19/05/10

Prossegue campeonato em São João de Meriti

No domingo (16) se realizou a 3ª rodada do returno do 7° Campeonato de Veteranos (categoria Sub-35) promovido pela Liga Independente de São João de Meriti. No Grupo “A”, o vice-líder, Fazenda FC, perdeu de 1 a 0 para o Íris FC, que já está classificado às semifinais da competição. O jogo ocorreu no estádio José de Costa França, campo do Fazenda, em Vila Rosali. Já o Corinthians Meritiense FC empatou em 1 a 1 com o EC Olarias, no estádio José Amorim Pereira, em Coelho da Rocha. A partida seria normalmente jogada em Éden, contudo o Éden FC promoveu uma chopada no dia aproveitando-se de sua folga na rodada. Pelo Grupo “B”, o Olímpico EC empatou em 1 a 1 com o Guarani Meritiense FR, no estádio do Novo Brasil FC, em Venda Velha. Já o líder, Vila São João FC, goleou o lanterninha Barrigas FC, em seu estádio, por 4 a 1, praticamente selando a sua classificação. Folgou a UE Coelho da Rocha. A classificação de momento é a seguinte. Grupo “A”: 1° Íris, 18; 2° Fazenda, 10; 3° Éden, 7; 4° Corinthians, 7; 5° Olarias, 4. Grupo “B”: 1° Vila São João, 16; 2° Guarani, 11; 3° Olímpico, 10; Coelho da Rocha, 9; 5° Barrigas, 0. A próxima rodada, a 4ª e penúltima do returno, será no domingo (23) e terá os seguinte confrontos, todos às 11 horas da manhã. Grupo “A”: Éden x Corinthians, no campo do Éden e Olarias x Fazenda, no Mário Medeiro, em São Mateus. Folga: Íris. No Grupo “B”: Guarani x Barrigas, no José Amorim Pereira (Coelho da Rocha) e Olímpico x Coelho da Rocha, no Novo Brasil FC, em Venda Velha. A última rodada do returno da 1ª fase será jogada no domingo seguinte (30) contendo os seguintes confrontos: Grupo “A”: Olarias x Éden, no Mário Medeiro e Corinthians x Íris, em Éden. No Grupo “B”: Vila São João x Olímpico, em Vila São João e Coelho da Rocha x Guarani, no José Amorim Pereira. O presidente do Barrigas FC, Antonio de Oliveira, o Toninho (foto), está triste com mais uma derrota de seu time, mas terá nessa semana uma reunião com a sua diretoria para decidir se disputará a categoria principal em agosto.

Teve início o Campeonato de Ligas da FERJ Sub-17

O Campeonato Estadual de Ligas Municipais, categoria Sub-17, promovido pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), teve o seu início em 8 de maio. Trata-se de uma ótima tentativa de revelar novos talentos para o pobre cenário futebolístico do estado. A Seleção da Liga Mageense de Desportos (foto), cujo presidente é Marcelo Rodrigues dos Santos, apenas empatou na estréia, em casa, contra o selecionado de Rio Bonito por 1 a 1. A divisão dos grupos ficou assim definida. Região da Baixada Litorânea: Araruama, Rio das Ostras, Búzios, Iguaba Grande, Saquarema, Arraial do Cabo, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia. Região da Costa Verde: Angra dos Reis, Paraty e Rio Claro. Região do Médio Paraíba: Rio das Flores, Valença, Resende, Itatiaia, Volta Redonda, Barra Mansa, Piraí, Porto Real, Barra do Piraí, Pinheiral e Quatis. Região Metropolitana: Magé, Rio Bonito, Tanguá, Itaboraí, Niterói e São Gonçalo. Região Noroeste Fluminense: Bom Jesus do Itabapoana, Italva, Miracema, Lajes de Muriaé, São José de Ubá, Santo Antônio de Pádua, Itaocara, Aperibé, Natividade, Cambuci e Varre Sai. Região Norte Fluminense: Campos, Carapebus, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana e São Fidélis. Região Serrana A: Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Trajano de Moraes e Guapimirim. Região Serrana B: Carmo, Sumidouro, Duas Barras, Bom Jardim, Cordeiro, Cantagalo, Santa Maria Madalena e Macuco. Região da Baixada Fluminense: Belford Roxo, Nova Iguaçu, Japeri, Queimados, Nilópolis, Seropédica, São João de Meriti e Duque de Caxias e Região Sul Fluminense: Três Rios, Paraíba do Sul, Sapucaia, Comendador Levy Gasparian, Vassouras, Mendes, Miguel Pereira, Paty do Alferes, Engenheiro Paulo de Frontin e Paracambi. A fórmula de disputa é em sistema de mata-mata.

Técnico da semana: Zé Alcides (Três Rios)

José Alcides Santos Soares, 53 anos, é natural de Três Rios. Como jogador, atuou apenas em equipes amadoras da cidade onde nasceu, entre elas, Entrerriense, Santa Matilde e Sola. Passou, em seguida, a treinar escolinhas de futebol. A primeira experiência desse tipo se deu no próprio Entrerriense entre 2000 e 2001. Foi contratado a seguir para comandar a Escolinha do Flamengo, também em Três Rios, que funcionava no Social Olímpico Ferroviário, consagrando-se campeão da Copa da Paz (Sub-17), além de vencedor Sub-15 e Sub-17 do certame que congregava todas as Escolinhas do Flamengo. Conquistou ainda duas Copas Fla em 2002 e 2003. Foi campeão da Liga Sub-15 da mesma competição em 2003. No ano seguinte venceu a categoria Sub-17. Em 2009, passou a treinar o Garças pelo qual foi campeão amador. Em 2010, assume o comando técnico do Três Rios Futebol Clube nesta que é a sua primeira experiência como treinador de uma equipe profissional. Zé Alcides é um profissional calmo e ponderado que age de forma bastante psicológica, não deixando nunca de motivar os seus comandados.

Lembrança do Cruzeiro Futebol Clube, de Niterói

Fundado em 23 de outubro de 1932, o Cruzeiro de Pendotiba é uma das mais conhecidas equipes de Niterói que ainda sobrevivem em meio ao combalido e caótico cenário futebolístico estadual. Sua melhor campanha em uma disputa profissional se deu, em 1955, quando disputou o antigo Campeonato Fluminense. Havia entrado na vaga do Fluminense A.C, que conquistara o campeonato da Liga Niteroiense no mesmo ano, mas havia abandonado as disputas de caráter profissional. Substituindo-o, caiu no mesmo grupo de Barra Mansa e Frigorífico, à época duas grandes forças do centro-sul fluminense. Por muito pouco não chega à final, terminando em segundo na chave que foi liderada pelo Barra Mansa, que perderia a decisão para o Goytacaz, campeão daquele ano. O clube ainda jogaria o mesmo certame em 1957 e 1961. Após a fusão dos estados da Guanabara e Rio de Janeiro, disputou em 1979 a Divisão de Acesso, um embrião do que seria hoje a Série B do Campeonato Estadual. O time não foi bem, ficando na sétima colocação entre dez times num certame vencido pelo Friburgo. Em 1981, disputa a primeira edição da Terceira Divisão de Profissionais, ficando na última colocação. Em 1983, é apenas o quinto na sua chave, atrás do Esporte Clube Costeira, seu rival na cidade. Disputaria a Terceirona ainda em 1984, 1985, 1986, 1989, 1995 e 1998, quando é vice-campeão da disputa vencida pelo Esporte Clube Anchieta. Desde então só disputa os campeonatos promovidos pela Liga Niteroiense de Desportos. Seu estádio é o Cruz Nunes (foto). Amarelo, azul e branco são as cores de seu pavilhão.

Escudo da semana: Cruzeiro Futebol Clube, de Rio Bonito


Fundado em 3 de maio de 1953, o Alviverde Riobonitense é uma das mais prestigiosas agremiações da Região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro. Presidido por Manoel Baptista de Souza, está sediado na Praça Cruzeiro, um dos bairros de maior densidade demográfica da cidade. Em 1983, conquistou o primeiro campeonato dos muitos que possui da Liga Riobonitense de Desportos, fundada em 19 de janeiro de 1953. A mascote da equipe é um leão. Seus torcedores se orgulham dos bicampeonatos de 1983/84 e 1986/87, além do tricampeonato em 1990/91/92, todos na categoria principal. O clube ainda foi tetracampeão de Juniores em 1981/82/83/84 e vencedor da Copa da Paz em 2000. Em 2008, foi campeão municipal ao vencer o rival Castelo FC. Os integrantes da diretoria contam que o clube vive em meio a muitas dificuldades por conta da ausência na liga de Emílio Pereira Pintas, um abnegado desportista da cidade e presidente do Castelo Futebol Clube. Emílio, que já foi reportado nessa coluna, se encontra atualmente desencantado com os rumos do futebol do Rio de Janeiro. O estádio do Cruzeiro é o Afonso Gomes Martinez. A sede ainda abriga uma quadra de futebol soçaite e uma de futevôlei, três vestiários, sala de troféus, estacionamento, bilheteria e o bar, que é um dos responsáveis pela sobrevivência do clube. Em primeira mão o seu logotipo para os colecionadores do mundo inteiro.

Até semana que vem com mais notícias sobre o futebol do Rio de Janeiro. Até lá, amigos!!!.

* André Luiz Pereira Nunes é professor, pesquisador e historiador do futebol carioca, além de mestrando em literatura brasileira pela UERJ.

>> Email para essa coluna: adrnunes@hotmail.com .

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

papoesportivo.com - todos os direitos reservados