15/12/08

Torcedor com a alma ferida

Na última semana, o futebol carioca sofreu (mais) um golpe nesta década de século XXI: a queda do Clube de Regatas Vasco da Gama para a Segunda Divisâo do campeonato brasileiro.
O Vasco, um clube mais que centenário, estava à deriva há muito tempo, devido à condução e conduta de um dirigente que se dizia torcedor, mas que contribuiu para manchar a linda página que o futebol carioca tem desde 1906.
Fiquei contente com a vitória do presidente Roberto Dinamite. Este, sim, ex-jogador, torcedor genuinamente vascaíno. Pela minha visão, à distância, do Vasco, Dinamite foi homem, na acepção da palavra, ao assumir o clube no meio de um campeonato brasileiro e ter que agüentar jogadores ‘estrelas’ e sem intimidade com a bola.
Torcedor vascaíno, erga a cabeça! Saiba que depois de uma tempestade, vem a bonança. Acredite que, embora esteja com coração ferido, a sua alma é sem divisão. Torcer e gostar de futebol é igual à nossa vida particular.Temos momentos bons; outros negativos. E creia que presidentes passam, contudo, a instituição (Vasco da Gama) fica. Pressinto que o Vasco subirá da Série B para a Série A, em 2010, por competência. Sem ‘virada-de-mesa’ .

Não percam na telinha

Desde o último dia seis, a TV Brasil está proporcionando ao amante de rádio e do rádio, uma viagem pelo passsado glorioso, rememorando histórias de rádios, que já não existem mais como a Mayrink Veiga e Jornal do Brasil -AM. Histórias deliciosas sobre radialistas da querida Rádio Nacional. O especial, cujo título é ‘Alô Alô Brasil’, tem a duração de meia hora. A cada sábado um tema novo. No total são 10 sábados. Vale a pena conferir. Caso queira(m) saber mais sobre o especial acesse(m): http://www.tvbrasil.org.br/aloalobrasil/programacao.asp

Mais uma dica

Para quem gosta de ouvir e relembrar o passado, não deixem de conhecer na sua cidade, se houver, o Museu da Imagem e do Som (MIS). Aqui no Rio de janeiro, onde resido, tem um belo acervo de vozes de grandes artistas e radialistas. A Rádio Nacional doou para o museu o seu valioso acervo artístico, jornalístico e esportivo. Para quem for turista ou residir no Rio de Janeiro, especificamente, vale a pena ir ao museu. Podem também acessar o MIS virtual, no endereço http://www.mis.rj.gov.br

Gols à beça
O comentarista esportivo e apresentador da Rádio Nacional-Rio, Mário Silva, tem em seu arsenal pessoal, mais de mil gols gravados e ainda corre atrás de mais e mais, para reproduzir no seu programa dominical, ‘Era uma vez no futebol’, das 12h às 12h30. Mário vem recebendo centenas de e-mails pedindo gols do passado, na voz de grandes nomes da narração esportiva do País. Vale a pena se ligar na Nacional.

E-mails para esta coluna: blogdoradiocarioca@yahoo.com.br .

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

papoesportivo.com - todos os direitos reservados