente Cinho e aos dirigentes da Liga Mageense de Desportos que colorem de azul e amarelo o futebol do Rio de Janeiro.

Até a semana que vem, amigos, com mais novidades de nosso estado. Até mais!!.

* André Luiz Pereira Nunes é professor, pesquisador e historiador do futebol carioca, além de mestrando em literatura brasileira pela UERJ.

>> Email para essa coluna: adrnunes@hotmail.com .

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

papoesportivo.com - todos os direitos reservados