20/04/11


Decisão judicial abre precedente perigoso na Série B

Um dos fatos mais importantes da semana que passou ignorado pela imprensa esportiva foi a decisão judicial favorável ao Guanabara (foto), que após ter sido rebaixado à Série C por conta da ausência de dois anos consecutivos, recorreu ao Tribunal de Justiça Desportiva. O clube pleiteava a permanência na mesma divisão apesar de se encontrar inativo. A Federação já foi notificada. O resultado abre um precedente extremamente perigoso. Outros clubes que também caíram fora das quatro linhas como Profute, Miguel Couto, Fênix e Floresta passariam a ter o mesmo direito. É importante frisar que o Rio das Ostras, que conseguira o acesso ao mesmo módulo há dois anos, também foi punido com o descenso por não integrar a Série B no ano seguinte. É extremamente estranho que um clube que esteja com as atividades suspensas e não demonstra nenhuma intenção de retorno, tenha interesse em salvaguardar uma vaga ociosa. E mais bizarro ainda é o Tribunal dar ganho de causa à agremiação, contrariando as regras que sempre puniram com rebaixamento os times que se licenciavam por mais de dois anos. Trata-se de um estímulo à desordem quando há uma tentativa séria de se moralizar o futebol. Uma pena!

Série B: Angra dos Reis é a grande surpresa

O Campeonato Estadual da Série B se encontra na oitava rodada do returno. Faltam, portanto, mais três para que conheçamos os classificados à segunda fase, além daqueles que integrarão o Grupo “X”, o famigerado Torneio da Morte que rebaixará, além do já eliminado Aperibeense, mais dois times para a antiga Terceira Divisão. No Grupo “A”, o Bonsucesso permanece na liderança a três pontos do Sendas. O Serra Macaense, um dos estreantes na Segundona, segue em terceiro apresentando um bom futebol. Barra Mansa e Angra dos Reis completam a faixa dos que hoje estariam habilitados. Vale destacar o bom trabalho de recuperação que Jorge Iório Badu imprime à frente do Tubarão Azul, visto que até pouco tempo os angrenses eram candidatos ao descenso. Decepcionam muito Estácio e São João da Barra depois de iniciarem bem o certame. Já o São Cristóvão, apesar de dispor de bons valores, despenca a cada rodada, entristecendo a sua apaixonada e sofrida torcida. O Mesquita, por seu turno, parece ensaiar uma tímida recuperação. No Grupo “B” o Friburguense segue na ponta, mas vigiado de perto pelo esforçado Céres, que tem três pontos a menos. Quissamã, Tigres do Brasil e Portuguesa completam a lista de potenciais habilitados à fase posterior. Rio Branco e Artsul, apesar das modificações no comando técnico, correm ainda sérios riscos, compondo a parte baixa da tabela.

Técnico da semana: Luciano Lamoglia, do Carapebus


Luciano Lamoglia Bastos, 43 anos (foto) é natural de Macaé. Quando atleta atuava na posição de quarto homem do meio-campo. Começou a carreira, em 1988, no União Nacional, ocasião em que o time comandado por Gilberto foi campeão da Terceira Divisão, subindo com o América de Três Rios. Em 1990, passou a jogar no antigo Carapebus Esporte Clube que não deve ser confundido com o atual, recém-criado. No mesmo ano se transferiu para o Goytacaz. Do Alvi-anil Campista foi para o estado de São Paulo. Em 1991, era titular do Jaboticabal. Permaneceu, em seguida, seis anos na tradicional Ferroviária de Araraquara. São Carlense e Araçatuba foram outras equipes por onde Luciano desfilou o seu refinado futebol. Em 1994, atuou no Itumbiara. Joinville e Atlético Sorocaba completam a lista. Encerraria a carreira, em 2001, no extinto Independente de Macaé, agremiação que foi adquirida pelos investidores que o transformaram posteriormente em Serra Macaense. No mesmo ano passaria a treinar as categorias de base do mesmo Independente. Comandou ainda o elenco juvenil do Serra Macaense, passando após aos juniores do Quissamã em 2010. Finalmente este ano é o treinador do Carapebus no presente Campeonato Estadual da Série C.

Denílson, ex-Fluminense, é o atleta mais velho da Série C


Denílson Álvaro dos Santos (foto), 44 anos, é exemplo de que talento e disposição não têm idade nem divisão. Ao encerrar sua carreira profissional, após uma década atuando em Portugal, o atacante brasiliense foi convidado pelo técnico Ricardo Barreto a integrar o elenco titular do América de Três Rios, líder inconteste do Grupo “C” do Campeonato Estadual da Série C do Rio de Janeiro, além de um dos favoritos ao acesso. Atuando pela meia, o atleta tem se convertido em destaque da equipe trirriense na competição, apesar de ser o mais velho em atividade. “Ele corre como um garoto. É impressionante a sua vitalidade e apurada visão de jogo”, atesta o atento treinador. A sua vitoriosa carreira se iniciou no próprio América de Três Rios, em 1988, ano em que o time rubro conquistou o vice-campeonato da Terceira Divisão. No ano seguinte continuou a integrar a memorável equipe que se sagrou campeã da Segunda Divisão, coroando a rica ascensão. Suas boas atuações atraíram o interesse do Fluminense pelo qual jogou entre 1990 e 91. Dos dez anos que passou em Portugal, integrou Leixões, Moreirense, Lousada e Freamunde. Para os mais novos Denílson deixa uma lição. “Não há necessidade de tanta correria no futebol. É a bola que devemos movimentar em velocidade. O resto é apenas conseqüência”, ensina.

Série C: poucas indefinições para a segunda fase

O Campeonato Estadual da Série C se aproxima do final da primeira fase. A última rodada será jogada neste final de semana. Mas muito pouco falta para tomarmos ciência das equipes que se classificarão, embora não saibamos a ordem para a composição das chaves. No Grupo “A”, o Arraial do Cabo confirmou a invencibilidade ao bater o Campo Grande, segundo colocado, em Figueira de Melo. A terceira vaga ficará entre União de Marechal Hermes e Tomazinho. No Grupo “B”, Queimados e Duquecaxiense dividem a liderança. O Grêmio Mangaratibense se classifica em terceiro, visto que o Rio São Paulo não apresenta mais chances, após uma campanha desanimadora. No Grupo “C”, América-TR, Serrano e Yasmin já carimbaram os passaportes. O Villa Rio mais uma vez decepcionou. O Condor, por sua vez, termina de forma honrada a sua participação que evita a iminente desfiliação dos quadros da Federação, dada a ausência de dois anos. No Grupo “D”, o Goytacaz ratificou não só sua invencibilidade, como o favoritismo ao acesso. O Barcelona, que cumpre boa campanha, assegurou a segunda colocação, enquanto o Santa Cruz, ao bater o Carapebus, é o terceiro. Apesar da derrota, a equipe comandada pelos irmãos Lamoglia é a melhor quarta colocada no índice técnico. Finalmente no Grupo “E”, o Itaboraí permanece em primeiro, mantendo também a invencibilidade. O Juventus segue em segundo e o Búzios em terceiro. O Bela Vista, após vencer o Juventus, reaparece com chances de abocanhar a terceira vaga, portanto, os comandados de Pantera devem abrir o olho!

Escudo da semana: Esperança, de Nova Iguaçu


Fundado em 18 de maio de 1939, o Esperança Futebol Clube é uma das maiores glórias da Baixada Fluminense. Trata-se da primeira agremiação a se profissionalizar na região, fato que ocorreu, em 1952, quando o alviverde disputou o antigo Campeonato Fluminense. Integraram aquela disputa o campeão Adrianino, de Engenheiro Paulo de Frontin, Barra Mansa, Central, de Barra do Piraí, Coroados, de Valença, e Fonseca, de Niterói. Após essa experiência, o Esperança passou a disputar os torneios organizados pela Liga de Desportos de Nova Iguaçu, mas só se sagrou campeão desta, em 2008, ao vencer a Linave na decisão. Em 1996, foi vice da competição ao perder a final para o Barros. Em 2001, também deixou escapar outra chance ao capitular diante do Cacique. A ausência de mais títulos se explica pelo fato do clube ter paralisado suas atividades esportivas entre a década de 70 e 90, retomando a seguir a sua vitoriosa trajetória. Osmário Castelar Filho é o seu estádio, localizado no bairro de Andrade Araújo. Albino Matias preside a agremiação. Agradecemos ao pesquisador Raymundo Quadros pela cessão deste importante escudo e ao Luiz Carlos Pina, presidente da Liga de Desportos de Nova Iguaçu pelas explicações concernentes. Aos colecionadores do mundo inteiro segue mais este inédito logotipo para vossas coleções. Semana que vem tem mais.

Mínimas


>> Condor e Cobrex decidem a categoria juvenil do Torneio de Verão, organizado pela Liga de Desportos de Nova Iguaçu, nesta sexta (22), às 9 horas, no estádio Manelão, em Cobrex. Na primeira partida da final houve vitória do Condor por 2 a 0 no estádio do Aymoré.

>> O Ipatinga é a surpresa negativa do atual Campeonato Mineiro. A equipe foi rebaixada à Segunda Divisão juntamente com o Funorte, de Montes Claros. O Madureira será o adversário do Tigre na estréia do Campeonato Brasileiro da Série C, em 23 de julho, no Ipatingão.

>> O tradicional Guarani está perto de retomar o seu lugar de direito na elite paulista. Basta vencer no sábado a equipe do Rio Preto, no Brinco de Ouro da Princesa, para voltar à Primeira Divisão.

>> Já o Comercial, de Ribeirão Preto, só precisa de um triunfo sobre o São José, também no sábado, para após 16 anos, reintegrar a principal divisão de São Paulo. Ao contrário do Rio de Janeiro, os jogos da Segundona de lá são sempre transmitidos aos sábados e domingos pela Rede Vida de Televisão, o canal da família.

>> Da Série A-3, a Terceirona Paulista, caíram para a Segunda Divisão, que na prática é a quarta, Taquaritinga, Lemense, Paulínia e Barueri, que não é o Grêmio Barueri, que se tornou Prudente. Para o quadrangular final se classificaram para o Grupo “3”: XV de Jaú, Taubaté, Penapolense e Velo Clube. No Grupo “4”: São Carlos, Flamengo de Guarulhos, Grêmio Osasco e Santacruzense.

Até a próxima semana, amigos, com mais notícias sobre o futebol do Rio e do Brasil.

* André Luiz Pereira Nunes é professor, pesquisador e historiador do futebol carioca, além de mestrando em literatura brasileira pela UERJ.

>> Email para essa coluna: adrnunes@hotmail.com .

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

papoesportivo.com - todos os direitos reservados