20/04/10

Realizada a quinta rodada do turno em Meriti

Na manhã de domingo (18) ocorreu finalmente a 5ª e última rodada do primeiro turno do 7° Campeonato de Veteranos (categoria Sub-35) promovido pela Liga Independente de São João de Meriti, sob o comando do vereador e atual secretário de trânsito e segurança da cidade, Otojanes Coutinho de Oliveira. Pelo Grupo “A”, em confronto que ocorreu, às 11 horas, no campo do Éden, o Éden FC perdeu para o EC Olarias por 1 a 0. Já o Íris FC, manteve os 100% de aproveitamento, e bateu o Corínthians FC por 4 a 1, em jogo realizado também às 11 horas no campo do Fazenda FC. O Fazenda folgou na rodada. Pelo Grupo “B”, o líder Vila São João FC bateu a UE Coelho da Rocha por 1 a 0, em partida que valia a liderança. A peleja foi realizada, às 10 horas, no estádio José Amorim Pereira, em Coelho da Rocha. A seguir, no mesmo local, tivemos a significativa vitória do Olímpico EC, de Venda Velha, por 7 a 3 sob o Barrigas FC, que é o lanterninha do campeonato. Folgou o Guarani Meritiense. A classificação: Grupo “A”: 1° Íris, 12; 2° Fazenda, 7; 3° Olarias, 6; 4° Corinthians, 3; Éden, 1. Grupo “B”: 1° Vila São João, 10; 2° Guarani, 7; 3° Olímpico e Coelho da Rocha, 6; 5° Barrigas, 0. A próxima rodada será a 1ª do returno. No Grupo “A”, todos os jogos ocorrerão às 11 horas. No Éden jogarão Corinthians x Fazenda e no campo do Fazenda, o José da Costa França, jogarão Íris x Éden. Folga o Olarias. No Grupo “B” teremos dois jogos no estádio José Amorim Pereira, pertencente ao Coelho da Rocha. Às 10 horas, o Guarani enfrentará o Vila São João e, às 11 horas, o Barrigas jogará contra o Coelho da Rocha. Além do time do Íris, sobre o qual falaremos oportunamente, devemos destacar a garra do Vila São João (foto), cujo técnico Ricardo Apolinário de Carvalho vem fazendo um grande trabalho. Convido todos os desportistas que vivem em São João de Meriti e cercanias a prestigiarem o campeonato que está recheado de bons jogos e muitos gols.

Fluminense é atração no Infantil e Juvenil de Nova Iguaçu


A Liga de Desportos de Nova Iguaçu divulgou para 8 de maio a abertura do Campeonato Iguaçuano de futebol das categorias Juvenil e Infantil. Está confirmada a participação da equipe do Fluminense FC, que mandará as suas partidas no tradicional CT de Xerém. O Presidente da LDNI, Luiz Carlos Pina, ratificou o acerto firmado com o diretor de futebol tricolor, André Medeiros, o qual definiu a participação das equipes nas competições da Liga de Nova Iguaçu em 2010. O Fluminense ainda disputará, no segundo semestre, os certames das categorias Mirim e Pré-Mirim. As outras equipes confirmadas na disputa dos campeonatos Infantil e Juvenil são: Nova Iguaçu FC, Sendas EC, Bayer EC, Artsul FC, Colégio FC, União FC, Tomazinho FC, Rosa Branca FC, ARS Aymoré, Grêmio, GRE Tinguá, Futuro Bem Próximo AC, EC Anchieta, Linavi FC, Japeri FC, Vila Central FC, Vila Olímpica de Belford Roxo, PFUCC, Sporting Ônix, Campo Grandense FC, Leões do Corumbá e Aliança. Em 26 de abril, se realizará no auditório da Liga de Nova Iguaçu uma reunião com os representantes dos clubes, quando será definida a tabela da competição. O presidente do Tomazinho, Malaquias de Jesus, o Quinha (foto), confia numa boa campanha de sua equipe.

Técnico da semana: Hugo Satyro (Grêmio Mangaratibense)


José Hugo Nunes Satyro (foto), 60 anos, é formado em Educação Física. Foi preparador físico, em 1988, do Bangu Atlético Clube, época em que o time era treinado por Jair Francisco, de quem, aliás, é muito ligado. No início da década de 90, foi bicampeão baiano pelo Esporte Clube Vitória. Em 1993, foi campeão catarinense pelo Criciúma Esporte Clube. Ainda nos anos 90, estreou como técnico interino no próprio Vitória. Alternou as funções de técnico e preparador físico no Esporte Clube Mamoré e URT, tradicionais equipes mineiras da cidade de Patos de Minas. Logo depois, trabalhou no Al-Ta´ee, da Arábia Saudita, como auxiliar do técnico Lula. Após um tempo no futebol japonês, Satyro ainda treinou o Social Futebol Clube, de Coronel Fabriciano, Esporte Clube União Suzano (SP), Araxá Esporte Clube e Uberlândia Esporte Clube. Em 2010, foi convidado a treinar o Grêmio Mangaratibense, na estréia do clube como equipe profissional. O curioso é que Hugo reside em Mangaratiba e chegou a atuar como atleta no antigo Grêmio Olímpico Mangaratiba na época do amadorismo. É um técnico que prioriza a disciplina tática e técnica, além da forte marcação. Sua comissão técnica é composta do preparador físico Ednaldo Gonçalves da Silva (Edinho) e o preparador de goleiros Renato Severino Maia de Lucena, o simpático Renatão.

Vasco disputa feminino em Nova Iguaçu


A Liga de Desportos de Nova Iguaçu divulgou na segunda-feira (12), o regulamento e a tabela da Taça Cidade de Futebol Feminino, que terá como grande novidade a participação do Clube de Regatas Vasco da Gama. Outras novidades serão as estréias das equipes femininas do Bayer EC e do Cabuçu. A primeira rodada, em 25 de abril, marca as seguintes partidas: Bayer x União Progesterona, às 15 horas, em Belford Roxo, Cabuçu x Iguaçu, mesmo horário, em Cabuçu e Vasco da Gama x Equipe da Paz, em local e horário ainda não divulgados. A forte equipe da União Progesterona, campeã em 2009, é apontada como uma das favoritas ao título. Na primeira fase as equipes jogarão em turno e returno. Classificam-se as quatro primeiras para a fase semifinal, que será disputada em partidas de ida e volta. A decisão será jogada em uma única partida e em campo neutro a ser determinado pela Liga de Nova Iguaçu.

Escudo da semana: Guarani Meritiense Futebol Raça


Fundado em 29 de março de 1997, o Guarani Meritiense Futebol Raça, da Vila Rosali, é presidido por Roberto Moreira, mais conhecido como Robertinho. Há alguns anos vem disputando a Liga Independente de São João de Meriti, na categoria Sub-35 (Veteranos). Um de seus uniformes é bem parecido com o do Coritiba Foot Ball Club. O curioso é que apesar de não possuir campo próprio, o time é favorecido por uma verdadeira claque de torcedores, incluindo uma ala feminina de deixar os marmanjos de queixo caído. O seu mando de campo se dá no estádio José Amorim Pereira, campo do Coelho da Rocha. Para o mundo inteiro, em primeira mão, o escudo do valente Guarani, que ainda fará história no futebol da Baixada Fluminense. Até a próxima semana, amigos!!!.

* André Luiz Pereira Nunes é professor, pesquisador e historiador do futebol carioca, além de mestrando em literatura brasileira pela UERJ.

>> Email para essa coluna: adrnunes@hotmail.com .

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

papoesportivo.com - todos os direitos reservados