26/03/10

Presença no Balanço Esportivo

No último domingo tive o prazer de fazer parte como convidado do programa Balanço Esportivo, veiculado aos domingos, às 20:40, na CNT. Foi satisfatório interagir com reconhecidos ícones do rádio esportivo brasileiro, como Ronaldo Castro, Jorge Nunes (foto) e André Gasparetty, além do simpático apresentador Edílson Silva. Tive a oportunidade de divulgar o PAPO ESPORTIVO e o seu trabalho de alto nível que é desenvolvido com bastante esmero junto aos clubes do Rio de Janeiro. Nunca tivera uma experiência anterior na televisão, mas confesso que me senti muito à vontade na frente das câmeras. Quem sabe no futuro? Com humildade e bastante trabalho talvez seja possível. Agradeço a todo o staff que foi muito atencioso comigo. Gostei de conhecer o ex-jogador Donizete, que atendia pela alcunha de Pantera. Por inúmeras vezes comemorei os seus gols no Maracanã quando ele vestia a camisa do Gigante da Colina. Chegou ainda a ser convocado para a Seleção Brasileira. Sem nenhum tipo de estrelismo, o ex-ídolo de Vasco e Botafogo demonstrou que continua um craque fora dos gramados. Atrações como essas enaltecem o futebol do Rio de Janeiro que sempre esteve na vanguarda nacional. Infelizmente a mídia em geral se volta quase que completamente para o futebol paulista, pois o interesse financeiro é muito grande. Vide as transmissões televisivas das Séries A2 e A3 daquele campeonato. Precisamos chegar a esse ponto através de uma ampla e irrestrita cobertura televisionada das três divisões do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro.

C. F. Rio de Janeiro recebe o Papo Esportivo


Durante a semana tive a imensa satisfação de conhecer as dependências do Clube de Futebol Rio de Janeiro, localizado no bairro de Piabetá, em Magé. Acompanhado do querido amigo Walquir Pimentel, que dispensa apresentações, dada a sua notória contribuição e importância ao futebol brasileiro, conhecemos um pouco da realidade desse pólo formador de diversos craques que estão espalhados pelo globo, como o meia Carlos Alberto, atualmente no Vasco da Gama. Outrora Associação Desportiva Grande Rio, o Rio de Janeiro é presidido pelo professor Enio Farias (foto), considerado unanimemente um dirigente sério, estudioso e verdadeiro desportista. A extensa área compreende 8 campos de futebol, administração e vestiários. A disciplina e a frequência escolar são requisitos básicos para que a garotada faça parte das categorias de base. É importante salientar que a escolinha de futebol é gratuita, algo muito raro entre as agremiações do Rio de Janeiro. O trabalho já rende frutos. O Rio de Janeiro é o atual campeão do Campeonato Estadual da Série C, categoria de Juniores. Walquir vem auxiliando o professor Ênio para que o clube faça bonito papel na categoria profissional. É sempre empolgante constatarmos que o esporte é um meio de integração social que rende frutos para a sociedade. Se houvesse um maior investimento por parte do governo e das grandes empresas nossos índices de pobreza, que ainda são alarmantes e vergonhosos, diminuiriam considerável e drasticamente. O Rio de Janeiro já faz a sua parte, além de representar o município de Magé no profissionalismo.

Lembranças do Esporte Clube Maricá

Um dia desses o PAPO ESPORTIVO quis saber a quantas anda o Esporte Clube Maricá. Fundado em 1 de maio de 1943, foi um dos representantes da cidade no futebol profissional. Os outros foram Itapeba Atlético Clube e Esporte Clube Taquaral Verdão. Presidido atualmente por Sebastião Rodrigues Pinto Neto, o Tricolor Maricaense nos últimos anos disputa apenas os campeonatos regidos pela liga local, que se encontra em processo de reestruturação para voltar a operar o mais rapidamente possível. Em 1990, a agremiação estreou no Campeonato Estadual da Terceira Divisão, hoje Série C, fazendo uma campanha memorável. Na primeira fase se classificou em quarto na sua chave. Na fase final, ficou na terceira colocação geral em um certame que promoveu o campeão Céres Futebol Clube e o vice Tupy Sport Club, de Paracambi. No ano seguinte, a FERJ transformou a antiga Segunda Divisão, hoje Série B, em Módulo Intermediário. Por conta disso, os times que pertenciam à antiga Terceira Divisão, como o Maricá, foram realocados numa nova Segunda Divisão, sendo criada uma outra Terceira, que na prática seria a Quarta Divisão. Dessa vez, o clube não fez boa campanha, sendo eliminado precocemente na primeira fase em sua chave, ao ficar em sétimo lugar. O estádio Dr. Francisco de Oliveira, anexo à área social, não possui arquibancadas e os vestiários precisam de melhorias. Não há planos imediatos de retorno ao futebol profissional, mas o clube permanece vivo na lembrança daqueles que o viram atuar com destreza e competência nos gramados fluminenses.

Castelo de Rio Bonito apresenta estádio

O PAPO ESPORTIVO através desse repórter foi muito bem recebido no estádio Emílio Esteves Pintas, em Rio Bonito, no último domingo (22), por ocasião da cobertura da partida entre Canto do Rio e Heliópolis, válida pela terceira rodada do Grupo "B" do Campeonato Estadual da Série C de Profissionais. O placar foi 2 a 2. Apesar de nunca ter disputado um certame profissional, o Castelo Futebol Clube, detentor da praça esportiva, possui totais condições de fazer parte dessa categoria, pois a estrutura é muito superior a muitas agremiações que disputam até mesmo a Segunda Divisão. Almir Esteves Pintas (foto), um bem sucedido empresário sediado em Niterói é o seu presidente. Pude constatar o zelo que se encontram os vestiários, gramado e demais dependências da agremiação. A sala de troféus contém um rico acervo de fotografias e documentos históricos que imediatamente acendeu a sede deste pesquisador que vos escreve. Porém, o tempo era curto, eu tinha horário marcado com a televisão e não pude me deter a contento nas pesquisas sobre esse clube. De qualquer forma, espero voltar em Rio Bonito com mais calma para entender o porquê de um município com times tão representantivos como Cruzeiro, Rio Bonito, Castelo e Motorista não figurar se fazer representar no futebol de âmbito profissional. Fica o lamento e a esperança de que dias melhores venham e que sejamos contemplados futuramente com a presença logo dos quatro.

Escudo da semana: Castelo Futebol Clube

Se o nosso editor-geral Jota Carvalho permitir, gostaria de inaugurar um novo e pequeno espaço na coluna destinado aos colecionadores de escudos de times de futebol. Na minha modesta opinião o colecionismo só gera prazer se for repartido entre os demais partícipes. Por isso, gostaria de compartilhar o logotipo do Castelo Futebol Clube, de Rio Bonito, tradicional agremiação daquela cidade fundada em 8 de agosto de 1954. Em primeira mão, como sempre, no PAPO ESPORTIVO para o mundo inteiro!.

* André Luiz Pereira Nunes é professor, pesquisador e historiador do futebol carioca, além de mestrando em literatura brasileira pela UERJ.

>> Email para essa coluna: adrnunes@hotmail.com .

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

papoesportivo.com - todos os direitos reservados