20/10/10

Everest busca apoio para volta ao profissionalismo

Tradicional agremiação de Inhaúma, o Everest Atlético Clube, fundado a 28 de abril de 1953, recebeu a visita do PAPO ESPORTIVO na manhã do último domingo (17). Os dirigentes do tricampeão do Departamento Autônomo de 1975 garantiram que não medirão esforços para que o clube aurianil, vice-campeão da Terceirona de 1999, volte a figurar com destaque nos certames de âmbito profissional. Algumas obras urgentes de infra-estrutura foram realizadas no estádio Ademar Bebiano, porque o muro que separava o campo de uma favela vizinha havia despencado por conta de uma forte enxurrada ocorrida no último verão. O presidente César Novis Tavares das Neves garantiu que todo o custo dessas melhorias foi bancado apenas pelos sócios. Na foto vemos ex-atletas do Everest, que honraram a história do clube em diferentes momentos de sua trajetória, e que já expomos com detalhes no Portal Wikipédia. A diretoria frisou que necessita de patrocinadores para que o Everest retorne ao seu lugar de direito.

Tocantins: Palmas e Guaraí sobem à Primeira Divisão

Na tarde do último sábado (16), Palmas e Guaraí conquistaram o acesso à Primeira Divisão do Campeonato Tocantinense ao baterem, em seus campos, respectivamente, as equipes do Colinas e do Atlético Cerrado, por coincidência, pelo mesmo placar de 3 a 1. O Palmas jogava pelo empate, pois vencera o Colinas na partida de ida por 4 a 3. Já o Guaraí precisou reverter a vantagem do adversário, vencedor do confronto de ida. Palmas e Guaraí fazem, portanto, a grande final da Segundona de Tocantins. Os jogos estão marcados para 23 e 30 deste mês.

Zinho anuncia volta ao Brasil


Crizam César de Oliveira Filho, o Zinho (foto), em entrevista ao PAPO ESPORTIVO, anunciou que deixou o comando técnico do Miami Football Club, retornando ao Brasil para se aprimorar na carreira de treinador de futebol. O ex-atleta de Flamengo, Palmeiras e Seleção Brasileira, declarou o seu retorno enquanto acompanhava a partida em que o Nova Iguaçu venceu e eliminou o São Cristóvão pelo Torneio Otávio Pinto Guimarães de Juniores. Tetracampeão do mundo em 1994 pelo Brasil, Zinho ainda teve passagens memoráveis pelo Yokohama Flugels (Japão), Cruzeiro, Grêmio, Nova Iguaçu, além do próprio Miami, pelo qual defendeu em duas temporadas.

Tupy e Brasil Industrial fazem final em Paracambi

Giovani Lira, presidente do Tupy de Paracambi, informa que o tradicional clube vice-campeão estadual da Terceira Divisão de 1990 disputará a final da categoria de Juniores da Liga Desportiva de Paracambi contra o histórico rival Brasil Industrial. A primeira partida será no dia 24 deste mês, às 13 horas, no estádio Oswaldo Delgado de Moraes. Já na categoria Adultos, a principal, o clube venceu o Nova Esperança, fora de casa, por 4 a 2 pelas semifinais. A partida de volta será no próximo domingo em casa. Ainda esta semana haverá uma reunião de seus dirigentes com o presidente da Ferj, Rubens Lopes, visando uma possível volta ao profissionalismo em 2011.

A interatividade entre leitor e o PAPO ESPORTIVO


Kleverson Marcos (foto), morador da Vila da Penha, acompanha diariamente as colunas e matérias do PAPO ESPORTIVO. Seu pai, Pedrinho, foi um zagueiro de destaque do Everest, na época em que o clube de Inhaúma brilhava no Departamento Autônomo, organização que substituiu a antiga Liga Suburbana, uma das tantas válidas pelo Campeonato Carioca. Apresentado ao site pelo repórter e colunista Fábio Menezes, filho do célebre Deni Menezes, Kleverson me propôs uma visita ao Everest, visto que a nossa coluna já apresentava novidades acerca de clubes afastados da esfera profissional como Anchieta, Colégio, Tupy, Condor e Brasil Industrial. O acontecimento é uma mostra de que a interatividade entre leitor e veículo informativo é algo saudável e necessário. Que venham outros encontros com o simpático Kleverson que ganhou um novo amigo.

Madureira confirma favoritismo na Série D

Confirmando todas as previsões o Madureira bateu na partida de volta o Operário de Ponta Grossa (PR) por 6 a 2 no estádio Aniceto Moscoso, arrematando uma das quatro vagas para a Série C (Terceira Divisão) do Campeonato Brasileiro de 2011. A festejada promoção, que confirma o bom momento do futebol do Rio, atende a uma mudança total de paradigmas, visto que o Tricolor Suburbano notadamente montava bons elencos somente para a disputa do Campeonato Estadual, desfazendo-os depois, mesmo vindo a participar do Campeonato Brasileiro. O seu adversário nas semifinais será o América (AM) que eliminou o tradicional Joinville (SC). Já o novato Araguaína (TO), apelidado de Tourão do Norte, bateu o Uberaba (MG) por 3 a 2 nos pênaltis, após empate sem abertura de contagem e também conseguiu o acesso. Por fim, o Guarani (CE) eliminou o Vila Aurora (MT), vencendo-o na partida de volta por 2 a 1. Araguaína e Guarani farão a outra semifinal. Todos, porém, já comemoram as exitosas campanhas em 2010.

Escudo da semana: Itacuruçá, de Mangaratiba


Fundado em 12 de julho de 1913, o Sport Club Itacuruçá, das cores verde e vermelha, disputa os campeonatos da Liga Desportiva de Mangaratiba. Sua sede se localiza no Estádio Municipal Hélio Rodrigues de Siqueira que foi inteiramente reformado pela prefeitura de Mangaratiba e já abriga partidas de âmbito profissional, a exemplo da outra praça esportiva da cidade, o Municipal José Maria de Brito Barros. A reinauguração e ampliação do mesmo, se deu no dia 8 de março de 2009. Para os amigos colecionadores segue o inédito escudo do Itacuruçá.

Mínimas

>> O ato da presidência número 236/10, de 15 de outubro, assinado por Rubens Lopes da Costa Filho, presidente da Ferj, finalmente sancionou a filiação do Centro Esportivo Yasmin aos quadros da entidade. O PAPO ESPORTIVO já havia divulgado de antemão e com exclusividade a participação do clube alvianil na próxima edição do Campeonato Estadual da Série C do Rio de Janeiro.

>> Não percam! O Macaé precisa apenas de um empate na partida de volta, sábado, às 10 horas, contra o Criciúma pela Série C do Brasileirão para chegar ao inédito acesso à Série B. A TV Brasil (antiga TVE) transmitirá o jogo ao vivo. Imperdível!

>> Comentam-se nos bastidores do futebol do Rio de Janeiro que poderá ser criada uma Quarta Divisão. É esperar para ver.

>> Os nossos sinceros pêsames à repórter e colega Maria Pimenta pelo súbito e trágico falecimento de seu sobrinho, Daniel Gonçalves de Almeida, que era vizinho e amigo de Jorginho Moraes, do Nova Iguaçu. Aos familiares e amigos os nossos sentimentos.

* André Luiz Pereira Nunes é professor, pesquisador e historiador do futebol carioca, além de mestrando em literatura brasileira pela UERJ.

>> Email para essa coluna: adrnunes@hotmail.com .

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

papoesportivo.com - todos os direitos reservados