29/01/10

Paraíba do Sul se prepara para a Série C

A equipe do Paraíba do Sul Futebol Clube já treina há 15 dias visando a difícil tarefa de vencer a próxima edição do Campeonato Estadual da Série C de Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, que começará em 7 de março. Para alcançar esse objetivo, a diretoria do alviverde manteve o técnico Vítor Luís (foto), ex-volante de Vasco, Flamengo, Fluminense, Botafogo e Seleção Brasileira, que levou a agremiação à terceira fase do certame passado. A vitoriosa parceria com o Resende Futebol Clube, que levou o Gigante do Vale a emprestar o bom jogador Welisson, continuará em 2010. Irevânio, um dos frutos dessa parceria, permanecerá. A principal contratação é a do atacante Tanival, ex-Santa Cruz, que teve um bom desempenho pelo clube da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, em 2009. O Paraíba do Sul está no Grupo "A" e estréia em casa, 7 de março, contra o Barra Mansa Futebol Clube.

Futuro Bem Próximo é vice em Minas Gerais

O Futuro Bem Próximo Atlético Clube, agremiação sediada no bairro carioca de Campo Grande, voltou da cidade de Palma, localizada na mesorregião da Zona da Mata Mineira, com um vice-campeonato para a sua extensa galeria de conquistas. A equipe presidida por Élton Bispo (foto) foi vice-campeã da 13° Co. A de Palma, categoria de Juniores (atletas nascidos em 1991), levando ainda o título de time mais disciplinado do campeonato. A excelente campanha foi a seguinte: 18 de janeiro: 0 a 0 Palma; 19 de Janeiro: 3 a 0 Leopoldina; 20 de janeiro: 3 a 0 Ribeiro Junqueira; 2 a 0 Barcelona (RJ); 22 de janeiro: 2 a 0 EEEC; 23 de janeiro: Final - 2 a 3 Palma. Sena foi o artilheiro da equipe com 3 gols. Rômulo marcou 2. Artur foi o goleiro menos vazado da competição. Élton foi o treinador do time na competição, pois a equipe profissional continuou os treinamentos no CT, localizado no bairro do Moinho, em Campo Grande, sob o comando do técnico João Santos, que treinou o Juventus na primeira fase da Série C de 2009. O preparador físico Cris também promoveu um intenso trabalho na praia do Recreio com os profissionais.

O ressurgimento do Esporte Clube Olarias

O Esporte Clube Olarias (foto), de São João de Meriti, pretende em breve retornar ao cenário esportivo do Rio de Janeiro. A agremiação rubro-negra, localizada no bairro de São Mateus, participou do Campeonato Fluminense de Profissionais de 1944, quando foi eliminada na segunda fase da competição pelo campeão daquele ano, Petropolitano Foot-Ball Club, em jogos de ida e volta. Campeão por diversas oportunidades dos campeonatos promovidos pela Liga de Desportos de São João de Meriti, o Olarias, sob a presidência de Júnior Gringo, vem fazendo obras de melhorias no estádio Mário Medeiro, que sofreu intensamente com as últimas chuvas, que provocaram o desabamento de parte do muro no campo de jogo. O time deverá participar dos certames organizados pela Liga Independente de Clubes de São João de Meriti, organizada e presidida pelo vereador meritiense Otojanes Coutinho de Oliveira, presidente do Coelho da Rocha. Disponibilizamos nessa semana aos amigos colecionadores o logotipo, em primeira mão na internet, do Olarias.

Rio-São Paulo segue em preparação

O Centro de Futebol Mesquita (CFM), de Japeri, promove um exitoso convênio com o Esporte Clube Rio-São Paulo para a disputa da próxima edição do Campeonato Estadual da Série C de Profissionais do Rio de Janeiro. O elenco do clube, sediado em Engenheiro Pedreira, que representará o Alvinegro de Vila Valqueire na próxima Terceirona, é líder, após três rodadas disputadas, do Torneio de Verão, certame organizado pela Liga de Desportos de Nova Iguaçu. Na estréia em casa, ocorrida em 10 de janeiro, a equipe venceu o Portelense Futebol Clube, de Magé, por 6 a 1. Na segunda rodada, jogada no domingo seguinte, perdeu fora de casa para o Tomazinho Futebol Clube por 3 a 1, em jogo que teve a nossa cobertura. Contudo, a derrota se explica pela ausência de quatro jogadores. No último domingo, em casa, chegou à liderança da chave, ao vencer o Monte Líbano Futebol Clube, de Nova Iguaçu, pelo placar de 1 a 0. José Jorge Teixeira de Mesquita (foto), figura exponencial do CFM, acredita que o Rio São Paulo fará um bom campeonato esse ano, após a sentida ausência no ano passado. A parceria permitirá que o time jogue no estádio Eduardo Viana, localizado em Engenheiro Pedreira, que recebe partidas promovidas pela FERJ desde 2003, e tem capacidade para 1.000 pessoas.

>>Vovó, descanse finalmente em paz! Te amo muito. Em breve nos reencontraremos, pois a vida é um sopro.

* André Luiz Pereira Nunes é professor, pesquisador e historiador do futebol carioca, além de mestrando em literatura brasileira pela UERJ.

>> Email para essa coluna: adrnunes@hotmail.com .

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

papoesportivo.com - todos os direitos reservados