28/04/10

Jogada a primeira rodada do returno em Meriti

Na manhã de domingo (25) se realizou a 1ª rodada do returno do 7° Campeonato de Veteranos (categoria Sub-35) promovido pela Liga Independente de São João de Meriti, sob o comando do vereador e atual secretário de trânsito e segurança da cidade, Otojanes Coutinho de Oliveira. O competente Jorge Formiga cuida da organização. O PAPO ESPORTIVO esteve presente novamente na cobertura da competição, que vem conquistando sempre mais adeptos. Pelo Grupo “A”, às 11 horas, a sensação do certame, o rolo compressor, Íris FC, disparou na liderança ao vencer, em jogo muito duro e disputado (foto), o Éden FC por 1 a 0, no estádio José da Costa França, campo do Fazenda, sediado na Vila Rosali. No mesmo horário, em Éden, o Corinthians Meritiense FC perdeu para o Fazenda FC por 3 a 1. Folgou o EC Olarias. No Grupo “B”, às 9 horas, em Coelho da Rocha, o Guarani Meritiense FR surpreendeu o então líder, Vila São João FC, goleando-o impiedosamente por 4 a 1. No mesmo local, às 11 horas, a UE Coelho da Rocha voltou à briga pela classificação ao vencer o lanterninha Barrigas FC por 6 a 3. Folgou o Olímpico EC, de Venda Velha. A classificação é a seguinte. Grupo “A”: 1° Íris, 15; 2° Fazenda, 10; 3° Olarias, 6; 4° Corinthians, 3; 5° Éden, 1. Grupo “B”: 1° Guarani e Vila São João, 10; 3° Coelho da Rocha, 9; 4° Olímpico, 6; 5° Barrigas, 0. A próxima rodada, a 2ª do returno, será jogada no próximo domingo (2). Pelo Grupo “A”, às 11 horas, no campo do Fazenda, o Íris medirá forças contra o Olarias. No mesmo horário, em Éden, o lanterna da chave, Éden, jogará contra o Fazenda. O Grupo “B” teve algumas modificações na tabela em face das comemorações referentes ao aniversário de fundação do Guarani, que jogaria contra o Coelho da Rocha, mas que por conta disso folgará na rodada. No domingo, a turma alviverde estará em festa na Vila Rosali em companhia daquela maravilhosa claque feminina. A tabela, portanto, foi remanejada e terá os seguintes confrontos, ambos no estádio José Amorim Pereira, em Coelho da Rocha. Às 9 horas, o Barrigas jogará contra o Olímpico e, às 11 horas, o Coelho da Rocha enfrentará o Vila São João. Ao final do returno, dois se classificam em cada chave. O primeiro de uma enfrenta o segundo da outra em jogo único. O líder terá sempre a vantagem de jogar em casa. A final será jogada no campo do Coelho da Rocha também em partida única.

FERJ define grupos da 2ª fase da Série C


Finalmente a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) definiu na segunda-feira (26), em seu auditório, provavelmente fechado, como sempre, à entrada de jornalistas, a composição dos grupos da 2ª fase do Campeonato Estadual da Série C de Profissionais, que se reiniciará no próximo domingo (2). Ainda há a possibilidade do União Central entrar na vaga destinada ao Juventus. A equipe aurianil ainda tem um julgamento marcado para esta semana. Caso obtenha êxito, ficará com a última vaga na segunda fase do certame. Por enquanto os grupos estão assim constituídos: Grupo “I”: Barra Mansa, Três Rios, Juventus e Duquecaxiense. Grupo “II”: Marinho, Esprof (foto), Campo Grande e Villa Rio. Grupo “III”: Rio de Janeiro, Kaiserburg, Rubro Social e Itaboraí. Grupo “IV”: EC São João da Barra, Serra Macaense, Nova Cidade e Castelo Branco. A primeira rodada já marca, no Grupo “I”, às 15h30, Três Rios x Juventus (Odair Gama) e Barra Mansa x Duquecaxiense (Leão do Sul). No Grupo “II” jogam, às 10h, Esprof x Villa Rio (Leônidas da Silva) e, às 15h30, Marinho x Campo Grande (Curicica). No Grupo “III” jogam, às 15h30, Kaiserburg x Rio de Janeiro (Luso-Brasileiro) e no mesmo horário, Itaboraí x Rubro Social (Alziro de Almeida). No Grupo “IV” haverá os confrontos, sempre as 15h30, de Serra Macaense x Castelo Branco (Expedicionário) e EC São João da Barra x Nova Cidade (Municipal de S.J. da Barra). Como é possível averiguar serão equilibrados os confrontos dessa 2ª fase. Quanto mais o certame se afunila, mais emocionantes ficam os jogos. É importante destacar a boa campanha da equipe da Esprof (foto) comandada por Jair Ventura Filho (Jairzinho), o Furacão da Copa de 1970.

Técnico da semana: Zedílson (Nilópolis)


Zedílson Nicolau da Silva (foto), 49 anos, é natural do Rio de Janeiro. Foi zagueiro do América Football Club durante a década de 80, fazendo parte do time titular que foi campeão do Torneio dos Campeões, em 1982, que também continha atletas como Duílio, Gasperin, Pires, Eloy, Moreno e Gílson Nunes. Entre idas e vindas, jogou ainda por Payssandu Futebol Clube (PA), Comercial Futebol Clube (SP), Futebol Clube da Lixa (Portugal), União Desportiva Oliveirense (Portugal), Clube de Futebol Os Marialvas (Portugal), Associazione Calcio Bellinzona (Suíça), Vila Nova Futebol Clube (GO), OFI Creta (Grécia), Grêmio Esportivo Brasil de Pelotas (RS), Avaí Futebol Clube (SC), Americano Futebol Clube (RJ) e Benicarló Base Fútbol (Espanha). Encerrando a carreira de jogador, treinou o mirim do América, passando em seguida a comandar o Infantil e os Juniores. Foi ainda técnico do Infantil e do Juvenil do Campo Grande Atlético Clube (RJ). No Botafogo de Futebol e Regatas (RJ) treinou o Infantil, Juvenil e Juniores. Iniciou-se na categoria profissional treinando o Ituiutaba Esporte Clube (MG), passando ainda pelo América (RJ). Atualmente, além do Nilópolis, comanda também os Juniores do Duque de Caxias Futebol Clube (RJ).

Lembranças da Associação Atlética Volantes


Fundada em 12 de outubro de 1950 e localizada no bairro de Presidente Juscelino, hoje no município de Mesquita, a A.A Volantes é uma das maiores expressões do futebol da Baixada Fluminense, tendo já enveredado pelos tortuosos caminhos do profissionalismo. Ora esquecido e com um certo ar de abandono, o seu estádio Augusto Simões (foto), já deu lugar a grandes duelos, nos anos 80 e 90, válidos pela 3ª e pela 2ª Divisão do Estado do Rio de Janeiro. Em 1984, em sua estréia, o clube foi o 3° colocado do Campeonato Estadual da 3ª Divisão de Profissionais do Rio de Janeiro. Em 1985, não passa da primeira fase, sendo logo eliminado da competição. Sempre por conta de costumeiras dificuldades financeiras, a agremiação se ausenta do profissionalismo até 1989, quando não consegue novamente passar da primeira fase. No ano seguinte a campanha é semelhante. Em 1991, é convidado a integrar a 2ª Divisão, pois a FERJ criara o chamado Módulo Intermediário, convidando, portanto, as equipes da 3ª a integrarem a 2ª, surgindo uma nova 3ª, que na prática, seria a 4ª Divisão. Novamente a equipe não passa da primeira fase. O seu último ano como profissional foi em 1992. Desde então, disputa os campeonatos de ligas amadoras das cidades de Mesquita e Nova Iguaçu. Em 1999, foi vice-campeão da Taça Cidade de Nova Iguaçu, categoria Adultos, quando promoveu uma parceria com o ArtFlu, hoje Artsul Futebol Clube. Esperamos que seja possível o tão sonhado retorno da A.A Volantes ao profissionalismo. O seu passado, no entanto, jamais será esquecido.

Escudo da semana: Íris Futebol Clube


Fundado em 5 de outubro de 1958, o aurinegro do Jardim Íris, em São João de Meriti, criado originalmente como Associação Atlética do Íris, é a grande sensação do campeonato de veteranos (Sub-35) organizado pela Liga Independente de São João de Meriti. O seu presidente é Valdir Soares, que conta com o apoio da Robmar Automóveis e do Grupo Comaup, peças de caminhões, em geral, empresa comandada pelo simpático Neto. O clube já disputou a antiga liga, que hoje se encontra inativa, mas não conquistou nenhum título. Já na Liga Independente, foi campeão, logo no primeiro ano em que disputou (2007) da categoria Sub-35 (Veteranos) frente ao Tomazinho Futebol Clube. Em 2008, capitulou na semifinal diante da União Esportiva Coelho da Rocha, que se sagrou campeã. O vice foi o Coqueiros Futebol Clube. Em 2009, foi campeão novamente da competição, dessa vez, vencendo o Olímpico Esporte Clube, de Venda Velha, na finalíssima. Em 2008, foi campeão Sub-50 (Masters). O vice foi o Coqueiros, da Vila Tiradentes. Esse inédito e bonito logotipo vai em primeira mão para o mundo inteiro.

Até a próxima semana, amigos, com mais novidades sobre o futebol do Rio de Janeiro!.

* André Luiz Pereira Nunes é professor, pesquisador e historiador do futebol carioca, além de mestrando em literatura brasileira pela UERJ.

>> Email para essa coluna: adrnunes@hotmail.com .

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

papoesportivo.com - todos os direitos reservados