27/06/12

Paduano é o Noroeste em destaque

No ano passado, a Região Noroeste Fluminense foi literalmente rebaixada da Série B para a Série C deste 2012. Floresta, o Verdão de Cambuci; Aperibeense, Itaperuna e Cardoso Moreira (os dois últimos com passagem pela Primeirona do Rio), sucumbiram perante a falta de dinheiro. Nenhuma prefeitura apostou nos representantes de suas cidades. Na edição na Série C que está rolando o quarteto rebaixado continuou de fora e, pelo andar da carruagem, a crise não tem tempo para acabar. Para sorte da região, o Paduano Esporte Clube ressuscitou das cinzas, tal qual Phoenix, e representa o Noroeste com dignidade e bom futebol. Vale lembrar e ‘dar uma moral’ para a Torcida Organizada Trovão Azul (foto-escudo), que não se cansa de apoiar a equipe nos jogos em casa e fora também.
A terceira fase do Estadual da Série C está emocionante. Na reta final, a disputa pelas três vagas restantes nas semifinais mexerá com os nervos da galera, na última rodada, domingo próximo. Só o Villa Rio está garantido na próxima etapa. E o Paduano está na batalha para ser um dos que estarão na semi. Caso consiga avançar, o esquadrão azul de Santo Antonio de Pádua já terá feito o seu papel de representar bem a cidade e o Noroeste. Mas, ganhar a ‘guerra’ pelo acesso, será ponto de honra, entre os comandados do ex-jogador do clube e técnico, Emilson Peixinho. “Primeiro, teremos de alcançar a classificação; depois montar o esquema da briga efetiva para chegar à Série B”, diz Peixinho, mostrando cautela.
São Pedro D’Aldeia, Barra da Tijuca, Queimados e Grêmio Mangaratibense também lutam pelo avanço de fase.
A coluna espera que o futebol do Noroeste Fluminense possa vencer a crise e voltar com força e talento em 2013. Se Itaperuna e Cardoso Moreira retornarem, poderão se juntar a outros clubes ex-habitantes da elite carioca, na Terceirona, como o São Cristóvão, rebaixado este ano na Segundona. Nesta edição, América de Três Rios e o Serrano, são os que lá estiveram. Quem venha também o tradicional Campo Grande, um moribundo que tenta reagir para não sucumbir de vez. Caso todas estas marcas se reencontrem, a Série C será o resultado da quase falência dos clubes pequenos.
Com o atual modelo, a tendência é que o poder financeiro suplante e destrua a tradição e a história do futebol profissional nas cidades do interior. É triste, mas é a realidade.

Parabéns, Bom Jardim
A coluna felicita a Liga Bonjardinense de Desportos pela conquista do título da Região Serrana B. O caneco de Bom Jardim foi ganho no triangular com Duas Barras e Trajano de Moraes. O título credenciou a equipe para o Campeonato Estadual de Ligas Sub-17, fase principal, no qual estão os demais vencedores regionais. A Liga de Desportos de Nova Iguaçu é a atual campeã da categoria.

80 anos da LDNI
Uma das mais atuantes no Estado do Rio de Janeiro, a Liga de Desportos de Nova Iguaçu acaba de se tornar octogenária. No último sábado (23), a entidade atingiu a marca histórica.
Fundada em 23 de junho de 1932, a LDNI sempre disse presente na promoção de competições municipais e é uma das poucas a ter sede própria e a não estar atrelada ao Poder Público. Mesmo com a crise reinante, o presidente Luiz Carlos Pina toca o barco com maestria.

Ferj tira curso das ligas
Já que falamos em Ligas Desportivas Municipais, as mesmas perderam o poder de administrar cursos de arbitragem, a partir desta quinta-feira (28). A resolução 025/12, assinada pelo presidente Rubens Lopes, transfere a responsabilidade dos cursos de formação e atualização de árbitros para a Escola de Arbitragem da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Eaferj). É mais um baque sofrido pelas quase sempre esquecidas Ligas Municipais.

Celeiro do apito
Um dos principais celeiros da arbitragem de futebol no estado a Liga de Nova Iguaçu tem um dos cursos mais qualificados e serve como fonte de aprendizado para árbitros formados na própria Ferj e outras federações. Durante os quase 30 anos de curso, a liga iguaçuana formou nomes como Wilson Carlos dos Santos (FIFA), Amaurílio Saleão, Carlos Jorge Lopes Moreira, Jocelino Henrique e Raimundo Luiz Rodrigues, esses com passagem pela CBF.

Celeiro do apito (2)
O melhor árbitro do País na atualidade, Marcelo de Lima Henrique (FIFA), após se formar pela Ferj, apitou sua primeira partida oficial na Segunda Divisão de Nova Iguaçu, em 1995. De Lima trabalhou três anos como árbitro da LDNI, antes de começar a subir na carreira e se tornar um dos melhores apitos do Mundo. Por essa importância na vida de dezenas de árbitros, a Liga de Desportos de Nova Iguaçu não merecia estar inserida neste patamar de desprestígio..

Fala Zé!
Nosso colaborador, Zé da Esquina, o ‘Poeta da Rua’, já refeito dos efeitos da queda do seu querido São Cristóvão de Futebol e Regatas, voltou mandando bem: “Tem coisas no futebol, que minha cabeça não aceita. Uma é o poder da televisão em cima dos campeonatos, clubes, federações e o escambau. Uma outra é ver certos dirigentes achando bom os estádios sem torcidas. Como não tenho força para mudar, me resta ser torcedor de poltrona”. Valeu Zé!

Um abraço inteiro para...

Expedito Álvaro, gestor do futebol do Esporte Clube Nova Cidade, que se prepara com afinco visando o retorno à Série C de 2012; Gustavo Rangel, assessor de imprensa do Goytacaz; Reisinaldo Esteves, colega-colunista aqui do Papo Esportivo; Carlos Ramiro, radialista, tricolor e responsável pela formação de alguns profissionais da ‘latinha’ e para a dupla de radialistas, Jesuíno Domingos e Kiko Strada, ambos de Duque de Caxias.

Rápido & Rasteiro

>> A coluna agradece convite do Conselho Deliberativo do Goytacaz para o lançamento do logotipo comemorativo ao centenário do clube. O evento será nesta sexta-feira (29), a partir das 20 horas, na Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic).

>> Conversas de bastidores dão sinais de que um grupo de empresários estaria disposto a assumir o futebol do Campo Grande e evitar o sumiço de uma das marcas mais respeitadas no futebol brasileiro. O colunista torce por isso.

>> Sobre a resolução da Ferj retirando a autonomia das ligas nos cursos de arbitragem, a coluna voltará ao assunto, depois de pesquisar sobre tempo de duração e valores cobrados pela entidade maior e pelas entidades municipais.

>> Após se recuperar da surpreendente saída do técnico Manoel Neto, o São João da Barra sacudiu a poeira e voltou ao G2 da Segundona do Rio. Se o campeonato acabasse hoje, o tricolor, acompanhado do Quissamã, outro do Norte Fluminense, estaria na elite.

>> Dentro das quatro linhas os comandados de Mário Marques, a cada vitória, empolgam mais o torcedor do Goyta; fora do campo, a diretoria e o conselho deliberativo trabalham para que a comemoração do centenário do clube em 20 de agosto aconteça em grande estilo.

>> Enfim, a CBF confirmou o início da Série C do Brasileirão para este sábado (30). Madureira x Brasiliense (Moscozão, 15h); Tupi x Duque de Caxias (Mário Helênio, 16h) será o pontapé inicial do Rio na competição. No domingo (01/07), o Macaé joga com o Caxias, no sul, às 19h.


CAMISA DEZ
Não poderia deixar de vestir a número 10 desta semana no árbitro Marcelo de Lima Henrique pela homenagem pública feita no Facebook ao pai, ex-árbitro e atual presidente da Liga de Paraty, José Henrique Neto.

CAMISA ZERO
Mais uma vez, veste a CBF pela confusão causada nas séries C e D do Brasileirão. Uma das vítimas do estrago foi o Resende. O time fluminense montou o planejamento, mas teve de desistir da Série D pela indefinição que durou perto de um mês.


---------------------------------------------------------------------
>> E-mail para esta coluna: jotacarvalho@papoesportivo.com
----------------------------------------------------------------------------------------------------------.

papoesportivo.com - todos os direitos reservados