22/09/10

Encontro com José Carlos Brunoro

Este colunista teve o prazer de encontrar na quarta passada (15) o executivo José Carlos Brunoro (foto) que assistia ao jogo em que o Sendas derrotou o Sampaio Corrêa, válido pela Copa Rio, no estádio Arthur Sendas. Brunoro foi um dos mais destacados desportistas do vôlei brasileiro. Formado em Educação Física, foi treinador da inesquecível equipe da Pirelli, de Santo André, sagrando-se campeão mundial interclubes em 1984. Esteve ainda na comissão técnica da Seleção masculina, medalha de prata em Los Angeles, no mesmo ano. Em fevereiro de 1996, a Parmalat atingiu o topo do ranking do setor de laticínios no País. O grande responsável pelo feito foi apontado pela empresa como sendo José Carlos Brunoro, então diretor de esportes no Brasil e que promoveu uma histórica e vitoriosa parceria com o Palmeiras a partir de 1992. É importante ressaltar que o último título estadual comemorado pela torcida do Parque Antártica havia sido em 1976. A anterior conquista de um campeonato Brasileiro fora em 1973. A partir do investimento da multinacional, o Palmeiras venceu o Paulistão em 1993, 1994, 1996 e ainda foi campeão nacional em 1993 e 1994. Simpático e atencioso com a nossa reportagem, Brunoro, hoje no Grupo Pão de Açúcar, é um vencedor no esporte e fora dele.

Francisco e Michel, fiéis na retaguarda do Sendas


A imprensa de um modo geral sempre destaca grandes jogadores, técnicos vitoriosos, empresários bem sucedidos e presidentes de clubes vencedores. Mas, faz-se necessário evidenciar também as pessoas que trabalham duro fora das quatro linhas para que você torcedor e admirador do futebol possa usufruir dessa dádiva que alimenta a paixão de milhões por esse mundo afora. Francisco Carlos da Silva (à esquerda na foto) é supervisor de futebol, enquanto Michel de Oliveira Cravo (à direita) é coordenador geral, ambos, do Sendas Esporte Clube, uma das melhores estruturas de categoria de base do estado do Rio de Janeiro, idealizada e formada pelo saudoso Arthur Sendas, o grande responsável por esse legado. O resultado disso? Uma plêiade de títulos, tais quais, o bicampeonato estadual da Série B de Juniores, a Copa da Juventude (2010), a Série C de profissionais (2007) e o Iguaçuano Juvenil (2005). Só falta o acesso à Série A do Estadual, algo que, penso, ocorrerá em breve para o delírio daqueles que gostam da boa colheita regada a uma boa estrutura. Parabéns aos dois e sucesso! Como diria o bordão, ‘estamos juntos e misturados’.

Cinquentão em Meriti: final marcada por incertezas


No último domingo (19) ocorreram os jogos de volta da fase semifinal da terceira edição do Campeonato da Liga Independente de Clubes de São João de Meriti, categoria Sub-50 (Supersênior), que tem o comando do secretário de trânsito e segurança do município, além de vereador licenciado, Otojanes Coutinho de Oliveira, que aniversariou na segunda-feira (20). Parabéns!
No Alcério de Andrade, em Vila Tiradentes, o atual campeão, Coqueiros, teve que suar a camisa para vencer de virada o aguerrido Íris (foto), que necessitava desesperadamente do triunfo para chegar à final do certame. O placar por 2 a 1 habilitou o Tricolor a disputar a decisão da competição. Já no José da Costa França, em Vila Rosali, o Fazenda empatou em 1 a 1 com o Éden, resultado que beneficiaria o Alvinegro da Vila Rosali, visto que vencera por 2 a 1 o jogo de ida. Ocorre que há alguns problemas que serão solucionados na reunião desta quarta (22) na sede da Liga Independente. O Fazenda teria atuado na primeira partida da semifinal com um atleta em situação irregular. Caso seja punido, o Éden fará a final no domingo (26), às 11 horas, contra o Coqueiros, no José Amorim Pereira, estádio do Coelho da Rocha. Às 9 horas, no mesmo local, haverá a decisão de terceiro colocado entre Íris x Éden (ou Fazenda). Seja lá qual for o veredito, convido a todos para verem dois duelos tradicionais da Baixada Fluminense. A entrada é franca. E o Papo Esportivo estará por lá prestigiando, como sempre, o futebol meritiense.

Torcida Jovem ADI: sinônimo de alegria

Essa simpática galerinha promove um dos espetáculos mais bonitos da nossa Série C, quando há jogos da Associação Desportiva Itaboraí (ADI) no Estádio Municipal Alziro de Almeida (Alzirão), em Itaboraí. São membro da Torcida Jovem ADI, recém-fundada e capitaneada pelo simpático Anderson, o que está de boné e camisa branca em primeiro plano na foto. O lema que os acompanha é “Torça na paz e com respeito”. Já um dos principais cânticos diz o seguinte: “Águia, estaremos contigo, tu és minha paixão... Não importa onde esteja, sempre estarei contigo... Com a camisa azul, a bandeira na mão, o Alzirão é nosso... Vai começar a festa... Lalailaiaaaaa... Lalailaiaaaaa... ADI do meu coração!” Apesar do excelente time composto de Bigode e Bicão, e que teve o comando da competente dupla Chiquinho Carioca e Humberto Ferreira, não foi possível o acesso, mas fica o legado de uma ótima campanha que serve sempre de incentivo para novas e futuras tentativas de êxito.

Que fim levou? Brasil Industrial, de Paracambi


Fundado em 16 de julho de 1912, o Brasil Industrial Esporte Clube é o rival do Tupy, já retratado nessa coluna. A agremiação nasceu no início do século XX através do idealismo de seis rapazes egressos do Bangu A.C, que resolveram viver em Paracambi. Cinco tinham origem inglesa. Foram eles Clarence Hibs, Frederich Jacques, John Starck, Ernesto Bauer, Jersey Starck (mais conhecido como Gelson inglês) e Guilherme Gomes. A partir daí, a idéia de um clube na cidade contagiou também os operários da Companhia Têxtil Brasil Industrial e a conseqüente simpatia de seus diretores. Em 1952, filiou-se à Liga Vassourense de Desportos e naquela temporada, competindo oficialmente pela primeira vez em campeonatos, logrou conquistar o título de Campeão Vassourense sob o comando de José Augusto dos Santos (Penetra), com apenas uma derrota. O Brasil Industrial foi também um dos representantes do antigo Campeonato Fluminense de Futebol Profissional, antes da fusão dos estados da Guanabara e Rio de Janeiro. Disputou esse campeonato em 1943, 1944 e 1954. Em 1954, se classificou na 2ª Zona à fase final juntamente com Central e Royal, ambos de Barra do Piraí. Mas o campeão foi o Clube dos Coroados, de Valença, e vice, o Royal. A volta ao profissionalismo só se daria, em 1995, na Terceira Divisão de Profissionais, quando ficou na quarta colocação geral, atrás de Tio Sam, Belford Roxo e Estrela da Serra. Em 2010, o clube presidido por Romeiro Teixeira de Menezes, disputou apenas a categoria Júnior da Liga Desportiva de Paracambi.

Escudo da semana: Yasmin, do Rio de Janeiro


Fundado em 8 de julho deste ano, o Centro Esportivo Yasmin será a nova atração do Campeonato Estadual da Série C de 2011. Presidido por Adílson Oliveira Coutinho Filho, e batizado em homenagem à sua filha de dez anos, o clube das cores azul e branca terá na vice-presidência o ex-atacante do Fluminense, Ézio, além do ex-lateral-esquerdo de Vasco e Fluminense, Lira, no departamento de futebol. Já existe um site em construção, cujo endereço é http://www.ceyasmin.com.br/. Antes mesmo de estrear em competições oficiais, a agremiação já negociou ao Grêmio o atleta Juan Alves, nascido em 1985, que defendera o Fluminense. A direção recentemente promoveu na sede do CFZ do Rio, no Recreio, a primeira Copa Yasmin de Futebol Juvenil, um quadrangular cujo vencedor foi o Fluminense. Na final o tricolor derrotou o Vasco por 1 a 0. O Yasmin ficou em terceiro, ao bater o Bangu, de virada, por 2 a 1. Para os colecionadores, o inédito logotipo do clube que promete revolucionar o futebol carioca. Um abraço, amigos, e até a próxima semana com mais novidades.

* André Luiz Pereira Nunes é professor, pesquisador e historiador do futebol carioca, além de mestrando em literatura brasileira pela UERJ.

>> Email para essa coluna: adrnunes@hotmail.com .

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

papoesportivo.com - todos os direitos reservados