28/07/10

Jogada a 3ª rodada do Cinquentão em Meriti

No último domingo (25) foi disputada a 3ª rodada da 3ª edição do Campeonato da Liga Independente de São João de Meriti, categoria Sub-50 (Supersênior), sob o comando do secretário de trânsito e segurança do município, Otojanes Coutinho de Oliveira. No estádio José Amorim Pereira, o Coelho da Rocha bateu o Vila São João por 5 a 0. Na Vila Tiradentes, no Alcério de Andrade, o Coqueiros foi surpreendido pelo Íris, ao perder por 1 a 0. Em Vila São João, o Fênix empatou em 1 a 1 com o Periquitos. Folgou o Éden. A partida entre Fazenda x Novo Brasil, no José da Costa França, em Vila Rosali, não ocorreu por conta de um evento político que envolveu a presença do governador na cidade. A Liga deverá remarcá-la para a próxima semana, provavelmente numa quarta ou quinta-feira. A classificação de momento é a seguinte: 1° Fazenda e Íris, 6; 3° Coqueiros, Éden e Fênix, 4; 6° Coelho da Rocha, 3; 7° Periquitos, 2; 8° Novo Brasil, 1; 9° Vila São João, 0. A próxima rodada marca uma única partida para as 10 horas entre Vila São João x Periquitos, no campo do Vila São João. O restante será às 11 horas entre Coqueiros x Fênix, no Alcério de Andrade, Fazenda x Éden, no José da Costa França e Coelho da Rocha x Íris, no José Amorim Pereira. Folga: Novo Brasil. Na foto vemos o simpático presidente do Fazenda, Edmiro dos Santos Duarte, o Berico, que espera abocanhar mais um título para o Alvinegro da Vila Rosali. Berico foi campeão meritiense como jogador de seu clube, em 1987, quando a antiga Liga Meritiense era então administrada pelo saudoso Édson Barbosa da Cunha, mais conhecido como Edinho. O Fazenda conta um timaço que inclui craques como Marco Antonio, campeão mundial em 70, Lulinha (ex-Bangu e Bahia) e Gílson Paulino (ex-Vasco e Bangu).

São João da Barra e Serra Macaense saltam na frente

A equipe do EC São João da Barra (foto) deu um grande passo no último sábado (24) para ser a campeã do Campeonato Estadual da Série C de Profissionais ao vencer, na primeira partida da final, em casa, o Barra Mansa por 1 a 0. No sábado (31) haverá a segunda partida da decisão, no estádio Leão do Sul, em Barra Mansa, quando o time visitante poderá empatar para ficar com o inédito título. Fundada em 31 de julho de 1999, a agremiação não deve ser confundida com o antigo São João da Barra Futebol Clube que se encontra inativo. O acesso já conquistado à Série B, de 2011, ratifica o bom trabalho do técnico Jorge Sena, que quando jogador, balançava as redes adversárias, tendo tido ótimas passagens por grandes clubes do futebol brasileiro. O curioso é que a sua promoção ocorre ao mesmo tempo em que cai, pela primeira vez na história para a antiga Terceirona, outro representante da região norte do estado, o Goytacaz. Com relação à disputa da terceira vaga, o Serra Macaense largou na frente ao empatar sem abertura de contagem com o Três Rios, em Paraíba do Sul. O time macaense joga em casa no sábado pelo empate. Acho que dá Serra Macaense, pois o meio-campista Victor Boleta vem fazendo a diferença ao jogar um futebol de altíssimo nível, ao passo que o Tricolor Trirriense parece vir perdendo o gás desde que sofreu a derrota frente ao Rio de Janeiro, em Paraíba do Sul.

Por onde anda o Bayer, de Belford Roxo


Fundado em 1 de junho de 1962, o Bayer Esporte Clube não disputa mais campeonatos de âmbito profissional desde 1995, quando se sagrou vice-campeão do Módulo Intermediário, o equivalente na época ao Campeonato Estadual da Série B. O campeão foi o Barra Mansa e ambos deveriam ascender à Série A no ano seguinte. Infelizmente houve uma equivocada decisão de enxugamento da Primeira Divisão por parte da FERJ, que era regida pelo falecido Eduardo Viana, que levou esses times em não disputar a elite do futebol do Rio de Janeiro. Na ocasião a tristeza foi geral, pois todo o investimento para alcançar esse objetivo foi perdido, o que culminou com o afastamento do clube em participar de certames de ordem profissional. No mesmo ano a equipe ainda tinha atuado no Campeonato Brasileiro da Série C, ficando na 61ª colocação, à frente de tradicionais agremiações como Figueirense e Confiança. Como a FERJ não mais aceita que clubes disputem apenas os campeonatos de base, o Bayer atualmente só joga os torneios organizados pela Liga de Desportos de Nova Iguaçu, como a Taça Cidade, da qual foi campeão em 2009, ao bater na final o Tomazinho. Na foto vemos a formação juvenil deste ano que disputa o Campeonato Iguaçuano.

Retorna o Campeonato Estadual de Ligas Municipais Sub-17


Finalmente a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro anunciou as datas da 2ª fase do Campeonato Estadual de Ligas Municipais. A seleção de Magé (foto) reestréia em 7 de agosto contra a de Natividade, em Natividade. Já no dia 14, haverá o jogo de volta em Magé. Todas as partidas estão programadas para as 15:00 horas. No último sábado (24), a seleção campista venceu a de Rio das Ostras, em Campos, por 5 a 0. A partida de volta será no próximo sábado (31) em Rio das Ostras. Na mesma data, Guapimirim empatou em 1 a 1 com Angra dos Reis, no campo do Modolense. A partida de volta será também no sábado, no Municipal Jair Toscano de Brito. Em 7 de agosto, teremos Queimados x Bom Jardim, no Júlio Kengen, estádio do Queimados Futebol Clube, que fica a 500 metros da estação de trem.

Escudo da semana: Brumado Futebol Clube, de Pitangui


Tenho percorrido na minha estadia em Minas Gerais algumas cidades do interior. Em Pitangui, que dista 125 km de Belo Horizonte, existe um clube que disputa a liga local chamado Brumado Futebol Clube, fundado em 15 de março de 1971, que tem uniforme semelhante ao do América do Rio de Janeiro. Para os colecionadores do mundo inteiro, em especial ao meu amigo Roberto Saraiva, de Açailândia, no Maranhão, o inédito logotipo do Brumado. Roberto mantém um ótimo site no endereço http://paixaoporescudos.blogspot.com/ No mais, sigo descansando no gostoso friozinho de BH até o próximo domingo, mas a coluna não para! No Rio de Janeiro, nosso editor Jota Carvalho segue no comando. Um forte abraço a todos e até semana que vem com mais novidades do mundo do futebol! Até lá!.

* André Luiz Pereira Nunes é professor, pesquisador e historiador do futebol carioca, além de mestrando em literatura brasileira pela UERJ.

>> Email para essa coluna: adrnunes@hotmail.com .

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

papoesportivo.com - todos os direitos reservados