25/04/12

Recomendável: Heleno de Freitas - O filme do Ano

Craque de uma época em que o futebol ainda não se transformara em um mercado altamente lucrativo, e em que o jogador amava de fato as cores do clube do qual fazia parte, Heleno de Freitas (foto) foi um dos grandes nomes dos anos 40. Portanto, não se tornou milionário como qualquer atleta de nível médio dos tempos de hoje. Ao contrário do que se poderia pensar, não se trata de um filme sobre futebol, mas um drama. Não haveria outra maneira de se narrar a triste história do polêmico ídolo amado pela torcida botafoguense e que se tornaria o pioneiro de uma série de bad boys do futebol brasileiro. Espetacularmente interpretado pelo galã Rodrigo Santoro e encenado de maneira realística em preto e branco, o filme corre em paralelo à imagem do ídolo em pleno sucesso e do doente magro e louco internado em um manicômio em Barbacena, consequência da vida desregrada e do avanço da sífilis, doença a qual se negara a tratar, apesar dos protestos de médicos e dirigentes. Para interpretar o personagem, Santoro foi obrigado a perder 12 quilos. As duas horas de projeção relembram a memorável, mas decadente trajetória de um personagem que pensava que sua fama se estenderia por toda a eternidade. Ele infelizmente estava certo.

Decadência do Interior: Rebaixamento inédito do Americano (parte 2)

Por incrível que possa parecer o Americano deveria se chamar América Football Club. Belfort Duarte, então patrono do clube rubro carioca, responsável pela fundação de novos Américas pelo Brasil, quase conseguiu mais um objetivo. Contudo, após um amistoso entre um Combinado Campista e o próprio America, vencido pelo então campeão carioca por 3 a 1, o dirigente foi embora e permaneceram em Campos, os irmãos Bertoni, uruguaios que jogavam no clube de Belfort. Por sugestão deles, nasceu o Americano tendo como presidente Carlos Barroso. O início foi de grandes dificuldades. Já existiam na cidade times conceituados como Rio Branco, Goytacaz e o Luso-Brasileiro. Porém, logo na estreia, o Alvinegro venceu o Rio Branco por 4 a 1 e já, em 1915, conquistava o Campeonato Campista. Em 1923, cedeu dois jogadores para a Seleção Brasileira que disputou o Campeonato Sul-Americano no Uruguai: Mário Seixas e Soda. Em 1930, teve o atleta Poly convocado para a Copa do Mundo no mesmo país.

Itaboraí é destaque no Estadual de Tae Kwon Do

O presidente da Liga de Desportos de Itaboraí, Everardo Lindenmayer informa, em primeira mão, que a Federação de Tae Kwon do Estado do Rio de Janeiro realizou no município de Campos a 1ª etapa do Campeonato Estadual de Tae Kwon Do no dia 15 de abril. A equipe Diego TKD Team, de Porto das Caixas, representou o município na competição. Os atletas Jonny Brizio, Davi Lan e Cezinha conquistaram medalha de ouro em suas categorias. Essa participação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Vale lembrar que o Tae Kwon Do é um esporte olímpico que conta com enorme adesão no município. Além da atleta Íris, que já participa de competições internacionais, o jovem Jonny Brizio (foto), de 17 anos, vem se destacando com resultados que projetam uma trajetória interessante na modalidade, já contando com títulos nacionais nas Olimpíadas Escolares e no Brasil Open 2011.

Destaque da rodada: Gustavo, do São Pedro


O paranaense Gustavo Augusto Oliveira da Rosa (foto), 23 anos, é um dos destaques do São Pedro no presente Campeonato Estadual da Série C, agremiação dirigida pelo ex-craque do Vasco e Fluminense, Yan que fora das quatro linhas conta com o apoio de Édson da Silva Martins, o Edinho, e o diretor de marketing Raimundo Quintanilha. Na foto o vemos concedendo entrevista à rádio Ondas FM que acompanha o clube até nos jogos fora da cidade. Somente na partida contra o Condor, na última quinta-feira (19), ele assinalou os três gols que concederam a vitória da equipe aldeense. Paraná Clube e Juventus-SC foram outros times pelos quais o atacante deixou a sua marca de artilheiro.

Que é isso?

Não entendo o porquê de na relação de clubes relacionados no Boletim de Atletas da Ferj, o famoso BIRA, constam nomes de determinados times já extintos ou há bastante tempo inativos e até desfiliados, tais quais, Campos, Volantes, Forças do Bem (que já virou Atlético Rio), Independente (o atual Serra Macaense), Macaé Barra Clube (último nome do União Nacional), XV de Novembro de Araruama, Allenweb (que nunca vi mais gordo!), Araruama FC (?), Anchieta, Bayer, Botafogo de Macaé (o atual Macaé Esporte), Brasil Industrial, Cabo Frio, Cachoeiras, Flamengo de Volta Redonda, CFJ, Poland (atual Tigres), Faissal, Kaiserburg, Clube da Paz e muitos outros que nem mais existem ou há muito tempo não dão as caras por aí! Consta até um certo Unidos do BNH FC que eu sinceramente nunca ouvi falar na minha vida. Até o pobre Confiança, de Vila Isabel, que já acabou há séculos, está nessa relação que serve para poluir e atrapalhar a quem consulta o boletim. Confiram a relação completa de bizarrices no endereço
http://dominioprovisorio.esporte.ws/bira/ConsultaBIRAAcumulado.aspx

Os favoritos na Série C do Rio

São Pedro, São Gonçalo EC, Paduano e Barra da Tijuca pelo que pudemos acompanhar surgem com grandes chances de conquistar as vagas esse ano na Série C, mas devemos lembrar que futebol é resultado e se conquista dentro das quatro linhas. No ano passado tudo indicava que Goytacaz, América-TR e Serrano seriam os contemplados. Apenas o primeiro conseguiu confirmar o favoritismo. Juventus e Carapebus, os quais ninguém apostava conseguiram o acesso. Portanto, tudo é possível em relação a esse tipo de campeonato.

Escudo da semana: Paulistano, de Niterói


Originário do bairro Fonseca, em Niterói, o Paulistano Futebol Clube, fundado a 13 de janeiro de 1923, disputa os campeonatos amadores da antiga capital do estado do Rio de Janeiro pela Liga Niteroiense de Desportos. Veste as cores vermelha e branca. Carlos Alberto Ramos da Costa é um de seus principais dirigentes. Segue em primeira mão o inédito escudo para todos os colecionadores. Na próxima semana tem mais!
 



Mínimas

>> Bela Vista e Arraial do Cabo
decidem a última vaga do Grupo “C” no próximo domingo (29), no estádio Aloísio Rodrigues, em São Gonçalo. Desse jogo vai sair faísca.

>> Gilberto Lopes assumiu o comando técnico da categoria juvenil do Céres.

>> Parabéns a todos que trabalham bravamente com o serviço de assessoria de imprensa. Mas fica apenas uma dica. Há quem não insira a ficha técnica do jogo, informação que é imprescindível aos leitores e aos sites que divulgam os jogos.

>> Itaboraí de luto. Foi sepultado no sábado (14), o grande desportista Wilton Peçanha, nome de destaque no futebol de Itaboraí. Muito ligado ao time local, E.C. Ferroviário, foi também o treinador da ADI em sua época de ouro, nos anos 70.

>> Faiça Abrahão Filho, presidente do Motorista, de Rio Bonito, cogita inserir o seu time no ano que vem no futebol profissional. O estádio Carlos Gonçalves, cujo gramado é impecável, vem servindo de mando de campo do Tanguá, que também promove boa campanha na Série C, a antiga Terceirona.

>> O Riostrense deve voltar ao profissionalismo no ano que vem, na Série C, sob o comando de um vereador da cidade.

Até a semana que vem, amigos, com mais notícias dos campeonatos do Rio de Janeiro, até lá!.

* André Luiz Pereira Nunes é professor, pesquisador e historiador do futebol carioca, além de mestrando em literatura brasileira pela UERJ.

>> Email para essa coluna: adrnunes@hotmail.com .

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

papoesportivo.com - todos os direitos reservados