26/05/10

Penúltima rodada agita Meriti

No domingo (23) se realizou a 4ª e penúltima rodada do returno do 7° Campeonato de Veteranos (categoria Sub-35) promovido pela Liga Independente de São João de Meriti. No Grupo “A”, o vice-líder Fazenda FC foi até São Mateus para encarar o já desclassificado EC Olarias, que impôs muitas dificuldades ao time alvinegro da Vila Rosali. O placar de 3 a 2 em favor do Fazenda só foi alcançado nos últimos momentos da partida. Complementando a chave, em jogo de vida ou morte, o Corinthians Meritiense FC perdeu de 4 a 0 para o Éden FC e deu adeus a qualquer chance de classificação. O jogo foi realizado no campo do Éden. Folgou o líder do grupo, o já classificado Íris FC. A última rodada apenas definirá se o segundo classificado à semifinal será o Fazenda, que não joga mais, pois folgará na última rodada, ou o Éden que encara o Olarias. Pelo Grupo “B”, o Guarani Meritiense FR massacrou impiedosamente o lanterninha Barrigas FC por 8 a 1. Já o Olímpico EC também deu adeusinho a qualquer chance de classificação ao perder para a UE Coelho da Rocha por 4 a 2. O jogo foi no estádio do Novo Brasil FC, onde o alvirrubro de Venda Velha manda os seus jogos. A classificação de momento é a seguinte. Grupo “A”: 1° Íris, 18; 2° Fazenda, 13; 3° Éden, 10; 4° Corinthians, 7; 5° Olarias, 4. Grupo “B”: 1° Vila São João, 16; 2° Guarani, 14; 3° Coelho da Rocha, 12; 4° Olímpico, 10; 5° Barrigas, 0. A 5ª e última rodada do returno da 1ª fase será jogada no próximo domingo (30) contendo os seguintes confrontos: Grupo “A”: Olarias x Éden, no Mário Medeiro e Corinthians x Íris, em Éden. No Grupo “B”: Vila São João x Olímpico, em Vila São João e Coelho da Rocha x Guarani, no José Amorim Pereira. O simpático presidente do Fazenda, Edmiro dos Santos Duarte, o Berico (foto), confia na classificação do seu time às semifinais da competição.

Juventus inaugura seu site oficial


O Juventus Futebol Clube, legítimo representante da capital no Campeonato Estadual da Série C de profissionais do Rio de Janeiro, inaugurou o seu site oficial que pode ser acessado pelo endereço http://www.juventusfc.com.br/. Anderson Santos de Oliveira (foto), a quem tive o prazer de conhecer pessoalmente no estádio João Francisco dos Santos, é o responsável pela manutenção e atualização da página. Tenho que ressaltar que esse ano o alvinegro promove a sua melhor campanha desde que adentrou ao profissionalismo em 2006. Meus sinceros parabéns ao atuante presidente Francisco Carlos de Almeida Hora, ao supervisor Sandro Ferreira, que é um verdadeiro guerreiro, e ao técnico Marinho, que dispensa qualquer tipo de comentário, dada a sua importância histórica ao futebol brasileiro. Meus parabéns a toda galera alvinegra pela boa performance em 2010.

Técnico da semana: Jorge Perreco (Villa Rio)


Jorge Cabral Porto Júnior, 41 anos, é natural do Rio de Janeiro. É habilitado pela UniverCidade em exercer a função de treinador de futebol. Como atleta profissional jogou na posição de lateral-direito. Começou a sua carreira no Botafogo, onde atuou por todas as categorias até alcançar o elenco profissional, fato que ocorreu, em 1988, quando esteve presente na Copa União e Campeonato Estadual do Rio de Janeiro. Em 1989, foi emprestado ao Goiânia. Voltando para o Clube da Estrela Solitária ainda jogaria por Vitória-BA, São Caetano, Estudiantes, Fortaleza, Acadêmicos de Coimbra, Tirsense e Ovarense. Tornou-se técnico, em 2004, quando comandou o Boavista, de Saquarema, vice-campeão Estadual da Série B, mas não promovido aquele ano, haja vista que apenas o campeão subia, e nesse caso, o Volta Redonda foi o promovido. Em 2007, esteve no comando técnico do Rio das Ostras. No ano seguinte foi coordenador-técnico do Semeando Cidadania. Em 2009, esteve mais uma vez à frente do Boavista em substituição a Edinho na Série A do Estadual. Finalmente, em 2010, é o treinador do Villa Rio na tentativa de retorno do clube à Série B de onde caiu ano passado.

Bom jogo agitará o Alzirão no domingo


A galera que curte um bom futebol está convidada a comparecer ao Estádio Municipal Alziro de Almeida, o Alzirão, para assistir a uma das partidas mais emocionantes do Campeonato Estadual da Série C de Profissionais de 2010. Jogarão no próximo domingo (30), Associação Desportiva Itaboraí x Kaiserburg Futebol Clube em busca da última vaga em disputa à 3ª fase do certame no Grupo III. O primeiro classificado na chave é o Clube de Futebol Rio de Janeiro, de Piabetá, que faz uma campanha irretocável e é favorito disparado a conquistar uma das três vagas à Série B de 2011. Ao Kaiserburg, treinado pelo competente Roberto Júnior (foto), só interessa a vitória. É vencer ou vencer! O empate dá a vaga à ADI, que terá a vantagem de jogar na presença de sua apaixonada torcida que vem apoiando o time ao longo de toda a competição. Imperdível!

Escudo da semana: Mocidade Futebol Clube

Fundado em 16 de fevereiro de 1932 e localizado à rua Fernandes Lima, 401, em Anchieta, o Mocidade FC é presença quase certa na próxima edição do Campeonato Amador da Capital, antigo Departamento Autônomo (D.A), promovido pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro. Para tanto, deverá se filiar à FERJ para fazer parte da disputa, pois a única vez em que jogou o referido certame, atuou como convidado. Toda a parte futebolística foi arrendada a Marco Cerdá, ex-goleiro de Flamengo, Fluminense, Teresópolis e Nova Cidade, que vinha atuando recentemente como gerente de futebol do Nova Cidade. Ele revela ter ambições profissionais para o Mocidade. A galera de Anchieta, bairro limítrofe da capital, merece a volta do futebol, uma vez que seu legítimo representante, o EC Anchieta, ainda não retornou às atividades profissionais. Quem sabe tenhamos o duelo entre ambos numa futura edição da Terceirona. Vai o logotipo para os colecionadores do mundo inteiro em primeira mão!!!

Até a semana que vem, amigos, com mais novidades sobre o futebol do Rio de Janeiro!!!.

* André Luiz Pereira Nunes é professor, pesquisador e historiador do futebol carioca, além de mestrando em literatura brasileira pela UERJ.

>> Email para essa coluna: adrnunes@hotmail.com .

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

papoesportivo.com - todos os direitos reservados