29/09/10

Festa na Vila Tiradentes!

Justíssima a vitória do Coqueiros sobre o Éden por 4 a 1, no domingo (28), no estádio José Amorim Pereira, em Coelho da Rocha, válida pela decisão da categoria Supersênior (Sub-50) da Liga Independente de São João de Meriti. O PAPO ESPORTIVO, como sempre, esteve presente. O triunfo ratificou a superioridade do Tricolor da Vila Tiradentes que se sagra bicampeão desta terceira edição. O Íris conquistou a primeira. Vamos ao balanço final. Foram disputadas oito partidas para cada equipe na primeira fase, sobrando quatro jogos na semifinal e um único na final. 129 gols foram marcados com uma média de 3,8 gols por jogo. 96 cartões amarelos deram uma média de 2,1 por partida. Apenas 12 cartões vermelhos precisaram ser aplicados durante o certame, resultando em uma média de 0,33 por jogo. A premiação para o primeiro colocado, o Coqueiros foi de 1.390 reais, correspondente a 70% da taxa de participação. O segundo colocado, Éden, ganhou 710 reais (30%), o terceiro, Íris, ficou com 400 reais e o quarto, Fazenda, com 200 reais. A Taça Disciplina, dirigida à equipe que sofreu menos penalizações, foi para o estreante Fênix, do Parque Analândia. Os artilheiros são Antonio Carlos P. Santos, do Novo Brasil, e João Luiz Sanches Amaral, do Coqueiros, ambos com 7 gols. Já o melhor goleiro da competição foi Carlos Alberto dos Santos, do Fazenda. Todos receberam troféus. Na foto vemos a comissão técnica bicampeã exultante com mais essa conquista do Tricolor da Vila Tiradentes. Parabéns!

Mário e Paulo Roberto, os destaques


A coluna não poderia deixar de registrar a presença de dois grandes jogadores do passado que fizeram a diferença nessa decisão em São João de Meriti. Paulo Roberto e Mário (foto), que atuaram no Fluminense no início dos anos 80, mostraram disposição e técnica apurada. Por sinal, Mário é atualmente o treinador da categoria Júnior do time das Laranjeiras. Além do Fluminense, atuou no Vasco, Bangu e equipes de Portugal. Paulo Roberto, por sua vez, precisou encerrar a carreira profissional precocemente por conta de uma contusão no joelho. O único aspecto negativo envolveu a disputa do terceiro lugar que não ocorreu por conta da ausência do Fazenda, que na realidade atuaria na final, não fosse a presença de um jogador em condição irregular na primeira partida da semifinal contra o Éden, o que ocasionou em uma punição. Por conta da falha, o Éden foi remanejado à decisão.

Manuel da Eletrobrás, garantia de apoio no Itaborai


Manuel da Eletrobrás (foto), leitor assíduo do PAPO ESPORTIVO, é o presidente do conselho deliberativo da Associação Desportiva Itaboraí. Trata-se de uma das figuras mais simpáticas do nosso meio esportivo, merecendo a admiração e respeito do nosso editor Jota Carvalho e da nossa coluna. A ADI promete melhorar a performance em 2011, já que este ano quase chegou à fase semifinal do Campeonato Estadual da Série C. Torcemos para que as autoridades do município forneçam o devido suporte para que o belo projeto de ascensão não pereça na caminhada.
 


Novo lançamento: Futebol em Nova Friburgo

O dentista, professor e escritor Gustavo Pinto de Faria acaba de lançar mais uma preciosidade para pesquisadores, torcedores e historiadores do futebol fluminense. O seu Futebol em Nova Friburgo (foto) percorre toda a trajetória de times, jogadores e seleções do município. Esperança, Conselheiro Paulino, Friburgo, Fluminense, Filó, Serrano e outras equipes, que posteriormente se fundiram ou desapareceram, estão presentes em raras fotos e depoimentos. Saiba como surgiu o tradicional e prestigioso Friburguense. Para adquirir a obra, ao preço de apenas de 10 reais mais o frete, basta contactar o escritor pelo telefone (0xx22) 2522-1794. Por sinal, aproveitamos o ensejo para divulgar o site oficial do Nova Friburgo Futebol Clube, recém-inaugurado, que pode ser acessado através do endereço http://www.nffc.hd1.com.br/. No site há surpresas como o inédito escudo do EC Conselheiro Paulino, um dos formadores do atual Nova Friburgo.

Registro interessante no Nova Cidade


Essa criançada simpática (foto) que ostenta o uniforme da Escolinha de Futebol do Nova Cidade surgiu como uma revoada de pássaros quando resolvemos fotografar apenas um deles na ocasião em que fazíamos uma partida do Villa Rio, o qual atualmente manda os seus jogos no estádio Joaquim de Almeida Flores, em Nilópolis. Todos queriam aparecer na foto, a ponto de alguns até invadirem o campo de jogo com a partida em andamento. A sorte é que o árbitro não viu. O gramado do estádio se encontra em bom estado, mas as arquibancadas, em estado trágico, precisaram ser derrubadas e ainda não foram substituídas. A garotada fazia a importante função de gandula. Uma coisa é certa. O uniforme já existe, mas a escolinha...

Escudo da semana: Unidos do Vale, de São João de Meriti


Fundado em 1 de maio de 1989, o Unidos Futebol Clube, das cores azul e branca, é presidido por Roberto dos Santos, e pertence ao bairro do Vale, na região de Venda Velha, em São João de Meriti. Disputa apenas certames locais. Por sinal, a rapaziada do município está sempre atenta às reportagens do PAPO ESPORTIVO. Para os amigos colecionadores o inédito escudo do Unidos do Vale.


Um grande abraço, amigos, e até a próxima semana com mais notícias e novidades. Até lá!!!.

>> Comentam-se nos bastidores que as Séries A, B e C estadual de 2011 serão disputadas no primeiro semestre. Seria um duro golpe, sobretudo, nas equipes do Norte e Noroeste do estado que sofrem com as enchentes de verão. Além disso, não reúnem patrocínio a tempo de participar das competições em fevereiro ou março. Vide a ausência este ano de Floresta, Aperibeense, Italva, São José e Cardoso Moreira.

>> O Rio de Janeiro, de Magé, continua revelando craques para grandes clubes. Marquinhos e Néverton se transferiram para o Paraná Clube. As últimas informações às quais dispomos é de que estão bem. Marquinhos foi uma das grandes apostas da equipe presidida por Enio Farias.

>> Uma outra agremiação ausente este ano e que pode retornar em 2011 é o Santa Cruz. Já há conversas iniciais para que ocorra uma futura parceria com vista à participação do time da Zona Oeste na próxima edição do Campeonato Estadual da Série C do Rio de Janeiro. Outra presença cotada é a do Colúmbia, de Duque de Caxias, ausente desde 2005.

* André Luiz Pereira Nunes é professor, pesquisador e historiador do futebol carioca, além de mestrando em literatura brasileira pela UERJ.

>> Email para essa coluna: adrnunes@hotmail.com .

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

papoesportivo.com - todos os direitos reservados