12/05/10

Rodada adiada em Meriti

Os jogos da rodada do returno do 7° Campeonato de Veteranos (categoria Sub-35) promovido pela Liga Independente de São João de Meriti foram adiados para a última rodada, a quinta, por conta das chuvas que alagaram os acanhados campos das equipes partícipes no último domingo (9). A entidade, portanto, decidiu que o cronograma das partidas está mantido, para que as folgas não sejam alteradas. Por conseguinte, rodada, que seria a 4ª, é a próxima. Portanto, a 3ª rodada terá os seguintes jogos, no próximo domingo (16): No Grupo “A”, às 11 horas, o Olímpico EC enfrenta o Guarani Meritiense FR no estádio do Novo Brasil FC, em Venda Velha. Já o líder da chave, Vila São João FC, joga contra o lanterninha Barrigas FC, em seu estádio. Folga a UE Coelho da Rocha. No Grupo “B”, todos os duelos serão também às 11 horas. O vice-líder, Fazenda FC, joga contra o líder, Íris FC, no José de Costa França, em Vila Rosali. Já o Corinthians Meritiense FC mede forças contra o EC Olarias, no campo do Éden. Folga o Éden FC. A classificação de momento é a seguinte. Grupo “A”: 1° Íris, 15; 2° Fazenda, 10; 3° Éden, 7; 4° Corinthians, 6; 5° Olarias, 3. Grupo “B”: 1° Vila São João, 13; 2° Guarani, 10; 3° Coelho da Rocha e Olímpico, 9; 5° Barrigas, 0. O Olarias perdeu 6 pontos por conta da escalação de um atleta em condição irregular (tinha 27 anos) em duas partidas, respectivamente contra Corinthians e Éden. Os pontos foram revertidos para essas equipes. O presidente do Corinthians, José Amaro Peçanha Machado (foto) confia na classificação de sua equipe às semifinais da competição.

Nível da arbitragem é alto na Série C


O papel de uma imprensa livre, que não deve absolutamente nada a ninguém, é a de revelar os fatos como eles acontecem. Tenho reclamado de algumas posturas da FERJ, que no meu modesto modo de entender, são muito equivocadas. Realizar conselhos arbitrais e assembléias às portas fechadas aos jornalistas que cobrem os campeonatos é uma delas. Noto ainda um certo desinteresse da entidade pelo Campeonato Estadual da Série C, sobretudo pelo pouco tempo que destinou às inscrições dos jogadores, o que ocasionou uma enxurrada de perda de pontos de várias agremiações que atuaram nas primeiras rodadas com atletas em condição irregular. Apesar disso, me sinto obrigado e compelido a enaltecer os acertos da entidade, reconhecendo que o nível de arbitragem da competição supracitada é realmente excelente. Percebo árbitros extremamente preparados, educados e concentrados para os jogos. Os erros evidentemente acontecem e sempre ocorrerão, mas diminuíram considerável e drasticamente em comparação a um tempo em que a antiga Terceira Divisão era conhecida como Terra de Marlboro. Um dos responsáveis por esse sucesso é José Carlos Santiago (foto), vice-presidente da Comissão de Arbitragem da FERJ, o qual tive o prazer de encontrar na Rua Bariri. Santiago é técnico de arbitragem e foi juiz da CBF durante 20 anos. Ele explica que todas as segundas-feiras, os técnicos de arbitragem se reúnem com os árbitros e a Comissão na sede da Federação para debates e estudos. O objetivo é para que o trabalho possa ser cada vez mais aprimorado.

Técnico da semana: Jorge Sena (E.C São João da Barra)


Jorge Luís Sena, 57 anos, é natural do Rio de Janeiro. Como atleta, foi um habilidoso meia-direita na década de 70 e 80. Atuou em clubes como São Cristóvão (RJ), América (RJ), Atlético de Madrid, Rayo Valecano (Espanha), Vitória (BA), Bahia (BA), Palmeiras (SP), Santa Cruz (PE), Uberlândia (MG), Americano (RJ), Goytacaz (RJ), Leônico (BA), Flamengo (PI), Taguatinga (DF), Guarapari (ES) e Taquaritinga (SP). Em 1981, foi o principal jogador do Palmeiras na conquista da Taça de Prata. Na partida decisiva contra o Guarani, em 25 de fevereiro de 1981, marcou os dois gols na vitória por 2 a 0. Apesar de ter sido preponderante para a história do Verdão, atuou apenas em 22 jogos, tendo marcado 8 gols. Após encerrar a sua carreira de jogador no Taquaritinga, passou, em 1988, a treinar o Guarapari. No ano seguinte, já estava no comando do Americano, de Campos. Em 1989, treinou o rival Goytacaz. Após um longo período de descanso, no qual se aprimorou nos estudos da profissão, Sena é o treinador do Esporte Clube São João da Barra no Campeonato Estadual da Série C de 2010. O técnico me revelou que teria tido chances de ser convocado para a Copa de 1982, mas na época se encontrava contundido.

Colégio Estadual Brasil é destaque no Futsal

Está em andamento o 2° Torneio Intermunicipal de Futsal promovido pela Escola Brito Elias, em Mesquita. O campeonato teve início em 10 de abril. São disputados jogos pelas categorias Sub-13, Sub-15 e Sub-17. Cada uma delas reúne oito times e as partidas acontecem sempre aos sábados e domingos na quadra de esportes do colégio, no bairro de Vila Emil. Ainda haverá a competição das categorias Sub-7, com seis participantes, e Sub-9 e Sub-11, ambas com oito. Também está prevista a disputa pela categoria principal, intitulada Adultos. Entre os partícipes estão a Escola Brito Elias, além dos também mesquitenses Real Futebol Clube, Colégio Estadual Brasil (foto) e Alunos da Bola. Já o IBC e o Colégio Lisan/Santa Mônica são de Nova Iguaçu. Além desses, há o Juventude e o Colégio Maria Conceição, que pertencem a Nilópolis. De São João de Meriti há o SESC. Da Ilha do Governador participa o Colégio Passaredo. O renomado professor de Educação Física, Fábio Batista Fernandes, tenta trazer mais um troféu para a extensa galeria do Colégio Estadual Brasil, já habituado a essas conquistas. Vale a pena prestigiar essa competição que promete revelar talentos para o cenário futebolístico da Baixada Fluminense.

Escudo da semana: União Esportiva Grande Rio


O União do Grande Rio foi fundado em 26 de novembro de 1981. Possui uma das melhores praças esportivas de São João de Meriti, embora não tenha ainda arquibancadas. Não disputa os campeonatos promovidos pela Liga Independente, preferindo participar de alguns torneios da Liga de Desportos de Nova Iguaçu. Seu presidente, Edmílson, foi o responsável pelo sucesso do antigo São Paulo Futebol Clube, que foi campeão meritiense da antiga Liga, em 1991, e vice-campeão estadual da Terceira Divisão, no ano seguinte, quando perdeu o título para o Esporte Clube Anchieta. Comenta-se que o União tem pretensões em disputar as competições de nível profissional. É esperar para ver. Para os amigos colecionadores, o seu logotipo, agora disponível para o mundo inteiro. Um abraço a todos os amigos da coluna e até semana que vem com mais novidades do futebol do Rio de Janeiro!.

* André Luiz Pereira Nunes é professor, pesquisador e historiador do futebol carioca, além de mestrando em literatura brasileira pela UERJ.

>> Email para essa coluna: adrnunes@hotmail.com .

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

papoesportivo.com - todos os direitos reservados